Menu

A Ninfoplastia Não Precisa Ser Um Tabu. Sinta-se Linda Novamente!

Se você tem vergonha da sua região íntima, saiba que a cirurgia de ninfoplastia pode devolver a sua autoconfiança e permitir que você se sinta muito mais livre

Quando o assunto é cirurgia plástica, é normal que muitas mulheres revelem que se sentem incomodadas com algumas gordurinhas a mais e que pretendem fazer uma lipoaspiração. Outras, por sua vez, comentam que já colocaram próteses de silicone.

Com a mesma naturalidade, outro grupo vai dizer que adorou os resultados da rinoplastia. Contudo, existe uma cirurgia plástica que ainda é tabu, e poucas mulheres se sentem à vontade para falar que querem fazer ou que já fizeram.

Esse procedimento se trata da ninfoplastia, a cirurgia para diminuir os pequenos lábios vaginais. Embora seja cada vez mais comum nos consultórios, ela ainda costuma ficar em segredo no dia a dia – mas nós vamos falar abertamente sobre ela.

Quando os pequenos lábios são um grande problema

Assim como muitas mulheres se sentem constrangidas pelo formato do nariz, pela flacidez das mamas ou pelo excesso de gordurinhas em determinada região, outras se sentem incomodadas com a aparência da vulva, mais precisamente dos pequenos lábios.

Quando essas estruturas apresentam um tamanho mais avantajado e excedem os grandes lábios, a mulher pode desenvolver uma insegurança em relação à estética da região íntima, o que traz uma série de problemas para a sua vida.

Algumas vezes, mulheres insatisfeitas com a aparência da própria vulva optam por ficar sozinhas e evitam qualquer possibilidade de relacionamento por receio de mostrar o corpo para um possível parceiro.

Para aquelas que estão em um relacionamento, a situação não é muito melhor: por se sentirem constrangidas com a região íntima, essas mulheres não conseguem desfrutar de uma relação sexual, o que pode causar uma crise na vida a dois.

Além disso, muitas vezes pequenos lábios proeminentes se dobram para dentro durante a relação, o que causa incômodos e dores à mulher – inviabilizando ainda mais sua vida sexual.

Em alguns casos, o excesso de pele pode até mesmo atrapalhar a vida social, pois a mulher não se sente à vontade para usar roupas de ginástica mais justas e roupas de banho, por medo de que elas fiquem marcadas.

 

A ninfoplastia é muito mais que uma cirurgia estética

Felizmente, esses problemas podem ser solucionados com uma cirurgia de ninfoplastia. Por mais que esse procedimento ainda fique em segredo na maior parte das vezes, saiba que mais e mais mulheres estão recorrendo a ele para recuperar sua autoestima.

Dessa forma, a ninfoplastia deixou de ser vista como “apenas” um procedimento estético, pois ela também exerce um papel fundamental para os aspectos psicológicos e emocionais. Afinal, uma vida sexual satisfatória é, acima de tudo, um dos pilares de uma boa qualidade de vida.

Por mais que essa cirurgia ainda seja um tabu na sociedade, você não precisa ter vergonha de procurar um cirurgião plástico para discutir sua queixa. Esse é um assunto frequente nos consultórios e ninguém vai julgar você, muito pelo contrário. O intuito é ajudar.

Como é feita a cirurgia de ninfoplastia

A ninfoplastia tem como objetivo retirar o excesso de pele dos pequenos lábios, conferindo uma nova aparência à vulva. Com isso, a mulher vai se sentir mais confiante com sua região íntima, melhorando sua autoestima e sua vida sexual.

O procedimento é feito com anestesia local e sedação e leva de 60 a 90 minutos. A paciente recebe alta no mesmo dia. Como os pontos são absorvíveis, não é necessário que eles sejam retirados.

O pós-operatório não costuma ser muito dolorido, mas pode causar um inchaço significativo nos primeiros dias. É necessário seguir cuidados como o uso de pomadas, a abstinência sexual por 45 dias e a aplicação de compressas de gelo para reduzir o edema, entre outras medidas.

No primeiro mês depois da cirurgia já é possível ter uma boa ideia de como será o resultado da cirurgia, mas a aparência definitiva vem mesmo a partir do sexto mês, quando o tecido já estiver mais bem cicatrizado e livre do inchaço natural depois do procedimento. Veja também sete cirurgias rápidas que vão mudar o seu corpo!

A ninfoplastia causa perda da sensibilidade na região íntima?

Muitas mulheres ficam em dúvida sobre a cirurgia de ninfoplastia por medo de perder a sensibilidade na vulva. Porém, você pode ficar tranquila quanto a isso.

Existe sim uma diminuição da sensibilidade logo depois do procedimento. Porém, conforme os tecidos cicatrizam, ela volta ao normal gradualmente em até 30 dias. Dessa forma, a mulher não vai ter nenhum prejuízo durante a relação sexual.

 

Idade mínima para fazer uma ninfoplastia

Cada vez mais adolescentes procuram a cirurgia de ninfoplastia, mas é preciso ter ainda mais cuidado nessa fase da vida. Apesar de não existir uma idade mínima, é necessário que a região já esteja plenamente desenvolvida – geralmente a partir dos 18 anos.

Durante a adolescência, é normal que a vulva apresente variações de forma e simetria, que podem se resolver durante o amadurecimento sexual. Desse modo, não é possível determinar uma idade única para todas as pacientes, já que isso depende das características individuais.

De qualquer forma, esse assunto não deve ser tratado como algo desimportante, pois uma insatisfação em relação à vulva pode causar traumas que perduram na vida adulta. É preciso cautela para operar, mas mesmo as mulheres mais jovens merecem ser ouvidas.

O que a ninfoplastia representa na vida de uma mulher?

A resposta mais rápida para essa pergunta seria “liberdade”, mas podemos ir além disso. Por mais que a região íntima passe a maior parte do tempo escondida, uma insatisfação com essa parte do corpo limita a vida da mulher em vários sentidos.

A vulva faz parte da feminilidade, por isso é essencial que a mulher se sinta bem com a aparência dessa região – ainda mais quando já enfrentamos tantos tabus relacionados à nossa vida sexual.

Tenha em mente que a ninfoplastia pode ser uma solução definitiva para os pequenos lábios e uma maneira muito válida de recuperar sua autoestima e sua confiança, de modo que você possa aproveitar todos os momentos de forma plena.

É a sua vez de mudar a percepção do seu corpo e criar novas memórias. A Dra. Luciana Pepino te ajuda a renovar a sua vida!

  • 19
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Andressa disse:

    Bom dia, poderia me informar mais ou menos o valor dessa cirurgia preciso muito fazer , gostaria de saber se parcela no cheque e qtas vezes. Obrigada!

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Andressa! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz
      Acesse: https://www.lucianapepino.com.br/informacoes/formas-pagamentos/ e conheça nossas formas de pagamento.

      Beijos!