11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como retocar a maquiagem durante o dia!

Veja dicas completas de como retocar a maquiagem ao longo do dia.

Todas nós que fazemos parte dos tempos modernos sabemos que a mulher de hoje não tem horários nada flexíveis. Trabalho, casa, filhos, estudos… É tanta coisa que não tem maquiagem que aguente. Por isso, retocar a maquiagem ao longo do dia é importante se você não quiser chegar ao fim da tarde com o batom esmaecido, a pele oleosa e o rímel borrado. E com a correria do dia a dia fica quase impossível lavar o rosto e tirar toda a maquiagem para depois maquiar-se novamente. Nessas horas, o retoque salva nossa pele, literalmente! O mais importante é andar sempre com os produtos à mão e reservar um tempinho para retocar a maquiagem ao longo do dia com os produtos adequados. Dessa forma, você economiza tempo e é perfeitamente possível resgatar a beleza e elegância da maquiagem da manhã.

Veja abaixo algumas dicas de como retocar a maquiagem.

Lenço umedecido

O lenço umedecido é a opção mais rápida para tirar a base ou retocar o corretivo de algumas regiões do rosto. É só aplicá-lo delicadamente e a maquiagem começa a sair. Algumas fórmulas ainda ajudam na hidratação da pele e no ressecamento que ambientes muito fechados ou o próprio ar condicionado causam.

Remover a oleosidade

Muita gente tem a pele mais oleosa e não trata o problema com produtos. Isso, se somado à uma alimentação desregrada, à exposição ao sol e às oscilações da temperatura, pode fazer a oleosidade da pele aumentar, o que irá prejudicar a saúde e o aspecto da pele. Para remover a oleosidade, o uso de papéis é recomendável. É só aplicá-los por cima da maquiagem e eles absorvem a oleosidade na hora.

Limpar o borrado do rímel

Se você chorou horrores ou borrou o rímel sem querer, uma forma de solucionar o problema é usando uma solução demaquilante própria para a região dos olhos, escolhendo um produto para prevenir futuras alergias ou irritações. Com um pedaço de algodão, aplique-o sobre a região borrada, de dentro para fora das pálpebras. Se estiver usando cílios postiços, o ideal é fazer movimentos de cima para baixo, como num penteado. Isso ajudará a remover os resíduos ou borrões.

Usar água termal

Ande sempre com um borrifador de água termal em sua bolsa. Além de trazer vários benefícios, as águas termais são ricas em minerais e funcionam como um belo hidratante, podendo ser usadas em qualquer tipo de pele – incluindo as mais sensíveis. Após a exposição ao sol, depilação ou para quem usa maquiagem e quer prolongar a qualidade de seu make o uso de água termal é extremamente indicado.

Batom à mão

Quem gosta de uma bela maquiagem nunca dispensa o batom, mas é preciso lembrar que nenhuma fórmula consegue durar mais de quatro ou cinco horas. Durante as refeições, por exemplo, o batom também acaba desbotando e é preciso então retocá-lo. Você também pode investir em pincéis de boca, que ajudam a definir melhor os contornos e aumentam a durabilidade do batom.

Corretivo de emergência

O corretivo é utensílio básico na bolsa de qualquer amante de maquiagem. Iluminar a região dos olhos – principalmente a região das olheiras após horas em frete a um computador – é uma ótima opção. O corretivo será o grande curinga de sua necessaire e pode ser usado para esconder espinhas ou corrigir imperfeições.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).