11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

As três melhores posições para dormir melhor

Dormir melhora a nossa saúde em vários aspectos. Para isso, precisa de uma boa noite de sono e as posições em que dorme podem não dar o conforto que necessita, além de que dão a sensação de um sono pouco profundo. Seguidamente enumeramos as três melhores posições para dormir e também as que deve evitar.

1 – Dormir para o lado esquerdo

Está a posição mais recomendada pois permite uma respiração tranquila e a coluna fica corretamente alinhada. Nesta posição deve ter em conta a altura do travesseiro, que deve ser igual à altura do ombro. O lado esquerdo é o mais aconselhável, até mesmo para grávidas, pois estimula a circulação do sangue para o feto. Evite escolher o lado direito pois pode sentir azia. Se habitualmente sofre de azia ou refluxo, deite-se sempre para o lado esquerdo pois assim os órgãos ficam pressionados e evitam o refluxo.

Esta posição é também aconselhada para quem sofre de dores nas costas. A colocação de um travesseiro entre os joelhos vai ajudar a definir a postura e a manter a coluna na posição correta.

Sofre de alergias? Saiba que esta é a posição mais recomendada. Coloque um travesseiro extra para manter a cabeça mais elevada e sentirá alivio nos sintomas de rinites, sinusites ou até mesmo em constipações.

2 – Dormir de barriga para cima

Esta é uma boa posição para dormir, pois a coluna fica alinhada com a cervical, mas sempre com travesseiro baixo. Não deve colocar travesseiro muito alto para não provocar dores no pescoço. Nesta posição os músculos ficam relaxados e estendidos. Esta posição apenas não é aconselhada a quem ressona ou tem apneia do sono. Mas as vantagens são muitas. Se sofre de cólicas e TPM é a posição ideal para si, pois a barriga fica esticada, aliviando a pressão interna. Em caso de dores nos quadris, torcicolos, contraturas musculares ou dores nos joelhos, esta é, definitivamente, a melhor posição, pois relaxa os músculos e assim consegue aliviar a dor.

3- Dormir na posição de estrela-do-mar

Trata-se de uma variante da segunda posição, com a diferença da colocação dos braços por cima da cabeça ou ao redor do corpo. Esta posição é a ideal para prevenir rugas na face e problemas de pele. Engloba todos os benefícios de dormir de costas, mas permite mais liberdade na colocação dos braços e pernas, facilitando o relaxamento e um sono profundo.

Quanto às posições menos aconselhadas, elas são o dormir de barriga para baixo e a posição fetal. A primeira porque o pescoço fica colocado totalmente virado para um dos lados. Isto pode levar a sentir dores nas costas, no pescoço e nos ombros e é frequente provocar torcicolos e problemas cervicais. A posição fetal é talvez a posição mais frequente, especialmente entre mulheres. Manter os joelhos dobrados e o pescoço baixo, como se fosse uma bola não é a melhor posição para a coluna que fica curvada. Pode interferir na respiração e impedir um sono tranquilo.

Agora que sabe os benefícios de cada posição para ter uma tranquila noite de sono, evite as posições que lhe possam trazer problemas e adote uma postura mais correta. O seu corpo agradece. A sua mente também.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).