11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como manter o peso após a dieta

É possível perder peso rápido de maneira saudável

Veja valiosas dicas de como manter o peso após a dieta.

Como manter o peso. Engordar é uma das coisas mais fáceis do mundo. Basta comer, que, por sua vez, é uma das coisas mais gostosas da vida, não é mesmo? Emagrecer, no entanto, é um processo extremamente lento e que requer muito suor e dedicação. Apesar das dificuldades, muita gente vai em frente e consegue perder os quilinhos extras.

O problema é que na grande maioria das vezes esse emagrecimento se dá de forma errada e descontinuada. O resultado? Não demora nada até a mulher ganhar tudo o que perdeu ou mais, causando aquele terrível efeito sanfona.

Se você está dando os primeiros passos para emagrecer ou já está no meio do caminho para atingir suas metas, o ideal agora é começar a preocupar-se com a fase pós-dieta, que é justamente a que vai ajudar você a não voltar a engordar e conseguir se manter bela e de bem com suas curvas por prazo indeterminado. Quer saber como isso é possível? Veja as dicas de como manter o peso após a dieta que separamos nesse texto.

Coma o que quiser, mas sem abusar

Se você é daquelas que come demais e não abdica de nada para emagrecer, com certeza está ou vai enfrentar dificuldades em perder peso com rapidez, mesmo aplicando as dicas. Tanto na fase de emagrecimento quanto na de pós-emagrecimento, é importante manter o equilíbrio na alimentação. Se quiser comer um pedaço de bolo de chocolate ou bandejas de salgadinhos, por exemplo, não precisa encher as mãos.

O segredo está em comer menores quantidades a fim de não ultrapassar o limite de calorias diárias que pode consumir. Além disso, consuma alimentos saudáveis paralelamente para não precisar matar a fome com os hipercalóricos. Nas principais refeições, abuse do colorido e inclua saladas, legumes, grãos, carnes grelhadas e saladas em geral.

Já iniciou uma reeducação alimentar?

reeducacao-alimentar

Como manter o peso não é fácil, se submeter à dietas é comum. Se você já emagreceu aos trancos e barrancos e não passou pela reeducação alimentar, saiba que ela é o primeiro passo para manter-se magra após a perda de peso. Quem não reeduca seus hábitos alimentares cai na armadilha e, em geral, volta a ter o mesmo peso que antes.

Ao mudar seus hábitos alimentares você vai conseguir perder peso e acostumar seu corpo a alimentar-se bem e diariamente. Existem muitas dietas malucas que ajudam a eliminar peso, mas que restringem vários alimentos. Se você adotou uma delas, é hora de reeducar seus hábitos alimentares para não voltar a engordar de novo.

Uma ótima dica é dividir sua rotina alimentar em 6 vezes (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia). O espaço entre as refeições deve ser de 3 horas. Com isso, você diminui as crises de fome e mantém seu metabolismo ativo.

Veja também: Dieta livre de glúten, saiba porque ela é ótima à saúde.

Hidrate-se sempre

manter o peso

A água foi, é e sempre será nossa principal fonte de vida. A ingestão de água mantém o corpo em harmonia e estabiliza o peso, ajudando o organismo a funcionar de forma plena e por mais tempo.

Quem não bebe água, além de não absorver bem os nutrientes ingeridos, acaba ficando desidratado e reduzindo toda a estabilidade do organismo, causando um enorme descontrole no sistema imunológico, uma vez que as toxinas não são eliminadas pela urina junto com os líquidos.

O ideal é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Se não gosta de beber água, uma ótima dica é acrescentar um pouco de gengibre, limão, sucos (sem açúcar) ou chás para dar sabor à água.

Atividade física já!

Muita gente tenta emagrecer na base da dieta e se submete a extremismos. Tudo isso para não sair e praticar exercícios. Bastam 3 vezes por semana e você já verá resultados surpreendentes em menos de um mês. Você pode caminhar, fazer aulas de dança, andar de bicicleta, correr ou investir em ioga ou neopilates, por exemplo.

Vale lembrar que os exercícios aeróbicos também ajudam a emagrecer, uma vez que eles queimam mais calorias durante as atividades. Os exercícios físicos não são apenas uma questão de estética, mas de saúde, em primeiro lugar. Não adianta estarmos belas e em forma, mas cheias de problemas de saúde.

As atividades físicas vão fortalecer os ossos e músculos, melhorar a postura e afastar doenças do coração, além de jogar o sistema imunológico lá para o alto e atuar no emocional, já que ajuda a liberar dopamina e serotonina, os hormônios do prazer.

Além disso, se você não se conteve e deu uma abusada no fim de semana, por exemplo, não precisará se preocupar, já que vai compensar nos treinos.

Você também pode gostar de: 5 hábitos que você precisa deixar de lado para ter mais energia.

Aproveite: Receita de água detox para emagrecer e melhorar a saúde.

Mais: Verdades e Mentiras Sobre o Corpo.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).