11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Ansiedade antes da cirurgia é normal?

ansiedade pré cirurgia

Mesmo desejando realizar uma plástica e fazendo um planejamento cuidadoso, o paciente pode manifestar ansiedade pré-cirurgia. Essa sensação está relacionada com diferentes aspectos, como falta de conhecimento sobre os procedimento ou resultados que serão alcançados.

Essa ansiedade pode influenciar o paciente em sua rotina durante os dias de espera. Além disso, altera o equilíbrio orgânico e pode interferir na recuperação. Porém, tudo isso pode ser amenizado adotando algumas práticas e técnicas para controlar a ansiedade.

É isso o que você vai aprender neste artigo. Continue a leitura e confira!

É normal sentir ansiedade pré-cirurgia?

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o país que lidera o ranking mundial no total de procedimentos cirúrgicos estéticos. Infelizmente, isso não significa que todos os pacientes realizam esses tratamentos com total tranquilidade.

É muito comum a ocorrência da ansiedade pré-cirurgia. Esse quadro se caracteriza por manifestações emocionais e, até mesmo, físicas no período que antecede o procedimento. Embora seja uma sensação normal, ela precisa ser controlada.

Isso porque a ansiedade pode desencadear diversos efeitos. Em relação ao fator psicológico, provoca insegurança ou estresse quanto à cirurgia, à recuperação e aos resultados que serão alcançados.

Já sobre os efeitos físicos, a ansiedade pré-cirurgia interfere nos batimentos cardíacos, na atividade hormonal e na pressão arterial. Ou seja, existe um abalo nas condições clínicas do paciente, com possíveis alterações em seu sistema imunológico. Tudo isso pode interferir no pós-cirúrgico, com uma suscetibilidade maior para inflamações e infecções.

Como aliviar a ansiedade pré-cirurgia?

Você viu que, embora a ansiedade pré-cirurgia seja normal, essa manifestação precisa ser controlada. Assim, o paciente terá mais confiança e tranquilidade e conseguirá manter suas funções orgânicas em equilíbrio para que tudo ocorra bem durante o procedimento e a recuperação.

A boa notícia é que o controle da ansiedade não é difícil de ser feito. Pequenas mudanças nos hábitos, aliados à adoção de algumas práticas e atividades, fazem toda a diferença para manter o estado emocional em equilíbrio.

Confira, a seguir, algumas recomendações para alcançar esse objetivo.

Mantenha um diálogo aberto com o médico

Sempre converse com o médico a respeito de preocupações, inseguranças ou um possível medo. Esclareça suas dúvidas e peça informações sobre o procedimento, a recuperação, os resultados e tudo o que você precisar saber para sentir mais confiança e tranquilidade.

Pratique exercícios de respiração

Pessoas tensas e nervosas tendem a respirar mais rápido, o que prejudica a oxigenação do cérebro e do organismo em geral. Portanto, pratique exercícios de respiração para inspirar profundamente, a fim de receber mais oxigênio, controlar os batimentos cardíacos e obter tranquilidade.

Invista em atividades relaxantes

Busque atividades que ajudem você a relaxar e se desprender das preocupações e do estresse. Tenha momentos de lazer, faça passeios ou adote um hobby de acordo com as áreas do seu interesse. Ouvir música também ajuda bastante, assim como praticar yoga e meditar.

Trabalhe o reforço positivo

Procure manter o foco do seu pensamento nos resultados positivos que a cirurgia trará. Reforce sempre os motivos de realizar a cirurgia plástica e os benefícios que ela vai trazer, para que preocupações ou inseguranças não dominem a sua mente.

Procure descansar

Estabeleça uma boa rotina do sono, mantendo um horário para dormir e acordar, a fim de garantir o descanso do seu organismo. Dormir bem é importante para regular o metabolismo e aliviar o estresse, proporcionando relaxamento para o corpo e a mente. Evite se sobrecarregar com o trabalho e com as atividades ao longo do dia.

Adote hábitos saudáveis

A prática de exercícios físicos ajuda muito a aliviar a ansiedade pré-cirurgia, além de equilibrar o organismo para o procedimento. Ainda, procure manter uma alimentação saudável, beber bastante água, e evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas.

Contar com um bom time de profissionais também é uma forma de reduzir ansiedade pré-cirurgia, e você terá esse suporte com a equipe da Dra. Luciana Pepino. São especialistas focados em proporcionar mais confiança para você, assim como a certeza do cuidado total para alcançar os melhores resultados, respeitando a sua saúde.

Você costuma adotar alguma prática diferente dessas para aliviar a ansiedade? Deixe o seu comentário e dê a sua contribuição!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).