Pós-operatório De Rinoplastia: Os Principais Cuidados Que Você Deve Ter

Os cuidados para aliviar o inchaço e proteger o nariz de traumas são as principais medidas que você deve tomar na sua recuperação

Imperfeições no nariz podem ser fonte de grandes frustrações e inseguranças, pois ele está literalmente “na nossa cara”. Felizmente, a rinoplastia permite resolver as principais queixas do paciente sobre essa região de uma vez por todas.

Essa cirurgia plástica permite dar um novo formato, reduzir ou aumentar o tamanho, corrigir o ossinho proeminente, ajustar a simetria, erguer ou baixar a ponta e diminuir a largura do nariz, entre outras possibilidades.

Contudo, para que os resultados sejam os melhores possíveis, é preciso seguir à risca as recomendações do cirurgião durante o pós-operatório de rinoplastia. Afinal, essas medidas existem para garantir a cicatrização da região e o conforto do paciente.

Como é feita a rinoplastia

A rinoplastia costuma durar de 1 a 2 horas e é feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral. Nos dois casos, a cirurgia é feita no hospital para maior segurança do paciente.

Existem dois tipos principais de técnica: a aberta e a fechada. Na aberta, é feita uma incisão na columela (cartilagem entre as narinas), formando uma cicatriz nessa região e dando mais visibilidade para o cirurgião trabalhar.

Na fechada, as incisões são internas e as cicatrizes ficam escondidas, mas ela é mais trabalhosa por não dar tanta visão. A escolha depende das queixas e das características anatômicas do paciente e só pode ser feita em uma avaliação presencial.

Cuidados com o tampão e curativos

Uma das dúvidas mais comuns sobre o pós-operatório de rinoplastia é se o nariz vai ficar tampado, impedindo a respiração. De fato, o paciente poderá usar um tampão de gaze por 24 horas, mas é totalmente possível respirar pela boca.

Nas primeiras 48 horas, é normal que haja um pequeno sangramento, que pode atravessar o tamponamento de gaze. Portanto, não se assuste!

Durante 7 dias, o nariz ficará imobilizado pelo gesso, o qual não deve ser molhado. Depois disso, o paciente vai usar somente um curativo de micropore por mais uma semana.

Cuidados com a dor no pós-operatório de rinoplastia

Toda cirurgia causa certo nível de dor, pois os tecidos são trabalhados. Na rinoplastia não é diferente, mas você poderá aliviar esse desconforto com analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo seu cirurgião plástico. A dor não deve ser muito intensa. Caso você ainda esteja inseguro, veja mais sobre qual a hora certa de realizar uma cirurgia no nariz

Cuidados para amenizar o inchaço e os hematomas

O nariz é uma das regiões que mais incham no nosso corpo, e isso pode afetar as áreas próximas a ele também, apresentando ainda as famosas manchas roxas. Esses desconfortos regridem em cerca de 21 dias, mas ainda haverá um edema residual por até um ano.

Para ajudar seu corpo a lidar com o inchaço e o edema, você deverá dormir com a cabeceira da cama mais elevada e sempre de barriga para cima. Fazer compressas geladas ajuda a acelerar a reabsorção do edema. O médico poderá indicar sessões de drenagem linfática também.

Cuidados na hora de fazer a higiene

O paciente deverá lavar as narinas com soro fisiológico conforme recomendado pelo cirurgião, por um período de 15 a 30 dias.

O banho completo está liberado desde o primeiro dia da cirurgia, mas é preciso evitar a água muito quente para não deixar o nariz ainda mais inchado. Lavar o rosto apenas com água fria durante as duas primeiras semanas ajuda a aliviar esse desconforto.

Cuidados com a alimentação

Embora a alimentação seja livre a partir do segundo dia, é recomendável que o paciente faça refeições leves à base de verduras, legumes, carboidratos bons e proteínas magras, de forma a ajudar o corpo a se recuperar da cirurgia.

Os pratos não devem ser muitos quentes, pois isso pode aumentar o inchaço do nariz. Alimentos e bebidas geladas, por outro lado, ajudam a aliviar o edema. 

Repouso e atividades físicas depois da rinoplastia

O paciente deverá fazer um repouso relativo nos primeiros 7 dias, permitindo-se descansar. Em geral, o paciente se sente disposto para retomar suas atividades profissionais em 3 dias, mas o inchaço e os edemas podem chamar muita atenção.

As atividades físicas de baixo impacto e baixa intensidade podem ser retomadas em cerca de 3 semanas. Antes disso, o aumento da pressão arterial causado pelos movimentos pode piorar o inchaço e provocar um sangramento.

Os esportes que possam resultar em traumas no nariz devem ser evitados por pelo menos 3 meses, pois uma pancada pode deslocar os tecidos que haviam sido reposicionados e ainda não estarão totalmente cicatrizados. 

Cuidados com o sol

O paciente deve evitar se expor ao sol até que todos os hematomas tenham desaparecido, de forma a evitar o surgimento de manchas permanentes. Procure ficar dentro de casa e use o protetor solar rigorosamente. Quando sair, faça uso de chapéus ou bonés.  

Uso de óculos

Não utilize óculos escuros e de sol por 15 dias. Esse cuidado no pós-operatório de rinoplastia é importante porque esse acessório exerce um peso constante sobre o nariz, que poderia causar uma deformação nos tecidos que ainda não cicatrizaram totalmente. 

É preciso esperar o resultado definitivo

Quando o gesso for retirado depois de cerca de uma semana, já é possível observar que houve uma modificação no nariz e que as imperfeições mais significativas foram corrigidas. Porém, como a região estará muito inchada, ainda não é possível ver o resultado definitivo.

Devido ao ritmo mais lento de reabsorção do edema pelo organismo, principalmente notado na ponta do nariz, que fica endurecida, o resultado final só pode ser realmente avaliado em cerca de um ano após a cirurgia. Entenda mais como fica o nariz após a rinoplastia

Siga todas as recomendações do seu cirurgião plástico

Além do uso da técnica correta e da precisão do cirurgião, o sucesso de uma cirurgia plástica depende dos cuidados do paciente durante sua recuperação.

Por isso, você deve seguir todas as recomendações do seu cirurgião no pós-operatório da rinoplastia, comparecer às consultas agendadas e avisar sobre qualquer sintoma diferente. Assim, sua cirurgia vai atender suas expectativas da melhor forma!

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco e ficaremos felizes em te ajudar!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).