11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Quais são os benefícios do Botox no longo prazo?

Vantagens e benefícios do botox

Conhecer os benefícios do Botox permite definir se esse tratamento é o mais adequado para você. Saiba mais!

Devido aos benefícios do Botox esse é um tratamento estético que não para de crescer e, cada vez mais, conquista adeptos mais novos, sendo importante conhecer os efeitos no longo prazo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o uso do Botox cresceu cerca de 360% nos consultórios nos últimos anos. Trata-se, portanto, de um aumento vertiginoso do uso da substância.

A seguir saiba mais sobre o Botox e também quais os benefícios desse tratamento.

Como age a toxina botulínica no organismo?

Inicialmente, é preciso esclarecer uma questão importante. Apesar de ser conhecido popularmente como Botox, esse é o nome da marca que primeiro comercializou a toxina botulínica no Brasil, ainda na década de 1990.

Dessa forma, atualmente existem outras marcas disponíveis no mercado, com formulações próprias, mas sempre usando a toxina botulínica como base.

A toxina botulínica tipo A – usada em tratamentos estéticos – é uma substância purificada e industrializada e tem como principal efeito o relaxamento da musculatura.

Quando aplicada no músculo, a substância age como um bloqueador neuromuscular, impedindo que as sinapses nervosas resultem na contração muscular da face que é o que gera as rugas dinâmicas causadas pelas expressões faciais.

4 benefícios do Botox

O crescimento do tratamento deve-se aos benefícios do Botox que fazem com que a técnica entregue resultados satisfatórios às pacientes. Saiba mais a seguir!

1. Amenizar linhas de expressão

O principal objetivo de uma pessoa que inicia a aplicação de Botox regularmente é amenizar as linhas de expressão que resultam nas rugas dinâmicas.

Esse resultado é possível desde o início das aplicações, mas no longo prazo, como as contrações da musculatura facial são evitadas, a tendência é que haja uma amenização das linhas e, consequentemente, das rugas na face, mantendo um rosto mais jovial por mais tempo.

2. Evitar a formação de rugas

Outro objetivo das pacientes que aderem ao Botox é evitar a formação de rugas dinâmicas, pois elas ocorrem devido aos movimentos da face, como ao contrair a testa, ao sorrir (pés de galinha nos olhos) e na boca (código de barras).

A grande questão é que no longo prazo, a repetição das rugas dinâmicas pode causar as rugas permanentes, que são aquelas que ficam aparentes mesmo com a face em repouso.

Entre os benefícios do Botox destaca-se justamente evitar essa formação de rugas no longo prazo, pois a amenização das rugas dinâmicas também vai reduzir a formação de sinais permanentes com o passar dos anos.

benefícios de aplicação de botox

3. Suavizar as expressões faciais

Pessoas muito expressivas são as que têm maior tendência à formação de rugas decorrentes das expressões faciais, pois os movimentos e contrações da musculatura são repetidos com maior frequência e intensidade.

Uma das vantagens do Botox é justamente suavizar essas expressões no longo prazo, pois ainda que a substância deixe de fazer efeito em cerca de 6 meses, ocorre um leve efeito cumulativo que reduz a amplitude dos movimentos caso haja continuidade no tratamento.

4. Resultados naturais

Por muitos anos, principalmente quando o tratamento com toxina botulínica estava no início, um receio comum era que a face ficasse paralisada ou com movimentos artificiais.

No entanto, com o maior conhecimento sobre a anatomia facial somada ao controle rigoroso da substância, o que se viu foi um tratamento com resultados naturais e altamente satisfatórios.

As pacientes que aderem a técnica conseguem ter uma face mais jovial por muito tempo, pois ainda que não seja possível evitar o envelhecimento torna-se possível amenizar os principais sinais.

Quando iniciar o tratamento com Botox?

Uma dúvida comum entre pessoas que querem obter os benefícios do Botox no longo prazo é sobre quando o tratamento deve ser iniciado.

Não existe uma idade pré-determinada, sendo que essa decisão é influenciada pela tendência genética ao envelhecimento cutâneo e hábitos, que podem ocasionar o envelhecimento precoce do rosto, como a formação de rugas.

Atualmente, uma conduta cada vez mais adotada é o uso preventivo do Botox, iniciado antes da formação de rugas justamente com o objetivo de evitar que elas surjam ou se intensifiquem.

Destaca-se que essa opção de tratamento pode começar antes dos 30 anos, mas a paciente deve ter consciência de que é necessário reaplicar a substância a intervalos regulares de cerca de 6 meses para garantir os resultados no longo prazo.

É importante que o tratamento seja conduzido por um cirurgião plástico de confiança e que seja informado de quais os objetivos da paciente com a técnica.

Em geral, o Botox pode ser usado sempre que a paciente relatar alguma ruga dinâmica mais incômoda, como na região dos olhos, testa ou lábios, por exemplo.

Antes de iniciar o tratamento converse com o cirurgião plástico sobre os efeitos e benefícios do Botox no longo prazo, avaliando se essa é a conduta mais adequada ao caso.

 

Agende agora a sua consulta!

 

VEJA TAMBÉM!

Quer saber mais sobre botox? Fizemos um ótimo material sobre o assunto que você pode conferir acessando aqui!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).