Menu

Os benefícios da Hidroginástica

Quer mudar o corpo e ainda ficar de alto astral? Conheça aqui todos os benefícios dessa atividade que pode fazer você perder até 600 calorias por aula.

As altas temperaturas fazem com que muita gente desista de fazer atividades físicas, mesmo com todo o conforto das academias modernas. Uma modalidade, no entanto, fica cada vez mais concorrida, principalmente nessa época do ano: a hidroginástica. Perfeito para o verão, esse tipo de exercício é muito mais antigo do que se imagina, chegando a datar de 460 a 375 a.C. os primeiros registros a respeito. Os romanos, por exemplo, tinham nada menos que quatro tipos termais diferentes. O frigidarium, o banho frio usado apenas para recreação; o tepidarium, o banho tépido usado com ar aquecido; um outro tipo muito parecido com nossa sauna atual, em que o lugar era bem fechado e saturado com ar úmido e quente, de forma a provocar sudorese; e o caldarium, um tipo de banho bastante quente.

Sim, todos eles são os antepassados da hidroginástica, que chegou por aqui há cerca de 30 anos da forma como a conhecemos hoje e promove benefícios tão variados quanto a drenagem natural, condicionamento físico e perda de peso. Por volta de 1722, na Alemanha, descobriu-se que os banhos quentes ajudavam a aliviar espasmos musculares e, em torno de 1830, um pastor silesiano chamado Vicent Pressnitz, ainda que de forma empírica, acreditava que exercícios vigorosos executados na água fria trazia benefícios inúmeros para o organismo. E ele não estava errado. Hoje a hidroginástica é muito utilizada por grávidas e idosos, mas na verdade ela é uma atividade que deve e pode ser feita por pessoas de todas as idades, com os mesmos resultados e ainda a vantagem de ser de baixo impacto.

Como não sofrem a ação da gravidade, não há sobrecarga das articulações, tornando a atividade bastante prazerosa. Um dos efeitos é a drenagem linfática natural, já que os exercícios feitos na água funcionam como uma pressão nos gânglios linfáticos, fazendo com que desinchem e eliminem líquidos. Para quem está precisando perder alguns quilinhos a hidroginástica também é uma ótima opção. Além de promover a perda de líquidos, você faz exercícios poderosos sem nem perceber: em apenas uma hora de aula é possível perder entre 400 e 600 calorias. Além do gasto calórico, os movimentos também ajudam a melhorar a capacidade cardiorrespiratória aumentando a circulação do sangue; a reforçar a resistência muscular dando mais força e flexibilidade, torneando o corpo ao trabalhar os grupos musculares das pernas, glúteos, abdome, braços e costas; e ainda a tratar diversos tipos de lesões, de forma suave e progressiva.

Outro fator que favorece a hidroginástica é a sociabilização, já que as aulas são bastante divertidas e feitas em grupo. Mesmo quem costuma ter resistência às academias não resiste ao alto astral das músicas e das “brincadeiras” que acabam surgindo entre os participantes, que podem contar com piscinas aquecidas ou não e, dependendo da proximidade com a praia, até mesmo de aulas ministradas no próprio mar, quando as condições permitem. Seja qual for a sua idade e o seu estado físico, no entanto, assim como em qualquer outra atividade é recomendado fazer uma avaliação física com o seu médico, inclusive para que seja indicado algum suplemento e potássio para evitar as cãibras que são comuns, principalmente no início da atividade. Faça a hidroginástica pelo menos três vezes por semana e em pouco tempo você perceberá uma mudança sensacional no seu corpo e no seu astral.

  • 13
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).