Quais são os benefícios do Botox no longo prazo?

Conhecer os benefícios do Botox permite definir se esse tratamento é o mais adequado para você. Saiba mais!
Devido aos benefícios do Botox esse é um tratamento estético que não para de crescer e, cada vez mais, conquista adeptos mais novos, sendo importante conhecer os efeitos no longo prazo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o uso do Botox cresceu cerca de 360% nos consultórios nos últimos anos. Trata-se, portanto, de um aumento vertiginoso do uso da substância.
A seguir saiba mais sobre o Botox e também quais os benefícios desse tratamento.
Como age a toxina botulínica no organismo?
Inicialmente, é preciso esclarecer uma questão importante. Apesar de ser conhecido popularmente como Botox, esse é o nome da marca que primeiro comercializou a toxina botulínica no Brasil, ainda na década de 1990.
Dessa forma, atualmente existem outras marcas disponíveis no mercado, com formulações próprias, mas sempre usando a toxina botulínica como base.
A toxina botulínica tipo A – usada em tratamentos estéticos – é uma substância purificada e industrializada e tem como principal efeito o relaxamento da musculatura.
Quando aplicada no músculo, a substância age como um bloqueador neuromuscular, impedindo que as sinapses nervosas resultem na contração muscular da face que é o que gera as rugas dinâmicas causadas pelas expressões faciais.
4 benefícios do Botox
O crescimento do tratamento deve-se aos benefícios do Botox que fazem com que a técnica entregue resultados satisfatórios às pacientes. Saiba mais a seguir!
1. Amenizar linhas de expressão
O principal objetivo de uma pessoa que inicia a aplicação de Botox regularmente é amenizar as linhas de expressão que resultam nas rugas dinâmicas.
Esse resultado é possível desde o início das aplicações, mas no longo prazo, como as contrações da musculatura facial são evitadas, a tendência é que haja uma amenização das linhas e, consequentemente, das rugas na face, mantendo um rosto mais jovial por mais tempo.
2. Evitar a formação de rugas
Outro objetivo das pacientes que aderem ao Botox é evitar a formação de rugas dinâmicas, pois elas ocorrem devido aos movimentos da face, como ao contrair a testa, ao sorrir (pés de galinha nos olhos) e na boca (código de barras).
A grande questão é que no longo prazo, a repetição das rugas dinâmicas pode causar as rugas permanentes, que são aquelas que ficam aparentes mesmo com a face em repouso.
Entre os benefícios do Botox destaca-se justamente evitar essa formação de rugas no longo prazo, pois a amenização das rugas dinâmicas também vai reduzir a formação de sinais permanentes com o passar dos anos.

3. Suavizar as expressões faciais
Pessoas muito expressivas são as que têm maior tendência à formação de rugas decorrentes das expressões faciais, pois os movimentos e contrações da musculatura são repetidos com maior frequência e intensidade.
Uma das vantagens do Botox é justamente suavizar essas expressões no longo prazo, pois ainda que a substância deixe de fazer efeito em cerca de 6 meses, ocorre um leve efeito cumulativo que reduz a amplitude dos movimentos caso haja continuidade no tratamento.
4. Resultados naturais
Por muitos anos, principalmente quando o tratamento com toxina botulínica estava no início, um receio comum era que a face ficasse paralisada ou com movimentos artificiais.
No entanto, com o maior conhecimento sobre a anatomia facial somada ao controle rigoroso da substância, o que se viu foi um tratamento com resultados naturais e altamente satisfatórios.
As pacientes que aderem a técnica conseguem ter uma face mais jovial por muito tempo, pois ainda que não seja possível evitar o envelhecimento torna-se possível amenizar os principais sinais.
Quando iniciar o tratamento com Botox?
Uma dúvida comum entre pessoas que querem obter os benefícios do Botox no longo prazo é sobre quando o tratamento deve ser iniciado.
Não existe uma idade pré-determinada, sendo que essa decisão é influenciada pela tendência genética ao envelhecimento cutâneo e hábitos, que podem ocasionar o envelhecimento precoce do rosto, como a formação de rugas.
Atualmente, uma conduta cada vez mais adotada é o uso preventivo do Botox, iniciado antes da formação de rugas justamente com o objetivo de evitar que elas surjam ou se intensifiquem.
Destaca-se que essa opção de tratamento pode começar antes dos 30 anos, mas a paciente deve ter consciência de que é necessário reaplicar a substância a intervalos regulares de cerca de 6 meses para garantir os resultados no longo prazo.
É importante que o tratamento seja conduzido por um cirurgião plástico de confiança e que seja informado de quais os objetivos da paciente com a técnica.
Em geral, o Botox pode ser usado sempre que a paciente relatar alguma ruga dinâmica mais incômoda, como na região dos olhos, testa ou lábios, por exemplo.
Antes de iniciar o tratamento converse com o cirurgião plástico sobre os efeitos e benefícios do Botox no longo prazo, avaliando se essa é a conduta mais adequada ao caso.
VEJA TAMBÉM!
Quer saber mais sobre botox? Fizemos um ótimo material sobre o assunto que você pode conferir acessando aqui!