11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Benefícios dos alimentos verdes na dieta

Benefícios dos alimentos verdes incluem sistema imunológico, cardíaco e até mesmo saúde dos olhos.

Os benefícios dos alimentos verdes são diversos, razão pela qual eles devem ser incluídos na dieta em todas as idades. Além de melhorar a saúde e prevenir doenças, eles também ajudam no controle do peso.

Entre os principais motivos para incluir os alimentos verdes na reeducação alimentar está o fortalecimento do sistema imunológico, combate às infecções, auxílio na cicatrização da pele e, claro, ajuda no emagrecimento.

A seguir conheça algumas opções dessa categoria e quais os benefícios dos alimentos verdes na dieta.

Quais os principais benefícios dos alimentos verdes?

Um aspecto importante na escolha dos alimentos é que quanto mais escura a tonalidade de verde, mais benefícios eles geram à saúde.

Além disso, não são apenas folhas e vegetais que estão na lista de alimentos funcionais, de forma que também é possível obter os benefícios dos alimentos verdes com algumas frutas e legumes. Confira a lista completa!

Alface

Uma das opções mais comuns de alimentos verdes, a alface pode ser de diferentes tipos como lisa, crespa, mimosa e americana.

Essa hortaliça é rica em vitamina C, potássio e ferro, além de lactutina, substância que ajuda no relaxamento do corpo. Outros bons motivos para incluir a alface na dieta é ser uma opção rica em água, ajudando na hidratação do organismo, e ter propriedades antioxidantes.

Brócolis

Outro queridinho na mesa de quem está em busca dos benefícios dos alimentos verdes é o brócolis, que além dos nutrientes ainda colabora na queima de gorduras.

O brócolis é rico em ácido fólico e fibras, o que ajuda na sensação de saciedade, e colabora na prevenção de doenças do coração, dos ossos e problemas sanguíneos.

Couve

A couve é uma das parceiras inseparáveis da tradicional feijoada, mas também pode ser inserida em uma dieta visando o emagrecimento, pois ela é rica em fibras, ajudando na saciedade. Esse alimento ainda é rico em vitaminas A, D, potássio e cálcio.

Espinafre

O espinafre é um dos campeões entre os alimentos verdes quanto à presença de fibras, ajudando no bom funcionamento intestinal, sensação de saciedade e proteção do organismo.

Ele tem diversos nutrientes, como vitaminas A, B2 e K, sais minerais como ferro, magnésio e potássio. Por isso o espinafre promove benefícios como combate ao estresse e bom funcionamento do sistema nervoso.

Kiwi

Entre as opções de frutas verdes está o kiwi, que é rico em vitamina C ajudando no fortalecimento do sistema imunológico, controle do açúcar no sangue, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora de problemas respiratórios e queima de calorias.

Como integrar os alimentos verdes no seu dia a dia

Chá verde

Uma opção diferente que também está na lista de benéficos é o chá verde que é um termogênico, o que significa que ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias.

O alimento ainda tem sido associado à prevenção de diferentes tipos de câncer, como de mama, pele, pulmão e esôfago.

Rúcula

A rúcula é uma hortaliça rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C, além das fibras que ajudam no funcionamento intestinal e prevenção de doenças.

Devido ao seu sabor mais picante, uma opção para consumir a rúcula é fazer uma salada com alface, que tem um sabor mais adocicado, garantindo a união de sabor e saúde.

Agrião

Finalizando nossa lista com mais uma opção de hortaliça, o agrião é rico em vitaminas do complexo B, C e K, além de minerais como potássio, cálcio e magnésio.

Entre os benefícios desse alimento está o controle da pressão arterial, prevenção de doenças cardíacas e dois nutrientes, luteína e zeaxantina, que ajudam na saúde dos olhos.

Portanto, são vários os benefícios dos alimentos verdes que justificam inserir diariamente uma opção na dieta, seja se seu objetivo é controle do peso ou mesmo a busca por mais saúde e qualidade de vida.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).