11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como resolver a falta de brilho nos cabelos secos

Veja dicas de como resgatar a saúde dos cabelos secos.

Quem tem fios secos sabe que isso incomoda e muito a vaidade de uma mulher bem cuidada, afinal de contas cabelos secos e sem vida não só afetam a autoestima de uma mulher, mas podem acabar com qualquer look especial. Os fios secos, em geral, indicam problemas estruturais, como maus cuidados, falta de hidratação e agressões químicas, por exemplo. As causas podem ser várias, sendo as mais comuns a exposição excessiva ao sol ou mar, banhos com água quente, uso de produtos inapropriados para o tipo de cabelo, chapinhas ou secadores e até a falta de cuidados na hora de aplicar as tinturas no cabelo.

É preciso ater-se também ao aparecimento de algumas doenças que podem dar sinais através dos fios, tais como anemia, anorexia, hipotireoidismo, além de alterações hormonais e deficiências nutricionais, que também se manifestam na cabeça. Contudo, seja qual for a causa do ressecamento, cabelos secos podem ser tratados de várias formas e os resultados são sempre muito satisfatórios. Hoje, separamos algumas dicas e cuidados que vão ajuda-la a tratar seus cabelos e recuperar o brilho e a umidade dos fios.

Use ampolas de hidratação

Se você tem cabelos muito secos a hidratação é uma das coisas que mais trará benefícios aos seus fios. Essa hidratação pode se feita com o uso de ampolas de hidratação, que são ótimas porque agem em apenas alguns minutos, podendo ser também uma alternativa mais eficiente e prática para mulheres que dispõem de pouco tempo. As ampolas são usadas durante o banho e substituem o condicionador.

Em apenas três minutos é possível visualizar resultados similares ao da hidratação tradicional. Isso porque as ampolas apresentam grande quantidade de nutrientes e componentes hidratantes que ajudam a recuperar os nutrientes e vitaminas perdidos, resgatando, assim, a saúde do couro cabeludo.

Use finalizadores

Finalizadores à base de tutano de boi, jaborandi, vitamina A, ceramidas, queratina e semi di lino são excelentes opções para tratar cabelos secos, uma vez que eles devolvem a umidade aos cabelos, melhorando o aspecto dos fios e tratando complicações no couro cabeludo. Se você tem cabelos secos, eles vão ajudar a resgatar o brilho dos fios e diminuir os poros, deixando-os sem aquele aspecto pesado.

Tome banho de água fria

Tomar banhos muito quentes não faz bem nem para o cabelo e nem para a pele, isso porque a água quente remove todas as camadas protetoras da região, o que ajuda a causar a queda e brecar ou diminuir o crescimento natural dos fios. Além disso, o banho quente agride a queratina do cabelo, ressecando-o e ajudando a eliminar seu brilho natural. O banho frio, no entanto, mantem o brilho e evita a oxidação acelerada dos fios tingidos, prolongando a cor do cabelo por mais tempo.

Use produtos com proteção solar

Independentemente se seu cabelo for seco, oleoso ou misto, você certamente precisa de um protetor solar para mantê-lo protegido dos raios solares. Mesmo que não seja possível notar a olho nu, os raios solares são os principais agressores dos cabelos, já que destroem as proteínas dos fios e detonam sua cutícula. Para evitar isso, você pode optar por um leave-in que ofereça proteção contra a luz do sol.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).