11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Chá e seus beneficios

Quente ou gelado, o chá é bastante apreciado, não só pelo seu sabor mas também devido aos seus excelentes benefícios

Hoje em dia assistimos a um aumento cada vez mais significativo da preocupação com a nossa saúde e bem-estar. O mesmo acontece com o uso dos chás, esta bebida tão simples apresenta poderosos benefícios que podem ajudar no tratamento de variadas doenças e condições médicas. Certamente já ouviu falar em antioxidantes certo? Pois os antioxidantes presentes no chá auxiliam o nosso corpo a combater aspectos como o envelhecimento e a poluição. O café é, sem duvida, uma das bebidas com mais amantes em todo o mundo mas o chá já começa ganhando terreno na matéria. Contendo menos um terço de cafeína do que o café, o chá é uma óptima opção se deseja deixar a cafeína de parte em sua dieta.

Para quem sofre de colesterol e problemas com as plaquetas, o chá é um bom aliado. Beber duas a três chávenas de chá preto por dia ajuda a limpar as artérias de possíveis coágulos que potencialmente causarão ataques cardíacos ou AVC. Por incrível que pareça, o chá é muito bem para os nossos ossos e não só o leite. Estudos demonstram que quem bebe chá há mais de 10 anos apresenta ossos fortes, devido aos fitoquímicos presentes na bebida. Você sabia que o chá pode ser bom para seus dentes? Isto se beber o líquido sem o adoçar claro. Isto porque o chá contém taninos e fluoreto, que ajudam a manter o tártaro bem longe de seus dentes.

Se procura manter-se imune de infecções ou condições médicas semelhantes considere o consumo do chá. Beber uma média de cinco chávenas de chá por dia ajudam no aumento da resistência do sistema imunitário. Manter o corpo hidratado ajuda não só o seu funcionamento como também potencializa o nosso bem-estar. Assim sendo, o chá é uma das bebidas, logo a seguir à água, que melhor hidrata nosso organismo. O chá contém cafeína, conhecida como diurética, o que faz com que urinemos mais frequentemente. Desta forma, todas as toxinas vão sendo eliminadas do nosso organismo através desta saborosa bebida.

Outro aspeto bastante importante a considerar na lista de benefícios do chá é o seu contributo positivo no combate contra todo o tipo de câncer. Graças aos antioxidantes presentes na bebida os seus benefícios passaram a ser considerados como potencialmente positivos na luta contra a doença, quando adicionado em sua dieta quotidiana. Igualmente importante e talvez o benefício mais reconhecido do chá é a sua capacidade de contribuir de forma positiva para a perda de peso. Um metabolismo muito lento é o inimigo numero um da perda de peso. O que o chá faz, em especifico o chá verde, é acelerar o metabolismo. Beber cerca de cinco chávenas deste tipo de chá por dia irá fazer com que queime 80 calorias adicionais. Juntamente com este beneficio, o chá é totalmente livre de calorias, quando consumido no seu estado natural, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).