Comer à noite: engorda ou não?

Entenda o que realmente acontece se você ingerir muitas guloseimas no período noturno

A ansiedade é um impasse que pode nos levar a tomar decisões prejudiciais ao organismo. Comer mais de um chocolate rende aquele peso na consciência, ainda mais se você estiver de dieta. As mulheres são as que mais se incomodam com o fato de ficarem ansiosas ou estressadas, pois não pensam duas vezes em se render às guloseimas. O pior é fazer isso antes de dormir ou como substituição do jantar para compensar algum momento de raiva que surgiu ao longo do dia. Daí, vem a pergunta: comer à noite engorda?

Fugir daquele jantar caprichado ou daquele convite para ir a um restaurante chiquérrimo que só serve massas é realmente um tanto quanto difícil, ainda mais quando o mito de engordar por comer à noite é tão forte. Se alimentar de manhã parece mais inofensivo. Afinal, nosso corpo está em constante movimento, o que queima calorias, ao contrário do período noturno, onde ficamos com a sensação de estar estufado.

Para desmistificar esse fato, não é o horário em que se come que acarreta no ganho de peso, mas a quantidade.

Comer à noite engorda mais em comparação ao período diurno pelo simples fato do metabolismo estar lento, o que influi na pouca queima de calorias. Fugir do mau humor é realmente difícil e descontar na comida parece o único meio para se sentir melhor. Você começa com uma bolacha recheada e, quando vê, comeu o pacote inteiro. Resistir às tentações é bem complicado, ainda mais para quem é ansioso, mas, com força de vontade, dá para manter a dieta e beliscar algum docinho de noite, sem culpa.

Para isso, faça refeições leves no período noturno e capriche no café da manhã e no almoço. Ao fazer isso, é provável que você consiga perder peso por diminuir a quantidade de comida à noite. O segredo é não pular refeições ou ficar sem se alimentar, pois ambos aumentam a fome e geram estoque de gordura corporal. Ingerir carboidratos depois das 18 horas é permitido sim, mas de maneira moderada. Eles são nutrientes que não podem ser cortados da alimentação, pois as calorias provenientes deles são responsáveis pela nossa energia.

Para não boicotar a dieta, estude os hábitos alimentares para descobrir quais são as tentações noturnas para tentar evitá-las em excesso. Quando a vontade de se jogar na pizza bater, tente se distrair ao ler, escrever, passear com o cachorro, algo que não faça com que se pense em comida. O jantar está permitido até às 21hrs, com o objetivo de não comprometer a digestão.

Evite frituras e gorduras no período noturno. Sigas as regras de comer de 3 em 3 horas para manter o corpo saudável e invista em saladas cruas, sopas, torradas, arroz integral e chás à noite. Não adianta querer perder peso e diminuir totalmente a ingestão calórica para passar várias horas sem comer. Coma de maneira consciente e faça atividades físicas!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. giselle muniz disse:

    Tenho 32 anos, 1,65 alt, peso 72kg, sou lutadora de jiu-jitsu, venho fazendo algumas dietas mas nada radical, so que não consigo perder 5kg que preciso. me ajude.

    • Luciana Pepino disse:

      Giselle, tudo bem?

      Sugiro que você procure um nutricionista para orientá-la melhor, pois não consigo te ajudar por aqui. O que posso dizer é que cirurgia plástica nenhuma resolve o problema de peso e não existe uma cirurgia melhor que a outra, o que existe são indicações específicas para cada caso de cada paciente, exatamente por isto é imprescindível uma consulta médica presencial com o médico que que você escolher. Não existe “receita de bolo”.

      Um grande beijo!

  2. Fazendo duas viagens seguidas(Rio/Veneza +18dias pela Italia) e depois Miami-Orlando, engordei 6,5k isto é passei de 60k para 67k.Agora peno para perde-los,sem conseguir por isso adorei as dicas . Gostaria de uns cardapios facies de ser seguido.Cirurgia plastica meu cardiologista vetou e tambem tenho 75 anos e o meu ideal mesmo é emagrecer e perder essa barrga,que antes não tinha.

    • Luciana Pepino disse:

      Maria, aconselho que você procure um nutricionista para avaliar qual a melhor dieta para você seguir.

      Um grande beijo!