(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Benefícios da Melancia

Descubra os benefícios da melancia.

A melancia vem originalmente da África e já há relatos do cultivo dessa fruta em hieróglifos egípcios. Depois de chegar à China prosperou e tornou o país seu maior produtos mundial no século X. Na Europa, ela chegou por volta do século XIII e no continente americano em meados do século XVI. No Brasil, a melancia é uma das heranças deixadas pelos escravos africanos e, hoje, é uma das frutas mais consumidas do país. Além de saborosa, é refrescante e ideal para aqueles dias típicos de sol e calor.
A melancia é composta quase que completamente por água, o que a torna um alimento pouco calórico (100 g fornece 30 calorias). Além disso, a melancia é extremamente nutritiva e contém vitaminas do complexo B, biotina, ácido pantotenico, potássio, fósforo, cálcio, cobre, entre muitos outros nutrientes essenciais para a boa forma.

Veja abaixo seus principais benefícios:

Propriedade anti-inflamatória

Na melancia, encontramos a cucurbitacina E, que é uma molécula do tipo triterpenoide e apresenta propriedades anti-inflamatórias, ajudando também na cicatrização ou recuperação de lesões.

Aliada do coração
Apenas um copo de polpa de melancia já é o suficiente para ajudar o coração a funcionar de forma mais saudável. Isso porque a melancia apresenta um potente vasodilatador – gás óxido nítrico – que relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial – quando estiver alta – e prevenindo muitas outras doenças ligadas ao coração. Essa atenuação da pressão arterial pode ser notada também em adultos de meia-idade ou que sofrem de obesidade.

Previne o câncer
A melancia é uma forte aliada no combate ao câncer. Isso porque ela contém um antioxidante chamado Licopeno, que ajuda a combater diversos tipos de câncer, tais como câncer de estômago, mama, bexiga, próstata, pulmão, cólon e pâncreas. A fruta ainda apresenta grandes quantidades de vitamina C e betacaroteno, que ajudam na boa forma e no aumento da resistência do sistema imunológico.

Ajuda a emagrecer
É difícil olhar para a melancia e vê-la como algo “engordante”, certo? De fato, a fruta ajuda a perder medidas, sendo indicada em dietas ou para quem está em processo de reeducação alimentar, por exemplo. Além de hidratar o corpo, ela também inibe a vontade de comer.

Evita disfunção erétil
O óxido nítrico, que é gerado na ingestão da fruta, é eficaz na prevenção ou no tratamento de disfunção erétil. Isso acontece porque o gás consegue promover o relaxamento de toda a musculatura dos vasos sanguíneos, o que contribui para o transporte de sangue para o pênis e demais regiões do corpo. Para se ter uma ideia, um dos medicamentos mais famosos contra disfunção erétil utiliza o mesmo mecanismo de ação que o óxido nítrico, presente na melancia.

Ótima para os ossos
A melancia deve estar na dieta de todos que estiverem tratando dos ossos, uma vez que possui agentes oxidantes que promovem a saúde dos ossos, como é o caso do Licopeno, que estimula o processo de formação dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. Em pesquisas feitas no Brasil e fora, mulheres consumiram Licopeno no período pós-menopausa por alguns meses e, como resultado, foi constatado uma redução considerável na degradação óssea.

Beneficia os músculos
A fruta é rica em potássio, eletrólito fundamental para a contração muscular e a própria transmissão dos nossos impulsos nervosos. O aminoácido citrulina – encontrado na melancia – traz muitos benefícios para os músculos. Para atletas, ela ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a dor muscular pós-treino.

Melhora a visão
A melancia possui betacaroteno, que quando absorvido por nosso organismo transforma-se em vitamina A. Os benefícios da vitamina A são notórios na visão, uma vez que essa vitamina evita a cegueira noturna, prevenindo ou retardando doenças relacionadas à visão ou debilidades facilitadas no envelhecimento.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. laercio

    obg pela orientaçóes dessa fruta adoro malancia quero receber sempre as orientaçóes sobre prevençóes com as frutas alimentar.

    responder

Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.