11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Dicas para manter seu bronzeado sempre em dia

Mulher na praia bronzeando

Alimentação, horário da exposição ao sol e outros fatores influenciam na duração do bronzeado

O verão está apenas começando e muitas pessoas já estão pesquisando como manter o bronzeado quando o período de praia e piscina estiver acabando.

Para manter o bronzeado mesmo depois do verão, os cuidados devem ter início antes de iniciar a exposição ao sol. A qualidade do bronze é fundamental para que ele permaneça por mais tempo e também para evitar que a pele descasque.

Como obter um bronzeado mais bonito e duradouro?

Não é incomum encontrar pessoas que, para adquirir o bronzeado desejado, ficam horas “fritando” embaixo do sol e, muitas vezes, sem protetor solar para “acelerar” o processo.

Talvez o resultado do dia até seja o desejado, mas provavelmente no dia seguinte o bronze já vai adquirir uma aparência ressecada e logo depois a pele vai começar a descascar e manchar a pele.

Isso ocorre porque para conquistar esse bronzeamento rápido a pele é exposta intensamente à radiação solar, ficando lesionada. Portanto, para um bronzeamento bonito e duradouro é indicado adotar diversos cuidados, como:

  • faça uma esfoliação corporal no dia anterior ao da exposição solar para promover uma renovação celular controlada;
  • tome sol aos poucos para ir conquistando a cor desejada sem agredir a pele. A recomendação é começar com um filtro solar de fator de proteção maior e ir reduzindo;
  • dê preferência para se bronzear antes das 11h e após as 16h, horários nos quais a radiação solar é menos intensa;
  • use abundantemente o hidratante corporal nessa época, pois ele evita que a pele resseque, processo é estimulado pela exposição intensa ao sol;
  • prefira tomar banhos de frio a morno, pois os banhos quentes contribuem para que a pele descame;
  • dê preferência para uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, pois os antioxidantes desses alimentos reduzem a inflamação da pele;
  • caso opte pelos autobronzeadores, utilize-os em dias alternados;
  • após sair da água no mar ou na piscina tome uma ducha para remover os resíduos;
  • hidrate-se abundantemente com um consumo adequado de água.

Com esses cuidados será possível adquirir o bronzeado desejado sem comprometer a beleza e saúde da pele, o que certamente vai resultar em uma cor mais duradoura.

Veja também: Bronzeamento artificial: conheça os riscos e implicações

Dicas para manter a pele bronzeada

Como a alimentação influencia no bronzeado?

O bronzeamento tem toda relação com a alimentação, especialmente pela ação do betacaroteno. Trata-se de um carotenoide que, após as reações químicas do organismo se transforma em vitamina, nesse caso, a A.

O betacaroteno atua como refletor parcial dos raios UVA e UVB, além de ter ação antioxidante, o que significa que ele combate os radicais livres e a radiação solar. Quando ingerido ele ajuda a manter um bronze mais dourado e duradouro.

Ingerir alimentos ricos em betacaroteno é uma estratégia de como manter o bronzeado, pois ele incentiva a melanina deixando a pele morena e não avermelhada.

Entre as opções estão as frutas e legumes de cor amarela ou laranja e folhas verde-escuras, como cenoura, batata-doce, caqui, abóbora, mamão, manga, carambola, pêssego, nectarina, chicória, agrião, couve e espinafre.

A recomendação é inserir esses alimentos na dieta cerca de 20 dias antes da exposição solar para que a vitamina alcance a epiderme da pele, ampliando a permanência do bronzeado produzido pela melanina.

Para potencializar a ingestão de betacaroteno antes da exposição solar uma dica: faça um suco de 2 cenouras, 1/2 manga e 2 laranjas. Bata os ingredientes com água no liquidificador e beba todos os dias iniciando 20 dias antes de se expor ao sol.

Como manter o bronzeado depois do verão?

E como manter o bronzeado após o verão? Com os cuidados citados acima a cor dourada já vai permanecer por mais tempo, mas também existem técnicas adicionais que podem ser adotadas, como:

  • use extrato de coco para manter a pele hidrata, pois o produto contém emolientes, amaciante e agentes antienvelhecimento que ajudam a manter a pele nutrida e tonificada;
  • aposte na manteiga de cupuaçu ou karité que atuam como emoliente, garantindo a hidratação, maciez e suavidade da pele, além de atuar na manutenção dos líquidos que promovem regeneração dos tecidos e elasticidade;
  • use cosméticos a base de óleos vegetais e não minerais, pois esses possuem conservantes alergênicos, como parabenos e propilenoglicol, além de xenobióticos que prejudicam a pele.

Sem os cuidados adequados a pele pode começar a descamar, o que pode demandar a realização de um peeling para acelerar a regeneração da pele, removendo as camadas superficiais danificadas.

Portanto, seguir as dicas de como manter o bronzeado ajuda não apenas na manutenção de uma cor mais bonita, como também contribui para uma pele saudável e hidratada.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).