11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Tirando o esverdeado do cabelo loiro

Os cabelos loiros ficaram esverdeados depois da piscina? Veja como remediar o problema e evitar que ele volte a acontecer

A primavera mal começou, mas o calorão beirando os 40ºC não deixa dúvidas de que o verão vai ser ainda muito pior. Só mesmo aproveitando as horas de folga em uma piscina bem azul e refrescante. Mas para quem tem cabelos loiros a solução para o calor pode virar um verdadeiro pesadelo, principalmente quando chega em casa e percebe que aquelas mechas loiras, tão caras e queridas, se tornaram tão verdes quanto a casca da abobrinha. Será que tem jeito? Tem jeito sim, tanto de prevenir quanto de retirar aquele tom esverdeado que ninguém merece. Preste atenção nessas dicas e aproveite cada minutinho que puder em uma piscina bem refrescante, exibindo linda e loura suas madeixas bem tratadas.

Soluções caseiras acabam com o problema

Antes de mais nada, é preciso entender que o cloro leva a fama à toa: na verdade não é ele o grande vilão dos seus cabelos verdes, mas sim o sulfato de cobre, uma substância usada para combater as algas e que tem a coloração azulada. Aí é só juntar 2 + 2 e lembrar no que resulta a mistura de azul e amarelo. Bem, como a Copa do Mundo já passou, nem tem desculpa para ficar como cabelo verde, então mãos à obra. Uma das soluções para a peruca do Hulk é o leite integral. Isso mesmo, aquela caixinha vai sair da geladeira direto para os seus cabelos no melhor estilo Cleópatra. Deixe pelo menos 20 minutos e só então lave normalmente, com xampu e condicionador. Costuma dar certo na primeira tentativa, mas se você lavar com água e perceber que o verde ainda está lá, repita a operação por mais 20 minutos – e só então passe o xampu e o condicionador.

Cuidado para não sair de um problema e cair em outro

Outra forma de tirar o tom esverdeado é preparando uma solução de oito aspirinas em um copo de água morna. A máscara deve ser aplicada no cabelo seco, antes do banho, e deixada por 15 minutos. Você também pode colocar uma colherinha de bicarbonato de sódio no xampu diário e ir tirando aos poucos, o dia a dia. Xampus anti-resíduos também costumam funcionar, mas lembre-se que eles ressacam muito os cabelos. Xampus deste tipo com pigmentos avermelhados costumam anular o tom esverdeado, já que o vermelho é a cor oposta ao verde, mas assim como outra solução conhecida – o uso de extrato de tomate – podem acabar manchando o cabelo. Aí é sair de um problema para cair em outro.

Procure selar os fios antes do mergulho

De qualquer forma, a melhor pedida é a prevenção. Primeiro, procure estar sempre com os cabelos bem hidratados, porque assim os fios ficam selados e menos propensos à pigmentação. Molhar o cabelo antes de entrar na piscina também ajuda a prevenir, porque o cabelo, já molhado, vai absorver menos água da piscina. Você também pode colocar uma boa dose de creme leave-in e fazer uma trança, fazendo com que os fios fiquem mais blindados. Outra ideia é usar filtro solar específico para os cabelos, com FPS de no mínimo 15. Agora você já está pronta para aproveitar o verão e desfilar seu charme à vontade em qualquer piscina.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).