11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Tipos de massagens corporais que você pode fazer em casa

Mulher recebendo massagem nas costas

Saiba como fazer massagem em casa cuidando de cada região do corpo e conheça os benefícios dessa prática

Com a quarentena exigida para conter o avanço do novo coronavírus, muitas pessoas têm pesquisado como fazer massagem em casa devido aos benefícios físicos e emocionais dessa prática.

As massagens corporais podem ser feitas por você mesma ou por outra pessoa. Além disso, elas podem ser focadas em diferentes regiões do corpo de acordo com suas preferências e necessidades.

Como fazer massagem em casa?

Saber como fazer massagem em casa não é difícil, no entanto, a prática frequente ajuda a tornar os movimentos mais firmes e certos, identificando pontos que aliviam mais as tensões e dores musculares.

A seguir conheça alguns tipos de automassagem para fazer em casa!

Massagem no pescoço e ombros

Entre os locais que mais concentram tensão estão o pescoço e ombros, de forma que a massagem pode reduzir o estresse e melhorar dores de cabeça.

Faça movimentos circulares com os dedos desde a base do crânio até o ombro. Quando identificar um nó, foque os movimentos no local, inicialmente no sentido horário e depois anti-horário.

Massagem no abdômen

As massagens no abdômen são indicadas para aliviar cólicas menstruais e também a digestão. Nesse caso, use a palma da mão para fazer movimentos circulares controlando a pressão.

Massagem nos braços e nas mãos

Principalmente para quem tem uma rotina de trabalho no computador, o alongamento e automassagem nos braços e nas mãos são importantes para relaxar a musculatura.

Usando a mão oposta deslize a palma do ombro até o pulso aquecendo o braço. Em seguida, faça movimentos circulares em toda a extensão alternando entre movimentos maiores e menores até sentir o braço relaxado e faça do outro lado.

Na mão, use o polegar para fazer movimentos circulares tanto na palma quanto nos dedos e puxe-os suavemente.

Massagem nos pés

Massagem nos pés e pernas

Comece no quadril e vá descendo os movimentos aos poucos fazendo círculos. Você pode usar a palma das mãos, fechá-las em punho ou mesmo usar os cotovelos.

Nos pés faça movimentos circulares com os polegares na sola e nos dedos, puxando-os levemente para alongá-los.

Você pode começar a massagem nos tornozelos e esfregar os dedos polegares na parte de cima do pé. Ao identificar nós ou pontos de tensão pressione e faça movimentos circulares no sentido horário e, depois, no anti-horário.

Com as pontas dos dedos alise o tornozelo para baixo e para cima aquecendo-o e relaxando a região. Pressione levemente o tendão de Aquiles algumas vezes, pois o local pode reter tensão muscular.

Quais os benefícios da automassagem?

Uma das opções para fazer massagem em casa é utilizar acessórios, como rolo para massagear as costas e bolas cravo, fazendo movimentos circulares. Dessa forma, a massagem pode ser ainda mais completa e relaxante.

Uma indicação é realizar a massagem após o banho e usando óleos ou hidratantes corporais, pois além de mais relaxante, esses produtos facilitam a realização dos movimentos e relaxamento da musculatura.

O maior interesse por aplicar a prática em casa se deve aos vários benefícios da massagem, como:

  • redução do estresse e ansiedade;
  • diminuição da tensão muscular;
  • relaxamento;
  • diminuição das dores musculares e dor de cabeça.

Portanto, após saber como fazer massagem em casa é possível incluir algumas sessões na sua rotina, obtendo os benefícios físicos e emocionais dessa prática.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).