Menu

A salada de frutas ideal

Quais frutas devo escolher para preparar uma salada poderosa?

As frutas são sagradas e obrigatórias na mesa de qualquer indivíduo que queira manter-se saudável e em dia com seu corpo e mente. São naturais, saborosas e extremamente ricas em nutrientes, além de darem ótimas saladas! As vitaminas e componentes contidos nas frutas são verdadeiros remédios contra milhares de doenças e auxiliam no bom funcionamento de todos os nossos órgãos internos e externos. Se você quer ter disposição suficiente para enfrentar seus dias, praticar esportes, melhorar sua concentração e a aparência de sua pele e prevenir-se de um oceano de doenças, o consumo de frutas torna-se mais do que essencial.

Saiba a seguir quais são as frutas mais nutritivas para preparar uma salada saudável e deliciosa:

Maçã
Para quem não sabe, a maçã é extremamente benéfica para a saúde de nosso corpo. Nela, estão grandes quantidades das vitaminas C e E, além de conter fibras, potássio e substâncias do complexo B. As maçãs protegem nossa mucosa digestiva e auxiliam em nosso sistema nervoso, atuando em seu regulamento. Problemas de pele, gastrite, colesterol e fadiga mental também são evitados com o seu consumo. Se você possui problemas de memória ou prefere prevenir-se do que remediar, o consumo da maçã será uma ótima escolha.

Limão e Laranja
Marcas registradas do grupo das frutas cítricas e mundialmente conhecidas, o limão e a laranja são riquíssimos em vitamina C, ácido cítrico e bioflavonóides. O limão, bem como a laranja, são ótimos remédios para curar o escorbuto e, como se não bastasse, ajudam a diminuir o estresse do dia a dia, o causador de muitas de nossas ansiedades, ganho de peso e vulnerabilidade à doenças. Fadiga, dores de cabeça, cancro e alergias podem ser evitadas de forma efetiva com o consumo de laranja e limão. Essas duas frutas também nos abastecem com a energia necessária para enfrentarmos a rotina com disposição, atuando de quebra no emagrecimento.

Uvas e passas
A uva foi consagrada no cinema e virou uma das principais frutas afrodisíacas consumidas mundialmente, sendo uma das frutas mais poderosas quando se trata de fonte de energia. Em sua composição, podemos encontrar vitaminas B e C, além de uma quantidade considerável de carboidratos. As uvas ajudam nossos rins a trabalharem de forma mais fluida e previne doenças ou inflamações no fígado, coração, intestino e abdômen. Quem não gosta muito de comer uvas puras, pode optar por comê-las na forma de passas, pois sua eficácia não se perde. Além de serem fonte de ferro como poucas frutas e trazerem mais oxigênio ao sangue, combatem tosses e diarreias.

Framboesa
Muita gente desconhece o nome dessa fruta, apesar de ela ser bastante conhecida visualmente através de sorvetes, geleias ou doces, por exemplo. A Framboesa contém fibras, vitaminas A, C, B1 e B5, auxiliando na diminuição do colesterol e, consequentemente, de possíveis doenças cardíacas.

Mangas
As mangas possuem taxas estrondosas de carboidratos, betacaroteno, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitaminas B e C. São diuréticas e combatem a acidez estomacal, além de purificar o sangue.

  • 5
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).