11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Benefícios da cromoterapia para estética

O que é cromoterapia?

Saiba como aliar a terapia das cores aos procedimentos estéticos

 

Conhecida também como terapia das cores, a cromoterapia é utilizada pelos homens desde muitos séculos atrás e até os dias atuais suas técnicas continuam se destacando pelos inúmeros benefícios alcançados. 

Reconhecida como um tratamento terapêutico alternativo, a utilização das cores pode auxiliar tanto em questões físicas, como tratamento de patologias, quanto em questões emocionais e psicológicas. 

Da mesma forma, é possível utilizar as técnicas de cromoterapia para tratar diversos problemas relacionados à estética, podendo devolver a autoestima e a autoconfiança de homens e mulheres que possuem insatisfações. 

O que é cromoterapia

Podemos definir como cromoterapia os tratamentos realizados por intermédio das cores que tem como principal objetivo estabelecer o equilíbrio e harmonia no corpo e na mente. 

A origem da palavra é a junção do termo “kromos”, que significa cor e o termo “terapheia”, que significa terapia, formando assim uma alternativa complementar a medicina tradicional, com benefícios comprovados cientificamente.

Utilizando as cores do espectro solar (arco-íris) – azul, laranja, verde, amarelo, lilás, índigo e rosa – em que cada uma delas emite uma vibração energética diferente, a terapia é responsável por causar diferentes efeitos para quem a pratica.

Cromoterapia e estética

Nos tratamentos estéticos, a terapia das cores pode ser utilizada como importante aliada aos procedimentos já conhecidos, estimulando a renovação celular, combatendo o envelhecimento e até mesmo favorecendo o emagrecimento. 

Cromoterapia no dia a dia

Significado de cada cor

Antes de mais nada é preciso ressaltar que embora cada cor tenha uma propriedade e atue em um ponto específico, durante os tratamentos é possível combinar mais de uma cor para alcançar o objetivo desejado.

 

Azul

Com propriedades calmantes e tranquilizantes, a cor azul ajuda a acalmar inquietações do corpo e da mente, sendo comumente utilizada no combate a insônia e estresse, contribuindo para melhor qualidade de vida. 

Na estética, seus benefícios podem ser utilizados para tratar peles ressecadas ou que sofreram queimaduras.

Laranja

Com alto poder energético, suas propriedades ajudam a eliminar toxinas do organismo, sendo comumente utilizada para tratamentos contra gorduras localizadas e ajudando a aumentar a autoestima. 

Verde

Cor que ajuda a promover o equilíbrio interno, o verde é a cor mais utilizada para dilatar os vasos sanguíneos e complementar tratamentos de relaxamento e elasticidade da pele. 

Amarelo

Cor que estimula o intelecto e atua direto no sistema nervoso central, acelerando o processo de cura no corpo. Além de contribuir para fortalecer os tecidos, a cor amarelo também ajuda a elevar a criatividade e o bom humor. 

Lilás

Indicada como tratamento complementar para procedimentos que tratam a acne e outras inflamações na pele. 

Índigo

Atua na parte interna da derme como um anti-hemorrágico, sendo ideal para tratamentos que atuam em camadas mais profundas da pele. 

Rosa

Ajuda a eliminar as impurezas do corpo e da pele, também contribuindo para os procedimentos que suavizam manchas de acne e cicatrizes. Sendo assim, procedimentos estéticos como a limpeza de pele, drenagem linfática e até mesmo o botox podem ser favorecidos com o uso da cromoterapia.

Agende agora a sua consulta!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).