Intestino preso? Alimente-se melhor e fique livre desse mal

Você sofre desse mal? Então pare de sofrer ingerindo os alimentos corretos!

Intestino preso, também conhecido como prisão de ventre, é um mal que acomete muitas pessoas, principalmente mulheres. Ficar mais de dois dias sem ir ao banheiro pode causar diversas reações desagradáveis ao organismo, como sensação de inchaço abdominal, gases e até alteração do humor.

A prisão de ventre pode contribuir para a proliferação de bactérias maléficas ao organismo. Geralmente a causa desse mal se deve a uma alimentação inadequada, falta de atividades físicas e baixa ingestão de líquidos. Por essa razão, citaremos 4 alimentos que ajudam a soltar, digamos assim, o intestino. Saiba mais e combata esse mal de forma natural.

Cereal muito consumido por quem busca uma alimentação saudável, a aveia, riquíssima em fibras, contribui para o funcionamento regrado do intestino. E além das fibras ela ainda é fonte de manganês, ferro, vitaminas B1 e B5, zinco, proteínas, fósforo e magnésio. Seus benefícios são inúmeros: faz bem à pele, melhora o humor e ainda é uma grande aliada na perda de peso, pois traz sensação de saciedade. No intestino, a ação da fibra beta-glucana faz com que haja um desenvolvimento, crescimento dos probióticos nesse órgão, o que consequentemente gera a produção de ácido butírico.

Esse ácido estimulará os movimentos peristálticos, fazendo com que o intestino trabalhe corretamente. Outro alimento amigo do intestino é o mamão, especialmente o papaia, também rico em fibras. Sua capacidade nutricional ainda engloba as vitaminas A e C, o potássio e o folato. O mamão é benéfico para a visão e um grande auxiliar no controle do colesterol e açúcar no sangue, além de outras vantagens. Já em relação ao intestino, a papaína contribui para uma digestão mais rápida, basicamente fazendo com que o intestino libere o bolo fecal de forma mais acelerada.

Contendo uma considerável quantidade de fibras entre seus nutrientes, a batata doce é outro alimento que só faz bem à saúde. Assim como o mamão, ela também é rica em vitaminas A e C, potássio, entre outros. Entre seus benefícios estão o fornecimento de energia, auxílio no controle de glicose no sangue e é uma grande aliada de quem quer emagrecer, devido às fibras. Quando no intestino, ela sofre um processo de fermentação ocasionado pelos probióticos, o que estimula o trabalho intestinal. Um dos melhores alimentos contra a prisão de ventre, o grão de bico é outro benfeitor para a saúde do intestino. Em menos de 50 gramas desse produto é possível obter 8 gramas de fibras, uma quantidade bastante elevada.

Outros de seus nutrientes são o cálcio, vitaminas do complexo B e ferro. O grão de bico ajuda a diminuir os níveis de colesterol alto e a regular a pressão arterial. No intestino, esse alimento estimula a produção de bactérias benéficas, colocando esse órgão para trabalhar.

Apesar da agitação da vida cotidiana, não podemos deixar nossa saúde em segundo plano. Tudo bem que temos mil coisas para fazer durante o dia e o tempo parece ser insuficiente, porém precisamos dedicar sempre um tempo para cuidarmos de nós mesmas, pois o corpo e a mente agradecem.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp