Como combater as olheiras

Olheiras são um grande problema estético enfrentado por homens e mulheres de diversas idades. As olheiras são aquelas manchas ao redor dos olhos que incomodam a maioria das pessoas. Veja a seguir as principais dicas sobre como combater as olheiras. 

Primeiramente, é necessário verificar quais são as causas do surgimento das olheiras. Na maioria das vezes, a explicação é simples. Elas surgem por diversas razões. Dentre elas podemos citar: a questão hereditária, o estado de saúde, alergias, fumo e dietas muito rígidas, stress emocional, desgaste físico, exposição ao sol e poucas horas de sono.

Evitar o problema é sempre o mais indicado. Por isso, algumas atitudes simples para prevenir o surgimento das olheiras são recomendáveis. Por exemplo: dormir oito horas por dia, beber cerca de dois a três litros de água diariamente, evitar passar muito tempo em frente ao computador, ao sair de casa pela manhã usar sempre óculos de sol, utilizar cremes hidratantes para o rosto, sempre lavar o rosto com água gelada.

Entretanto, para quem já possui olheiras, é imprescindível adotar as ações de prevenção, para evitar o aumento. Além disso, é necessário que haja um tratamento específico para curar as olheiras.

Dentre os métodos mais eficazes para combater as olheiras estão os meios naturais, ou seja, utilizar produtos naturais para auxiliar o tratamento. Uma ótima dica é fazer compressas frias de chá de camomila ou chá verdade. A camomila é ideal, pois tem efeito anti-inflamatório. O método para aplicação é simples: basta colocar a compressa nos olhos durante 20 minutos, caso prefira, os saquinhos do chá também podem ser colocados nos olhos.
Outro método eficaz é utilizar uma papinha de mamão com leite. O processo é simples, bata 100ml de leite com meio mamão, ao formar a papinha aplique sobre a região dos olhos durante 20 minutos.

Em casos mais graves, é necessário o auxílio de um dermatologista. Para esses casos, há tratamentos médicos como o peeling, a drenagem linfática e o tratamento a laser.

É importante ressaltar que, todo o tratamento, independente do nível, é recomendável entrar em contato com um profissional, para que ele faça uma avaliação minuciosa e receite o melhor tratamento. Não fazer isso pode causar sérias lesões no rosto, desde o aparecimento de manchas ainda maiores e mais escuras, até cicatrizes, que serão retiradas apenas com cirurgia plástica. Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento dermatológico, procure um especialista.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. taiana disse:

    Gostaria de agendar avaliação para fazer uma ninfoplastia reparadora.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Taina!
      Em http://goo.gl/fwys7x estão nossos telefones. Que tal entrar em contato com minhas secretárias? Elas podem esclarecer da melhor maneira questões referentes á minha agenda, avaliações, etc.
      Abraços!