11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Cirurgias plásticas no rosto: saiba quais são as mais comuns

Principais cirurgias no rosto

Procedimentos podem corrigir principais estruturas faciais como nariz, mento, maçãs e outras!

Os procedimentos estéticos passaram por vários aprimoramentos em busca de resultados mais naturais e satisfatórios. Atualmente, existem diferentes tipos de cirurgia plástica no rosto para atender as diferentes demandas.

As técnicas voltadas à estética facial podem contribuir no combate aos sinais do envelhecimento como também atender insatisfações estéticas variadas em relação ao formato, tamanho ou proporção das estruturas do rosto.

A seguir conheça os tipos de cirurgia plástica no rosto e quando cada técnica é recomendada!

Quais as principais cirurgias plásticas no rosto?

As cirurgias plásticas podem corrigir aspectos estéticos ou funcionais, sendo que é fundamental que o procedimento seja avaliado e conduzido por um cirurgião plástico experiente e de confiança.

Conhecer os diferentes tipos de cirurgia plástica facial é essencial antes de definir qual procedimento é mais vantajoso e melhor atende às suas necessidades.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia plástica para correções estéticas e funcionais nas pálpebras, sendo muito recomendada para amenizar sinais referentes ao envelhecimento facial.

Essa cirurgia plástica no rosto é recomendada para amenizar a ptose palpebral, que consiste na queda da pálpebra superior.

Em geral, ela ocorre devido ao envelhecimento como resultado do excesso de pele e flacidez nas pálpebras.

O resultado é um olhar cansado que pode, inclusive, prejudicar a visão.

A correção por meio da blefaroplastia ocorre devido à remoção do excesso de pele com incisões realizadas nas dobras naturais, o que faz com que a cicatriz seja discreta.

Mentoplastia

A mentoplastia é a cirurgia plástica do mento (queixo). A técnica pode ser usada para aumentar ou reduzir as proporções do mento e também para corrigir assimetrias.

O procedimento possibilita reverter a microgenia, a macrogenia ou a desproporção. A técnica pode ser realizada por meio de incisão intraoral ou na dobra inferior do queixo.

No caso da mentoplastia de aumento o cirurgião plástico pode optar pela colocação de prótese ou deslocamento do osso da mandíbula.

Mulher feliz com cirurgia plástica no rosto

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica para correção da estética do nariz.

O procedimento cirúrgico permite corrigir diferentes insatisfações como tamanho da giba nasal, correção das asas do nariz, proeminência e angulação da ponta, entre outras.

Essa cirurgia plástica no rosto também pode ser associada com técnicas para correções funcionais no nariz, como o desvio de septo que pode causar problemas respiratórios na paciente.

Devido à centralidade do nariz na estética facial, a rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados.

A técnica pode ser realizada apenas com incisões internas (rinoplastia fechada) ou com incisões dentro e fora da cavidade nasal (rinoplastia aberta).

O segundo procedimento é mais recomendado principalmente quando são necessárias amplas mudanças na estrutura nasal.

Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia plástica que permite a correção da orelha de abano e outras condições estéticas indesejadas na orelha.

Uma particularidade da otoplastia é que ela pode ser realizada a partir dos 7 anos, idade na qual o desenvolvimento da orelha está completo.

A orelha de abano caracteriza-se por uma angulação maior da orelha, sendo que a correção dela envolve uma incisão cirúrgica na linha de trás do pavilhão para remover o excesso de pele e adequá-la em um novo ângulo.

Bichectomia

A bichectomia é a cirurgia plástica no rosto para adequação do tamanho das maçãs da face, deixando-as mais proporcionais em relação às demais estruturas faciais.

O procedimento consiste na remoção da bola de bichat, um acúmulo de gordura nas bochechas que é comum na infância e que, em geral, diminui com a idade.

Nos adultos que sentem incômodo com a proeminência das maçãs, a bichectomia é recomendada.

A remoção da bola de bichat é possível por meio de incisões na parte interna das bochechas, garantindo um resultado mais satisfatório e natural e sem cicatrizes aparentes.

Lifting facial

O lifting facial é a cirurgia plástica para correção dos sinais de envelhecimento facial. Também chamada de ritidoplastia, esse procedimento é mais indicado quando técnicas menos invasivas não se mostram satisfatórias.

Um dos benefícios do lifting facial é que ele pode ser direcionado à região da face com a qual a paciente sente mais incômodo, como na testa e região dos olhos, bochechas e nariz ou lábios e pescoço.

Também é possível que a ritidoplastia seja mais ampla, incorporando toda a face. Nesses casos, a técnica envolve uma incisão na linha do couro cabeludo até o contorno da orelha.

É removido o excesso de pele e flacidez e ocorre o reposicionamento das estruturas faciais, resultando em uma face mais harmônica e jovem.

A definição de qual a cirurgia plástica no rosto mais adequada para o seu caso depende de uma avaliação especializada de um cirurgião plástica de confiança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Tania Silva disse:

    Gostaria de saber preços;
    Blefaroplastia e Lifting facial.
    Quais são as condições de pagamentos?