(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
Entenda a cirurgia de contorno corporal

Cirurgia de contorno corporal: o que é e quando é indicada?

A cirurgia de contorno corporal contribui na satisfação pessoal e autoestima de pacientes. Entenda quais alterações estéticas são possíveis na intervenção

A cirurgia de contorno corporal é um tema de interesse para pacientes que estão insatisfeitos com o acúmulo de gordura localizada somada à flacidez resultando em uma estética corporal que gera incômodos físicos e emocionais.

O bem-estar da paciente é a prioridade nas cirurgias plásticas sendo que, atualmente, o procedimento de contorno corporal pode ser uma opção quando o desenho do corpo gera elevados níveis de insatisfação.

O que é a cirurgia de contorno corporal?

A cirurgia de contorno corporal, também chamada de body lifting, consiste em uma combinação de técnicas visando a melhora do tônus dos tecidos, com amenização dos depósitos de gordura e excesso de pele que tem relação com a perda de elasticidade em decorrência do processo natural de envelhecimento.

Dessa forma, o body lifting contribui na amenização dos depósitos de gordura e flacidez, promovendo um desenho corporal mais alinhado às expectativas da paciente.

A definição de como será a cirurgia de contorno corporal depende de uma avaliação individualizada da paciente, uma vez que o procedimento pode envolver diferentes técnicas, como:

  • lipoaspiração: cirurgia plástica pela qual é possível remover depósitos de gordura localizada da região abdominal, glúteos, flancos, coxas e outras;
  • lipoescultura: técnica que tem início com a lipoaspiração, na qual a gordura removida é purificada para ser reaplicada em locais que a paciente deseja ganhar volume;
  • abdominoplastia: cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de pele e correção da diástase abdominal, permitindo a remoção da incômoda “pancinha” acima da púbis;
  • gluteoplastia: nos glúteos pode ser feito tanto o lifting, para remoção do excesso de gordura e flacidez, como também a colocação de prótese para aumentar o volume e definir o contorno;
  • mamoplastia ou mastopexia: cirurgias nos seios podem ser necessárias para alcançar o contorno corporal desejado, incluindo tanto a colocação de prótese de silicone para ganho de volume como a mastopexia, para correção da flacidez das mamas;
  • braquioplastia: consiste no lifting dos braços, visando principalmente a remoção do depósito responsável pelo “tchauzinho”;
  • lifting das coxas: nas coxas, a cirurgia pode incluir a amenização da flacidez e excesso de gordura por meio do lifting na parte interna ou externa, conforme necessidade do caso.

A combinação de procedimentos dependerá exclusivamente das demandas da paciente e da indicação do cirurgião plástico responsável.

Quando o body lifting é indicado?

Mulher de shorts e top branco tendo barriga marcada por médico para cirurgia de contorno corporal

O body lifting é, geralmente, recomendado para pacientes com mais de 40 anos nas quais a flacidez e acúmulo de depósitos de gordura prejudicam a satisfação pessoal, autoestima e bem-estar.

A cirurgia de contorno corporal, como visto, pode incluir alterações na área abdominal, glúteos, coxas e seios e, com menor frequência, virilha e braços.

Devido à complexidade do procedimento que pode demandar anestesia geral, internação hospitalar e duração entre 3 e 5 horas, é fundamental que a paciente esteja em bom estado de saúde.

Dessa forma, a cirurgia é indicada quando há estabilidade do peso e não há doenças prévias instaladas.

O procedimento não contraindica gestações futuras, mas a paciente deve ter consciência de que a gravidez pode alterar os resultados, assim como o ganho demasiado de peso.

Portanto, a cirurgia de contorno corporal é uma opção para pacientes insatisfeitos com a estética do corpo, mas é fundamental que seja avaliada e indicada por um cirurgião plástico de confiança e unida com hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas. Agende sua consulta aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário


    Leia Também

    Carregando...

    Assine nossa newsletter

    Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

    whatsapp

    Cirurgias

    Procedimentos

    Links Úteis

    Telefones de Contato

    Políticas de Privacidade

    Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

    CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

    logo

    2022. Dra. Luciana Pepino

    Todos os direitos reservados.