11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Entenda sobre a realização de dois procedimentos em uma mesma cirurgia!

Cirurgias plásticas associadas são cada vez mais comuns, mas você sabe o que levar em consideração na hora de escolher os procedimentos em uma mesma cirurgia?

Se você já se olhou no espelho e desejou mudar alguma coisa, pode ficar tranquila, a insatisfação com uma ou mais partes do corpo é algo muito comum. Normalmente, quem quer mudar alguma parte física, logo fica em dúvida sobre outra. Mas se você pensa em realizar uma cirurgia plástica e está forçada a escolher uma só parte do seu corpo preocupada nas consequências de mais de um procedimento, é ledo engano. A realização de duas ou mais cirurgias plásticas no mesmo procedimento é extremamente comum e depende de uma série de fatores, entre os mais importantes estão às condições físicas e psicológicas do paciente, além do nível de risco da operação.

Cuidados e riscos  

Assim como qualquer procedimento cirúrgico que demanda cuidados e responsabilidades em relação aos riscos, a cirurgia plástica não é diferente. Antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível a escolha de um médico especialista filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A informação pode ser obtida diretamente no site da SBCP (www.cirurgiaplastica.org.br), de forma simples e rápida, já que é possível realizar a consulta por nome e estado do profissional.  Profissionais não habilitados podem colocar em risco a segurança e a saúde do paciente. Outro ponto que deve ser criteriosamente analisado é a instituição em que será realizada a cirurgia plástica. O paciente deverá tomar conhecimento e buscar informações sobre o local, uma vez que clínicas e hospitais que realizam o procedimento devem cumprir as exigências da Anvisa.

Preparação do procedimento

Um dos requisitos fundamentais na associação de cirurgias plásticas é a condição de saúde do indivíduo, que deve ser a melhor possível. Doenças ou debilidades crônicas,  como pressão alta e diabetes devem ser previamente acompanhadas e receber atenção especial. Com exames e acompanhamento médico é possível avaliar quais riscos e procedimentos específicos mais seguros para cada caso. A preparação do procedimento é fator principal no sucesso de uma cirurgia plástica. Assim como existem cirurgias que combinam também existem aquelas que não combinam umas com as outras, tanto no ato da realização do procedimento quanto na recuperação delas.

Tempo de Cirurgia

Apesar de não existir um número limite de procedimentos em uma cirurgia, é preciso muita cautela e bom senso do cirurgião. Quanto mais longas (duração) e extensas (área do corpo) maiores os riscos para o paciente. Vale destacar que, o tempo da anestesia também deve ser levado em conta, uma vez que quando associadas uma série de fatores são desencadeados, como alterações fisiológicas e metabólicas. Não existe uma padronização do tempo e depende muito do cirurgião e do paciente. Mas como toda cirurgia tem um tempo médio o ideal é que na associação de associações de cirurgias plásticas a operação não passe de 6 horas. Deve também ser observada durante o procedimento a perda de sangue, grandes quantidades podem prejudicar o período de recuperação.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. tania mara pegolo disse:

    Oi. Gostaria de saber valor da consulta. Desejo fazer face e abdominoplastia e tenho mtas duvidas. Obrigada

  2. Onde fica o consultório da medica Luciana. gostaria de fazer barriga e ceios