11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Cirurgia plástica para todas as idades: confira quais são

Conheça opções de cirurgia plástica que podem ser feitas em diferentes idades, desde a infância até a terceira idade. 

Apesar de ser um tema que frequentemente gera dúvidas, não existe uma idade mínima ou máxima para realizar cirurgia plástica, sendo que todos os casos devem ser avaliados particularmente por um cirurgião plástico.

Com isso, a idade mínima não é 18 anos e nem a máxima é 60 anos, sendo possível a realização de procedimentos estéticos fora desse intervalo etário.

O fundamental é que a cirurgia plástica, independentemente da idade da paciente, seja indicada por um profissional de confiança e atenda as demandas do caso de forma realista. 

Cirurgia plástica que não tem idade para fazer

A seguir apresentamos algumas cirurgias plásticas que podem ser realizadas em diferentes idades, de acordo com as necessidades identificadas pela paciente, seus desejos pessoais e a recomendação especializada.

Mamoplastia

Uma dos principais exemplos de cirurgia plástica que pode ser realizada em diferentes idades é a mamoplastia.

A mamoplastia redutora, por exemplo, pode ser realizada antes do 18 anos, principalmente quando o tamanho desproporcionalmente grande das mamas causa algum problema físico ou desconforto emocional à paciente.

Outras mulheres desejam fazer a mamoplastia de aumento, que em geral é realizada na idade adulta, podendo ser feita antes ou depois de uma gestação por exemplo.

Algumas mulheres mais velhas optam pela cirurgia plástica da mama focada no levantamento dos seios, a chamada mastopexia, indicada para corrigir a flacidez nas mamas, que pode acontecer após a amamentação, devido oscilações no peso ou pelo próprio envelhecimento cutâneo.

Rinoplastia

Devido à centralidade do nariz para a harmonia facial, a rinoplastia também é uma cirurgia plástica que pode ser realizada em diferentes idades de acordo com o desejo da paciente.

Algumas pessoas preferem realizar essa intervenção cirúrgica ainda na juventude, no entanto, outros pacientes submetem-se ao procedimento com uma idade mais avançada, seja por questões financeiras ou mesmo por ter mais maturidade para decidir pela cirurgia.

Veja quais os tipos de cirurgia plástica

Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia plástica recomendada para remover depósitos de pele na região do abdômen.

Por conta disso essa cirurgia é frequentemente realizada por mulheres após múltiplas gestações que pode resultar em uma flacidez acentuada na região abdominal.

No entanto, a técnica também pode ser realizada por pacientes após uma perda de peso significativa, principalmente após a cirurgia bariátrica, de forma que pacientes de diferentes idades optam por essa cirurgia plástica.

Lipoaspiração

A lipoaspiração tem como objetivo a remoção de depósitos de gordura em diferentes locais do corpo, como abdômen, flancos, coxas, glúteos, joelhos e outros.

Essa técnica também pode ser realizada em diferentes idades, sendo comum desde pacientes jovens que desejam um contorno corporal mais definido como também em pacientes com mais idade que almejam amenizar depósitos de gordura difíceis de eliminar com outros cuidados.

Como saber qual cirurgia plástica realizar na minha idade?

A cirurgia plástica pode ser realizada mesmo na infância, como é o caso da otoplastia, recomendada para corrigir a orelha de abano e que pode ser feita em pacientes a partir de 7 anos.

Já o lifting facial é indicado para rejuvenescimento facial, sendo mais realizado em pacientes a partir dos 40 anos, mas frequentemente realizado por pacientes da terceira idade, ou seja, com mais de 60 anos.

Portanto, as motivações pessoais, as expectativas realistas e o quadro de saúde são aspectos mais importantes do que a idade em si, sendo que o cirurgião plástico deverá avaliar esse conjunto de fatores antes de indicar uma cirurgia plástica.

Escolher um cirurgião plástico de confiança é fundamental, pois essa avaliação adequada é essencial para que a cirurgia plástica seja segura e entregue os resultados almejados. Agende uma consulta e saiba mais!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).