7 hábitos que prometem acabar com a sua insônia

Mulher sentada na cama com cobertor cobrindo seu rosto

Quer descobrir como acabar com a insônia? Confira 7 dicas imperdíveis!

A insônia é mais comum do que parece e muitas pessoas tendem a dormir pouco ou ter noites mal dormidas.

Assim, pesquisas para acabar com a insônia e ter melhores noites de sono são frequentemente realizadas, a fim de ajudar pessoas que sofrem com isso.

A insônia pode ser causada por hábitos ruins, ansiedade e até mesmo cansaço excessivo e se as noites mal dormidas forem recorrentes é importante procurar ajuda médica.

A seguir conheça algumas dicas de como acabar com a insônia e reduza esse problema no seu dia a dia.

Como acabar com a insônia?

Algumas dicas ajudam a acabar com a insônia principalmente quando ela é resultado de um hábito prejudicial. No entanto, algumas condições mais persistentes exigem acompanhamento médico para identificar e combater as causas.

A seguir conheça 7 hábitos que podem ser adotados na sua rotina com o objetivo de melhorar suas noites de sono. Confira!

1. Pratique atividades físicas

As atividades físicas são importantes aliadas no combate à insônia, no entanto, isso vai depender do tipo de exercício e o horário no qual ele é realizado.

O ideal é que as atividades físicas sejam realizadas, pelo menos, duas horas antes do horário de ir dormir. Elas também não devem ser competitivas, pois deixam o corpo e mente agitados, dificultando o relaxamento necessário para dormir bem.

Além do exercício, uma opção é realizar uma sessão de alongamento antes de ir dormir, o que relaxa os músculos e a mente, tornando o sono mais bem-vindo.

2. Alimente-se bem

A alimentação saudável é de extrema importância para quem deseja ter uma boa noite de sono. O primeiro passo é evitar alimentos pesados à noite, pois a maior dificuldade na digestão pode afetar a qualidade do sono.

O ideal é adotar uma alimentação leve e balanceada, principalmente à noite, mas também evitando gorduras e açúcares durante o dia.

Outra recomendação é evitar alimentos energéticos após as 17 horas, como a cafeína, chá preto, chocolates e doces. Eles estimulam o organismo e podem causar insônia.

3. Evite telas e eletrônicos

Já é consolidado por pesquisas que as telas de celulares e computadores emitem ondas eletromagnéticas que aumentam o estado de alerta do corpo, dificultando o relaxamento.

A recomendação é evitar a exposição a esses eletrônicos e mesmo à TV antes de ir deitar. As ondas emitidas também afetam a duração do sono profundo, prejudicando a sensação de descanso no dia seguinte.

4. Tome um chá ou leite morno

Os chás como de camomila e chá de erva-doce ajudam a relaxar, fazendo com que sejam bons indutores do sono. No entanto, evite os chás à base de cafeína, como o mate, que podem proporcionar o efeito contrário.

Para quem preferir, outra opção é tomar leite. Ele é rico em triptofano, um aminoácido fundamental à síntese de serotonina, o hormônio que gera o bem-estar. Assim, ele ajuda a relaxar e ter uma noite de sono mais satisfatória.

Outra dica é que tanto os chás quanto o leite devem estar em uma temperatura fria ou morna, pois bebidas quentes elevam a temperatura corporal, o que também pode causar insônia.

5. Relaxe

Um dos grandes segredos para uma boa noite de sono é relaxar antes de deitar. No entanto, esse objetivo nem sempre é facilmente alcançado, não é mesmo? Algumas opções são:

  • meditação: a meditação acalma a mente e proporciona uma sensação de bem-estar, o que deixa o sono mais tranquilo. Ela ajuda a equilibrar o físico, mental e emocional, reduzindo a preocupação e ansiedade acumuladas durante o dia
  • massagem: outra opção relaxante é a massagem, que beneficia tanto os músculos quanto a mente. Ela ajuda a amenizar a tensão corporal e promove o relaxamento dos músculos.

Assim, ao pesquisar como acabar com a insônia, as técnicas de relaxamento são sempre boas opções.

Pessoa desligando o relógio despertador

6. Leia um livro ou ouça música

Uma tradição e que realmente faz efeito é optar por um livro antes de dormir. Mas essa técnica tem um segredinho… precisa ser um livro meio chatinho.

Se for um livro que desperta muito o interesse e imaginação ele pode provocar o efeito contrário, prejudicando o sono.

Caso prefira, outra dica é ouvir música, mas a recomendação também é para uma melodia mais pacata, pois estilos muito agitados podem acelerar o estado emocional e fazer com que dormir seja ainda mais difícil.

7. Adote cuidados com a pele

Por fim, adotar uma rotina de cuidados com a pele antes de dormir também é relaxante, aumenta a autoestima e ajuda a aliviar o estresse e a tensão acumulada durante o dia.

Como benefício ainda garante uma pele mais bonita e saudável.

Lembre-se de incluir na sua rotina de cuidados com a pele a limpeza, tonificação e hidratação antes de dormir, evitando tanto o ressecamento quanto a oleosidade.

Dedicar um momento para você é prazeroso e ajuda a reduzir as expectativas com o dia seguinte. Portanto, o autocuidado também está na lista de como acabar com a insônia.

Além disso, dormir bem já é um cuidado de beleza por si só, não é mesmo?!

Assim, existem diferentes hábitos que podem ser adotados com o objetivo de evitar a insônia. Se mesmo com essas técnicas usadas para dormir melhor o problema persistir, busque ajuda especializada.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Maria disse:

    Gostaria de saber o valor de uma harmonização facial

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Maria! Como vai?

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      Beijos!

  2. Soninha Sirahata disse:

    Gostaria de saber qual o valor para fazer a harmonização facial e qual a duração??

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