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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Benefícios do Neopilates

Conheça o Neopilates e seus principais benefícios para corpo e mente.

O Neopilates nasceu por volta de 2010 e foi criado pela fisioterapeuta catarinense Ana Braz. O objetivo da prática do Neopilates é a eliminação de gordura e o fortalecimento de todos os músculos do corpo, de forma equilibrada e moderada. Ele tem como principal base os conceitos de sua versão tradicional e praticada mundialmente: o Pilates. Assim como o Pilates tradicional, o Neopilates exercita a respiração, o alinhamento corporal, a postura, a concentração e a flexibilidade. No caso do Neopilates, são usados objetos como tecidos acrobáticos, bolas suíças e muitas outras coisas que vão depender exclusivamente de sua condição física inicial e do ganho de resistência e equilíbrio ao longo da prática dos exercícios.

O que o Neopilates vai me trazer?

Assim como o Pilates convencional, o Neopilates é extremamente benéfico para o corpo como um todo. As aulas dessa modalidade são dinâmicas, lúdicas e divertidas, o que ajuda o indivíduo a se desenvolver e amenizar aquele estresse acumulado da semana. Em todo o decorrer da prática, a autoconfiança também é expandida, uma vez que os exercícios requerem maior firmeza e precisão nos movimentos, principalmente aqueles feitos no ar. No Pilates convencional estima-se que 300 calorias sejam eliminadas em uma hora de treino. Já no Neopilates essa queima de calorias sobe para 500, sem mudar a duração dos treinos. Isso porque nas aulas convencionais os exercícios são fluídos e precisos e no Neopilates existem mais obstáculos. Portanto, essa modalidade é ótima para quem gosta de superar desafios.

Existem outros benefícios?

Claro que sim! O Neopilates melhora a capacidade respiratória porque trabalha com alguns exercícios que envolvem resistência, flexibilidade e esforço, ajudando a melhorar a qualidade da respiração. O corpo ganha equilíbrio e flexibilidade corporal. A prática do Neopilates também traz um benefício bastante desejado: o aumento da concentração. Isso acontece porque para os exercícios serem realizados com sucesso é exigido um grau de concentração maior, o que, com a prática, potencializa a atenção e o foco nas atividades do dia a dia. O corpo é modelado, os músculos são trabalhados e a massa muscular tende a aumentar, sem hipertrofiar. Em três meses de prática ou menos, os resultados já serão visíveis.

Quanto aos benefícios psicológicos, eles também são muitos. Praticar algo novo e saber que você está avançando gradualmente traz mais autoestima e aumenta também sua confiança em suas capacidades. Com as mudanças de seu corpo você se sentirá mais feliz por ter se dedicado, além de notar uma maior disposição. Por serem lúdicas e cheias de exercícios divertidos, as aulas vão resgatar seu lado interior mais alegre e isso tornará sua rotina mais harmônica, melhorando seu humor e reduzindo o estresse.

Ficou interessada em fazer Neopilates?

As aulas de Neopilates precisam ser orientadas por um profissional capacitado da área da educação física a fim de evitar quaisquer problemas e até consequências desagradáveis. Se você tem acima de 50 e está se perguntando se pode fazer Neopilates, a resposta é sim. Qualquer pessoa, acima de 10 anos de idade, está livre para experimentar os exercícios. Existem, porém, algumas contraindicações. Aqui vão algumas delas: não é recomendado para gestantes ou mulheres com problemas cardíacos, crises de labirintite, pressão alta e deslocamento de retina. Isso porque o Neopilates inclui exercícios com posições invertidas. Eles, porém, não são obrigatórios e, dependendo de suas condições, poderão ser deixados de lado.

O preço das aulas varia muito, mas o Neopilates tende a ter um custo mais alto em comparação com outros treinos como ginástica, zumba ou musculação, por exemplo. Antes de começar com os exercícios, há um período de aquecimento do corpo, com alongamentos e orientações do professor. Após os exercícios, o foco será nos exercícios de relaxamento muscular e, novamente, no alongamento. Isso, porém, não é regra. Ao longo dos treinos, o aluno precisa se integrar com os demais alunos para a realização de atividades dinâmicas. Essa é uma ferramenta que ajuda a melhorar a autoestima e o senso de coletivismo. Três vezes semanais já é o suficiente para obter benefícios a médio prazo e a frequência pode ser diminuída caso o aluno faça outras atividades físicas enquanto se dedica ao Neopilates.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).