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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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Para iniciantes! Começando uma vida saudável!

O verão está chegando e para muita gente já passou da hora de começar com uma vida mais saudável. Mas, por onde começar? É o que você vai descobrir com as nossas dicas!

A saúde é uma das maiores preciosidades que Deus nos concedeu e merece toda a atenção do mundo. Apesar de muita gente já ter aderido a um estilo de vida mais saudável e estar desfrutando dos benefícios de uma rotina mais saudável, existem ainda milhares de mulheres que não conseguem deixar a preguiça de lado e botar a mão na massa para perder peso na academia, reduzir medidas e, principalmente, largar a vida sedentária e tornar-se uma pessoa de bem com seu corpo. Se você se identificou com este tema, quer livrar-se do sedentarismo, mas não sabe por onde começar, muita calma nessa hora! Separamos algumas dicas que vão ajuda-la a mudar de vida.

Força de vontade para começar com o pé direito
Não espere por doenças ou sobrepeso para finalmente resolver tomar uma atitude e colocar o corpo para mover-se. A grande maioria das pessoas só decide entrar em uma dieta ou perder peso quando a situação já está grave e incomodando até mesmo pessoas de seu convívio íntimo. Antes de mais nada, a primeira coisa que vai tira-la do sofá e fazer com que você dê o primeiro passo e comece com uma vida mais saudável é a força de vontade. Conscientize-se de sua situação e leia, ouça e assista sobre a importância dos exercícios físicos na vida de qualquer ser humano e os benefícios que eles proporcionam ao corpo e mente. Assim, pouco a pouco, você começa a despertar em si aquela chama de motivação que estava até então apagada. Conversar com quem já tenha emagrecido e que, preferivelmente, esteve em uma condição semelhante à sua, também ajuda muito.

Selecione melhor o que comer e beba mais água
Essa é uma das primeiras coisas que você vai ter que repensar antes de movimentar-se: selecionar o que come. Se você fizer isso desde o início, mesmo não perdendo peso, ao menos, evitará de ganhar mais. Não adianta nada exercitar-se e não fechar a boca para certos alimentos! É preciso cortar o mal pela raiz, que, no caso, é a sua boca. Evite frituras, embutidos, alimentos industrializados ou de farinha branca, trocando-os por versões mais light, além, claro, de frutas, legumes e muita salada. Além da alimentação, a água é sua grande aliada nesta jornada e é preciso que você se familiarize com ela desde o início. O ideal é tomar entre 2 e 3 litros de água por dia!

A pressa é inimiga da perfeição
Vá com calma! Lembre-se de que o que está em questão não é apenas se você está acima ou abaixo do peso e sim todo o processo. Faça caminhadas de 30 a 40 minutos diariamente ou em dias alternados e, quando estiver conseguindo fazer o exercício sem grandes dificuldades, aumente a intensidade. Alguns exercícios recomendáveis são: corrida, bicicleta, dança, natação, entre muitos outros. No início, seu pulmão, coração e cada músculo de seu corpo estarão acostumando-se com os novos movimentos e, por este motivo, é comum você sentir dor ou cansaço excessivo. Por isso, respeite o período de regeneração dos músculos e não queira sair correndo uma maratona já no segundo dia. Isso pode trazer lesões que irão fazer com que você tenha que brecar os exercícios por até semanas ou meses. Portanto, respeite o processo e vá com muita calma, apreciando cada etapa e sentindo os benefícios chegarem até você.

Estabeleça metas periódicas
Agora, para terminar com chave de ouro e conseguir alcançar seu peso ideal, o mais indicado é estabelecer metas iniciais. Se possível, marque-as e, à medida que avança na resistência e na intensidade dos exercícios, aumente-as de acordo. Isso é ótimo para você ter um bom acompanhamento de seu progresso e ajuda muito a manter o foco. Desta forma, tem-se um maior controle de ganho e perda, além de você conseguir acompanhar de perto toda a transformação!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Irene Cotrim dos Santos disse:

    Adorei às dicas legal