Chá e seus beneficios

Quente ou gelado, o chá é bastante apreciado, não só pelo seu sabor mas também devido aos seus excelentes benefícios

Hoje em dia assistimos a um aumento cada vez mais significativo da preocupação com a nossa saúde e bem-estar. O mesmo acontece com o uso dos chás, esta bebida tão simples apresenta poderosos benefícios que podem ajudar no tratamento de variadas doenças e condições médicas. Certamente já ouviu falar em antioxidantes certo? Pois os antioxidantes presentes no chá auxiliam o nosso corpo a combater aspectos como o envelhecimento e a poluição. O café é, sem duvida, uma das bebidas com mais amantes em todo o mundo mas o chá já começa ganhando terreno na matéria. Contendo menos um terço de cafeína do que o café, o chá é uma óptima opção se deseja deixar a cafeína de parte em sua dieta.

Para quem sofre de colesterol e problemas com as plaquetas, o chá é um bom aliado. Beber duas a três chávenas de chá preto por dia ajuda a limpar as artérias de possíveis coágulos que potencialmente causarão ataques cardíacos ou AVC. Por incrível que pareça, o chá é muito bem para os nossos ossos e não só o leite. Estudos demonstram que quem bebe chá há mais de 10 anos apresenta ossos fortes, devido aos fitoquímicos presentes na bebida. Você sabia que o chá pode ser bom para seus dentes? Isto se beber o líquido sem o adoçar claro. Isto porque o chá contém taninos e fluoreto, que ajudam a manter o tártaro bem longe de seus dentes.

Se procura manter-se imune de infecções ou condições médicas semelhantes considere o consumo do chá. Beber uma média de cinco chávenas de chá por dia ajudam no aumento da resistência do sistema imunitário. Manter o corpo hidratado ajuda não só o seu funcionamento como também potencializa o nosso bem-estar. Assim sendo, o chá é uma das bebidas, logo a seguir à água, que melhor hidrata nosso organismo. O chá contém cafeína, conhecida como diurética, o que faz com que urinemos mais frequentemente. Desta forma, todas as toxinas vão sendo eliminadas do nosso organismo através desta saborosa bebida.

Outro aspeto bastante importante a considerar na lista de benefícios do chá é o seu contributo positivo no combate contra todo o tipo de câncer. Graças aos antioxidantes presentes na bebida os seus benefícios passaram a ser considerados como potencialmente positivos na luta contra a doença, quando adicionado em sua dieta quotidiana. Igualmente importante e talvez o benefício mais reconhecido do chá é a sua capacidade de contribuir de forma positiva para a perda de peso. Um metabolismo muito lento é o inimigo numero um da perda de peso. O que o chá faz, em especifico o chá verde, é acelerar o metabolismo. Beber cerca de cinco chávenas deste tipo de chá por dia irá fazer com que queime 80 calorias adicionais. Juntamente com este beneficio, o chá é totalmente livre de calorias, quando consumido no seu estado natural, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).