Reflexologia para relaxar!

Saiba mais sobre essa eficiente técnica de massagem nos pés e pernas que proporciona bem-estar e equilíbrio para o corpo todo.

Você já imaginou se pudéssemos aliviar diversas dores em nosso corpo sem que para isso tenhamos que recorrer a tratamentos químicos (remédios)? E ainda por cima obter um ótimo equilíbrio mental e corporal? Pois saiba que tudo isso é possível através da reflexologia, uma eficiente técnica de massagem que consiste em pressionar alguns pontos reflexos específicos localizados em nossos pés, que têm ligações com todas as regiões corporais.

Cada ponto dos pés age, por exemplo, em uma parte específica do corpo. Ao pressionar certo ponto, o cérebro receberá um comando para que libere o hormônio responsável por determinada parte do organismo. São inúmeros os benefícios obtidos através da reflexologia. Se o que você precisa é relaxar um pouco a região da cabeça e pescoço, você deve pressionar, com o polegar, os dedos dos pés, exceto os dedões, que deverão ser pressionados para aliviar uma dor de cabeça. Devido ao relaxamento, tanto físico quanto mental, proporcionado pela reflexologia, a chance de se desenvolver uma depressão, por exemplo, é praticamente nula.

Com a reflexologia também é possível dar uma amenizada no estresse e até aumentar a disposição e energia. Para isso, basta pressionar a parte do meio do pé. E essa pressão deve ser firme, porém não muito forte. Simples, não é? Já a massagem na região do calcanhar é ótima para estimular a pélvis, o que contribui para um sexo muito melhor. A área do peito do pé tem ligação com o estômago, e a aplicação da reflexologia nessa região ajuda a aliviar qualquer tensão que podemos ter nessa parte do corpo. Além disso, aquele peso que sentimos no estômago por conta de alguns excessos alimentares, também pode ser evitado através desse tipo de massagem.

Há ainda incontáveis outros benefícios que a reflexologia pode nos trazer. Entre eles está a diminuição de problemas respiratórios, o combate à má circulação sanguínea e a diminuição da tensão pré-menstrual e da ansiedade. Além disso há o alívio de diversas dores físicas, seja na cabeça, na coluna, nos braços, nas pernas, enfim, as vantagens são imensas. E para que você possa desfrutar de tantos benefícios, basta aplicar essa técnica de massagem em seus pés. Apesar de parece simples de fazer em si mesma, o resultado nunca é o mesmo de quando fazemos com um especialista, procure um profissional que possa lhe proporcionar corretamente cada sensação da melhor maneira para não se preocupar se está fazendo corretamente. A reflexologia é uma maneira simples e extremamente eficaz de se cuidar melhor da saúde como um todo, tanto física quanto mental. Pra quê coisa melhor, não é verdade?

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).