Menu

A importância do alongamento

Falamos muitos sobre variados tipos de exercícios, mas não podemos deixar de falar sobre o alongamento, que deve ser seu aliado antes e depois de qualquer atividade!

É muito comum nos empolgarmos a praticar algum exercício físico, seja uma simples caminhada ou uma curta corrida, levantamos animadas e com o peito cheio para começar mais um dia de treino, e quando terminamos só queremos sentar, descansar e tomar uma água, e logo esquecemos de uma das atividades mais importantes, antes e depois de qualquer exercício, o alongamento. Pois bem, você já deve ter ouvido falar nele, mas certeza que esqueceu dele algumas vezes, principalmente se você costuma fazer atividades em casa, no parque sozinha ou com as amigas. Mesmo que você não pratique nenhuma atividade, o alongamento pode te trazer inúmeros benefícios também.  Então selecionamos alguns motivos para você colocar esse novo parceiro na sua rotina:

O alongamento é composto por exercícios de movimento estático, que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões torácicas. Ele é um exercício físico que irá ajudar na flexibilidade dos músculos, fazendo com que os seus movimentos fiquem mais fáceis e soltos. Para entender melhor, caso seus músculos estejam encurtados ou tensos, isso pode limitar o seu desempenho, afetar a sua coluna, e gerar desconforto físico.

Pratica-lo antes de começar uma atividade, faz com que seu corpo esteja preparado para receber os impactos de uma atividade mais intensa, ele ajuda na circulação do sangue, ajuda a diminuir as dores, e aumenta a temperatura do seu corpo. Depois que finalizar o seu treino, o alongamento proporciona a sensação de relaxamento mental e físico, fazendo com que você não se sinta tão desgastada após a atividade.

O interessante é que, independente da idade, qualquer pessoa pode fazer o alongamento. Você pode fazer a qualquer hora do seu dia, pode ser de manhã assim que acordar, para dar aquela disposição para começar o dia, pode ser depois de passar horas sentadas no trabalho, ou no final do dia para aliviar as tensões para assim relaxar e dormir melhor. Lembre-se sempre de respeitar os seus limites, conhecer seu corpo e se é um iniciante, procure um profissional para lhe ajudar a começar.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).