11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O charme das franjas

Em 2014 elas são uma das principais tendências para a próxima estação. Veja como usar e combinar as franjas, que estão cada vez mais versáteis e ecléticas!

Na década de 70 elas eram muito usadas pelos hippies, que já as haviam trazido do universo Apache, nos Estados Unidos. Como o mundo dá voltas e mais voltas e tudo acaba retornando em algum momento, já há alguns anos as franjas reapareceram nas vitrines da moda, mas nunca estiveram tão presentes e versáteis como em 2014. Nos cabelos, nos calçados, em blusas, jaquetas, saias, calças e bolsas, a verdade é que a moda folk está mais eclética do que nunca, por isso se você ainda acha que só rockers ou hippies podem usá-la, está perdendo o compasso fashion: elas aparecem em peças de uso comum, do dia a dia, equilibradamente descontraídas, até em shorts. Claro, se você quiser sofisticação também tem, tudo vai depender do seu estilo e de quanto está disposta a desembolsar por um look na moda.

Saiba como compor as peças para não ficar over

Use e abuse das franjas a qualquer hora do dia, essa é a ordem para este ano. Nas saias e vestidos elas aparecem nas formas mais variadas: compondo uma barra enviesada, entrevendo pernas desde antes do joelho, ou saia lápis em couro com franjas assimétricas na barra, por exemplo. Quem quer fugir do visual melindrosa pode optar por urbanizar o look usando duas peças de tecidos e recortes diferentes, por exemplo. Use com sandálias baixas ou saltos, não importa, contanto que você siga uma regrinha básica: não junte várias peças com franjas. Eleja uma e dê a ela o seu destaque, mas deixe o resto do lookrelativamente neutro para não ficar over.

Acessórios ganham franjas de todos os tipos

Os estilistas capricharam nos acessórios e bolsas, sandálias e até tênis aparecem em versões mais do que encantadoras. São scarpins com detalhes de franjas no calcanhar, sandálias franjadas no peito do pé, altas ou baixas, bolsas de todos os tamanhos e cores com franjas de todas as medidas, colares e tênis de cujos canos saem franjas que tão um certo ar apache. E o mais legal é que não há limitação de cor, elas vêm amarelas, azuis, vermelhas, marrons, pretas ou manchadas, dando aquele ar despojado que parece deixar os dias mais gostosos. Para a noite você encontra o visual sofisticado nos altos quadrados e nas clutches, cujas franjas podem ter brilho, também, por que não?

A moda das franjas voltou também nos cabelos

Se elas estão nas roupas, por que não estariam também nos cabelos? Pois é, as franjas deixam o rosto mais feminino e delicado, dando um suave toque de romantismo. Basicamente todo mundo pode usar franja, mas o ideal é usar o corte para cada caso. A franja reta, por exemplo, deve ser evitada por quem tem os fios crespos ou o rosto muito redondo ou quadrado, porque ela acentua a expressão – neste caso as franjas desfiadas são as mais indicadas, porque desviam a atenção da face. O must da estação, no entanto é o corte meia lua, aquele feito logo acima das sobrancelhas com os fios mais longos nas laterais, ideal para rostos ovalados e quadrados. Quando os cabelos estiverem bem longos, as laterais devem ficar levemente repicadas na frente para evitar que o visual fique muito pesado. Escolha o seu tipo e mergulhe de cabeça nessa moda.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).