11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Cirurgia plástica no inverno

As indecisões fazem parte do nosso cotidiano. Isso acontece bastante para as pessoas que buscam uma cirurgia plástica e ainda não se sentem preparadas para enfrentá-la. Ter dúvida de fazer ou não uma operação estética preocupa aqueles que almejam mudar algo no corpo que os deixam insatisfeitos. Contudo, para quem está decidido, fica a dúvida quanto ao período para fazê-la. Inclusive, o clima perfeito. É verdade que no inverno há um aumento expressivo pela busca de procedimentos estéticos, mas isso o faria ideal?

O Brasil é famoso por ter um clima que oscila com bastante frequência. Hoje pode estar quente, amanhã pode estar frio. O que torna o período de inverno mais atraente para se fazer uma cirurgia plástica é que ele coincide com as férias, o que gera pontos positivos no pós-operatório. O mês de julho é bastante visado para qualquer cirurgia plástica, pois é nesse período que as temperaturas estão amenas, o que propicia uma recuperação mais confortável.

O verão perde muitos pontos quanto ao pós-operatório. Já comentamos aqui no blog que a exposição solar pode afetar a cicatrização e isso dá ainda mais vantagem para cirurgias realizadas no inverno. A pouca incidência de luz solar no mês de julho evita que a pele adquira manchas. Além disso, o clima fresco não compromete os vasos sanguíneos que acarretam nos inchaços. Quem se submete a abdominoplastia, por exemplo, precisa usar a cinta modeladora que, no calor, pode gerar desconforto, pois ela esquenta a região que passou pela cirurgia.

De maneira geral, não há período ideal para se fazer uma cirurgia plástica. O que pesa é a questão da confortabilidade da recuperação que é melhor no inverno. O pós-operatório requer muitos cuidados e, no friozinho, é mais fácil lidar com esse período tão importante. No verão, os desconfortos se intensificam um pouco, mas fazer uma operação nessa época não é arriscado. Porém, vai requerer muito jogo de cintura, pois quem ama tomar banho de sol, terá que fugir, pois esse comportamento é vetado.

No verão, a preocupação com a vestimenta também acontece. As roupas que você usará nesse período também deverão ser escolhidas a dedo para barrar os raios solares, especialmente para aliviar a sensação térmica.

Independente da escolha, os cuidados que o médico lhe indicará após a cirurgia plástica devem ser seguidos à risca. Lembre-se que não há período ideal para agendar uma operação, apenas uma preocupação quanto à recuperação pós-operatória.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Luciane Vieira disse:

    Boa Tarde!
    Estou procurando, uma clinica confiavel para fazer a abdominoplastia gostaria de saber o endereço da clinica da Luciana Pepino

    Obrigada!