11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Benefícios do espinafre

Quem não se lembra do espinafre do desenho do Popeye? E não é à toa que o desenho traz o vegetal de folhas verdes como referência de fonte de energia e poder. O espinafre é vastamente usado no mundo inteiro, especialmente na preparação de saladas, molhos e sopas. É muito popular nos quatro cantos do Brasil não só pelo sabor peculiar, mas principalmente por suas propriedades nutricionais. Esse vegetal apresenta alto teor de cálcio e ferro, sendo um ótimo alimento para grávidas e bebês. Além disso, é excelente fonte de Vitamina A, B, C e K, contendo também magnésio, potássio, sódio e manganês. O espinafre ainda é baixo em calorias – 23 calorias a cada 100 gramas – e é rico em fibra alimentar e antioxidantes. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios do vegetal.

Faz bem para os olhos:

O espinafre é rico em zeaxantina e luteína, que são substâncias que ajudam no processo de regeneração dos olhos, promovendo a manutenção de sua saúde e evitando doenças como fotofobia e catarata, além de melhorar a visão de idosos.

Ajuda a perder peso:

O espinafre é um vegetal excelente para quem deseja perder peso. Isso porque ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais mesmo tendo pouquíssimas calorias, além de ser rico em fibras e aumentar a sensação de saciedade.

Melhora a saúde do coração:

Esse vegetal possui uma pequena quantidade de gordura e zero colesterol. É rico em potássio, ácido fólico, antioxidantes e magnésio, nutrientes benéficos para o órgão. Com isso, o vegetal diminui o risco de doenças cardiovasculares. Por inibição de uma enzima conversora de peptídeos e angiotensina I no espinafre, há uma eficiência muito maior no combate à hipertensão, osteoporose e aterosclerose.

Melhora a digestão:

O espinafre, assim como todos os demais vegetais de folhas verdes, é uma ótima fonte de fibra dietética e ajuda a manter a saúde do estômago. Além disso, o vegetal ainda atua na limpeza do intestino e previne a constipação e a prisão de ventre.

Fortalece o corpo:

É riquíssimo em betacaroteno, que é um antioxidante benéfico para o organismo em geral, porque o protege contra a oxidação causada pelos radicais livres. Com isso, afasta o câncer e fortalece o sistema imunológico, prevenindo declínios cognitivos. A vitamina A, presente no espinafre, protege os pontos de entrada do corpo, como as membranas mucosas, intestinais e respiratórias, além de combater infecções.

Previne o câncer:

Como já citamos acima, trata-se de um vegetal anticâncer, uma vez que o espinafre também é extremamente rico em flavonoides, que atuam na diminuição da divisão de células de alguns tipos de câncer – pele, próstata e estômago, por exemplo.

Reduz inflamações:

O espinafre é rico em violaxantina e neoxantina, que são dois dos principais anti-inflamatórios naturais que atuam na regulação de inflamações no corpo.

Bom para a pele:

Devido à enorme quantidade de Vitamina A, B, C e K do espinafre, o vegetal é benéfico para a pele e contribui para uma retenção adequada de umidade de nossa pele, combatendo as rugas, acnes e doenças como psoríase e queratinização.

Fortalece os ossos:

Apenas uma xícara de espinafre cozido oferece mais de 900% da necessidade diária de vitamina A para um ser humano. Isso quer dizer que o vegetal ajuda a prevenir a ativação excessiva de células que danificam os ossos (osteoclastos), promovendo uma síntese potente de proteína e mantendo a densidade e força dos ossos.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Ezi disse:

    Amei esta materia

  2. Eunice Francisca do Rosário disse:

    Amei saber dos benefícios do espinafre, não sabia de tamanho valor. Tenho uma dúvida! Como consumir e que quantidade e pode ser todos os é com que acompanhamento?