11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Nunca é tarde! Veja os benefícios da prática de exercícios na terceira idade

Ter mais de 60 há muito tempo não é mais desculpa para a vida sedentária. Conheça os benefícios que os exercícios físicos trazem para a terceira idade.
Já vai longe o tempo em que o pessoal da terceira idade queria apenas descansar os ossos depois da aposentadoria, hoje um número cada vez maior de idosos compreende os benefícios de praticar atividades físicas depois dos 60 anos. Nas praias, parques e praças de todo o país é fácil encontrar pessoas nessa faixa etária procurando melhorar a qualidade de vida através dos exercícios, já que é justamente quando aumenta a propensão a dores, cansaço e rigidez muscular justamente por causa da perda da flexibilidade, massa muscular, equilíbrio, força e massa óssea, tudo isso, muitas vezes, aliado ao aumento da gordura corporal. No entanto, ao praticar as atividades físicas corretas, com o devido acompanhamento de profissionais especializados, é possível minimizar os efeitos da idade, retardando o processo de envelhecimento – mesmo para quem nunca fez exercícios físicos antes. Afinal, nunca é tarde para começar.

O sedentarismo é o pior inimigo da saúde, em qualquer idade, por isso quanto antes começar a se mexer, melhor. É claro que há inegáveis alterações fisiológicas com o avanço da idade, mas é possível retardar algumas delas através de exercícios combinados a uma boa alimentação baseada em uma dieta balanceada e idas regulares e preventivas ao médico. Desde que feitas regularmente e acompanhada por um instrutor qualificado, a atividade física melhora o equilíbrio postural, a sensibilidade e a flexibilidade, promove a manutenção, aumento ou melhora das massas ósseas e muscular, reduz as dores das articulações, promove alongamento da coluna, ajuda a regular o intestino e ainda traz benefícios aos sistemas cardiovascular e respiratório – mesmo quando iniciada apenas depois dos 60 anos.

Os melhores exercícios para esta faixa etária são os que melhoram a parte aeróbica doindivíduo, fortalecendo os grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo de forma a reduzir as chances de quedas, as fraquezas nas perdas e o cansaço em excesso por falta de resistência cardiorrespiratória. Alguns dos mais indicados são a natação, que além de trabalhar intensamente a parte aeróbica e fortalecer os músculos protege as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e artrose, e ainda queima calorias; a corrida, que beneficia a respiração e o equilíbrio; e o pilates ou a yoga, que aliviam dores típicas da idade e também melhoram a autoestima.

Os pontos positivos, no entanto, são muito mais abrangentes: os benefícios da atividade física na terceira idade não se restringem aos aspectos físicos do idoso. Muito pelo contrário, além de desacelerar o processo de envelhecimento no organismo, ela também promove a inclusão social, melhora o humor e seu grau de independência, ajuda a elevar a autoestima e amplia o círculo de amizades. Ao fazer exercícios ao ar livre, frequentar academias ou salões em associações de moradores e clubes, o idoso está interagindo com seus pares, conhecendo novas pessoas, passando e adquirindo novas experiências. Uma combinação que é uma verdadeira fórmula para a fonte da juventude.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).