Menu

Como a água do mar danifica os cabelos! Previna-se

Entenda por que a água do mar danifica nossos cabelos.

Que mulher não gosta de ir à praia tomar um bronze em dias mais quentes? A natureza é campeã quando o assunto é relaxamento e sempre nos deixa mais tranquilizadas quando mergulhamos na água do mar e esquecemos dos problemas da cidade grande. Férias, areia, sol e praia, pele mais bronzeada e cabelos brilhosos… Que mulher não fica mais charmosa e elegante depois de pegar uma praia? O verão já está dando as caras e essa é a época ideal para sair arrasando de biquini e tomar aquela bronzeada, mas, ao contrário do que muitas mulheres pensam, é preciso tomar alguns cuidados que vão além da pele.

Além da vulnerabilidade à manchas e linhas de expressão devido à exposição excessiva aos raios solares, um outro fator que merece total atenção com os picos de temperatura é a saúde dos cabelos! Durante as temporadas de sol, muitas mulheres saem para banhar-se e, depois de um mergulho no mar, ficam com os fios mais secos e brilhosos. O problema é que os fios ressecam e o vento ajuda a embaraçar os cabelos. Isso facilita a queda dos cabelos e, quando a areia entra em atrito com os fios, o sal presente na água do mar intensifica os efeitos destrutivos. O sal, na verdade, desintoxica a pele, diminui o inchaço e trata feridas, além de trazer muitos outros benefícios para nossa pele e corpo, tanto externamente como em nosso próprio organismo. No entanto, a exposição em excesso à água do mar poderá trazer sérios danos aos cabelos, uma vez que ela ajuda a acelerar a desidratação dos fios. A água é encarregada de tornar os cabelos mais elásticos e maleáveis, levando a hidratação de nossa raiz até a ponta dos fios.

Uma outra característica negativa do sal é que ele suga a água dos cabelos, o que contribui para que eles fiquem mais ressecados, opacos e quebradiços. Sabe aquele aspecto natural e estiloso que o sol deixa nos fios após um mergulho? À princípio pode parecer perfeito, mas, a médio ou longo prazo, os fios vão ficando cada vez mais ásperos. Com isso, o cabelo fica mais difícil de ser penteado e a textura também muda. Mas, calma! A vitamina D presente na luz solar faz bem tanto ao nosso corpo como também para nossos fios. Mesmo que o sal da água do mar traga alguns malefícios à saúde dos fios, mantê-los belos e brilhosos não significa deixar de ir à praia ou não poder mergulhar para refrescar-se e diminuir os sintomas do calor. Com alguns cuidados, é perfeitamente possível curtir o verão e aproveitar o que essa estação tem de melhor, sem acabar sacrificando a beleza dos fios.

Você pode investir em um leave-in, por exemplo. Ele é usado em geral após o banho e auxilia na proteção das fibras capilares, evitando seu ressecamento. Além de ajudar a regular os cachos e combater o indesejável arrepio dos fios, o leave-in também trata as madeixas tingidas com química. Outra dica é usar um filtro solar específico para seu tipo de cabelo, aplicando-o nos fios antes de sair em dias mais ensolarados. O filtro solar irá atuar como uma capa de proteção dos fios contra os raios UV, tornando-os menos suscetíveis aos danos causados pelo sal do mar. Lembre-se também de usar chapéus, lenços ou bonés para preservar o couro cabeludo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).