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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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das 10h às 19h

Os benefícios de andar de bicicleta

Considerada uma “academia ao ar livre”, andar de bicicleta faz bem à mente e ao corpo

Para muita gente ela é o transporte do futuro. Acessível, não poluente e fácil de guardar, a bicicleta tem muito mais vantagens do que você imagina – principalmente para a saúde. Cada vez mais pessoas em todo o mundo têm procurado um jeito de vencer as distâncias a pedaladas, seja nas horas de lazer ou no caminho para o trabalho. Apesar de ainda não haver condições urbanas favoráveis na maioria das cidades brasileiras, essa forma de driblar o trânsito traz benefícios físicos visíveis, além de fazer bem ao espírito pela sensação de liberdade que proporciona. No corpo, por exemplo, eles podem ser vistos no aumento de massa muscular. Considerada uma verdadeira academia ao ar livre, pedalar ajuda ainda a melhorar a capacidade respiratória e promove queima de calorias.

Andar de bicicleta economiza idas ao médico

O melhor é que é oficial. Pesquisa realizada pela Universidade Alemã do Desporto mostrou os benefícios da bicicleta tanto para o corpo quanto para a alma. De acordo com o relatório, quem anda de bicicleta regularmente economia um bocado de idas ao médico. A atividade favorece desde quem tem dores nas costas até doenças cardiovasculares – passando pela simples perda de peso. A ideia, entretanto, não é simplesmente subir em uma “magrela” e sair pedalando, pedalando… Como qualquer outro exercício, é preciso fazer alguns alongamentos, aumentando aos poucos tanto a duração do aquecimento quanto do tempo pedalando.

Queime calorias mas combine a atividade com uma dieta saudável

Claro que você não precisa usar a bicicleta para ir para o trabalho, por exemplo, mas pode adotar a pedalada nas horas de lazer ou como complemento à academia: se você andar de bicicleta cerca de 40 minutos três vezes por semana, vários dos distúrbios causados pelo sedentarismo podem ser eliminados. Se a meta for queimar calorias com mais facilidade a atividade deve, como qualquer outra, estar associada a uma dieta saudável e balanceada. Ela é especialmente recomendada para quem quer trabalhar pernas e barriga, já que além de trabalhar grandes grupos de músculos das pernas, ela exige uma postura correta, estimulando a contração do abdome. Enquanto você fica confortavelmente sentada, pernas e glúteos endurecem.

Aos poucos, você fortalece o coração, o corpo e a mente

Ao andar de bicicleta você está livre para pegar rotas alternativas, não tem problemas de estacionamento e poder ir a praticamente todos os lugares, sentindo a brisa gostosa no rosto sem ter que se preocupar com o combustível, por isso a atividade ajuda também a combater o estresse diário, sendo considerada um excelente antidepressivo. Por outro lado, é possível melhorar a frequência cardíaca adaptando a intensidade da pedalada à intensidade do batimento cardíaco, fortalecendo o coração através de um exercício aeróbico de baixo impacto. Como ele é praticado sentado, não há sobrecarga em nenhuma parte do corpo porque o peso fica distribuído. Então vamos experimentar. Comece com 40 minutos três vezes na semana e vá aumentando gradativamente. Em pouco tempo você sem sentirá mais saudável e vai achar a vida muito mais bela.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).