Correria em São Paulo? Relaxe com uma Massagem Clássica

Se você está estressada com o seu dia a dia, experimente fazer uma massagem clássica para voltar à sua paz de espírito

O dia já começa complicado com o despertador tocando cedo. Você precisa levantar, tomar banho, se vestir, se maquiar e preparar seu café da manhã. Se você tiver filhos, você ainda precisa verificar se as crianças acordaram e estão devidamente alimentadas, limpas e uniformizadas para irem à escola.

 

Depois, você sai de casa e se depara com o maior engarrafamento do universo, daqueles que só São Paulo é capaz de proporcionar. No caminho, buzinas, motos em alta velocidade, motoristas mal-educados, ônibus, barulhos… Quando você finalmente chega ao seu local de trabalho, lá está seu chefe fazendo mil cobranças. Na hora do almoço, você até tenta tirar um tempinho para você, mas o intervalo não é suficiente nem para fazer as unhas.

No fim do dia, lá vai você enfrentar o trânsito novamente, até conseguir chegar em casa e se deparar com a bagunça no quarto, as crianças cansadas e o jantar por fazer. E você ainda precisa responder as mensagens da sua amiga que se divorciou e ligar para a sua mãe. Isso sem falar que você ainda tem um marido para dar atenção. É de enlouquecer qualquer pessoa, não é mesmo?

Antes que você enlouqueça de vez…

Hoje em dia, a rotina das mulheres é extremamente atribulada. Marido, filhos, trabalho, estudo, amigos e família ocupam a maior parte do nosso dia a dia. Além disso, quando moramos em grandes cidades, ainda perdemos horas e horas no trânsito, que só parece piorar. Não é à toa que cada vez mais nos sentimos exaustas, estressadas e ansiosas.

Para não enlouquecer de vez em meio a tanta correria e cobranças, é preciso fazer algo por você mesma. Reservar um tempo para se cuidar e se mimar é essencial para manter a paz e espírito no meio desse caos, e uma massagem clássica pode ajudar você a se equilibrar novamente.

O que é a massagem clássica

A massagem clássica é uma técnica que consiste na aplicação de pressão de forma metódica e ritmada no corpo, ou em alguma parte específica, com finalidade terapêutica. Ela utiliza várias técnicas manuais diferentes, que conseguem atuar sobre os músculos, o sistema circulatório, os fluxos de energia e o sistema nervoso, buscando um re-equilíbrio físico e mental.

Os movimentos da massagem relaxante são suaves e consistem no deslizamento, amassamento, fricção, vibração, pinçamento e percussão do corpo ou de partes do corpo. Ela é feita com a aplicação de cremes ou óleos, que podem conter substâncias benéficas para a pele e o para o organismo.

Ela é indicada para complementar o tratamento de dores em geral, inchaços e hematomas, além de aliviar o stress e promover o relaxamento do paciente.

Benefícios da massagem clássica

Para conseguir proporcionar a sensação de relaxamento e bem-estar, a massagem clássica provoca outros efeitos no nosso corpo, começando pelo relaxamento muscular local e geral, nos ajudando a liberar as tensões.

A massagem relaxante também é capaz de promover o alívio de dores (principalmente aquelas causadas pela tensão muscular resultante do stress). Além disso, essa técnica promove uma melhora geral da circulação sanguínea e linfática, de forma a melhorar a oxigenação e a nutrição dos tecidos. Ocorre também o aumento da vascularização periférica, a diminuição dos nódulos de gordura e a renovação da pele.

Há um aumento no fluxo de oxigênio no sangue, que ajuda a liberar as toxinas localizadas nos músculos. Com isso, remove-se o ácido lático e aliviam-se as tensões e as dores musculares. O paciente da massagem também experimenta um aumento da maleabilidade dos tecidos e uma melhora da mobilidade das articulações.

O resultado de tudo isso é a promoção do equilíbrio físico, mental e emocional do paciente, contribuindo para sua qualidade de vida de forma geral.

Contraindicações da massagem clássica

Mesmo trazendo inúmeros benefícios para o paciente, a massagem clássica tem algumas contraindicações relacionadas a doenças ou a condições individuais. Pacientes com tumores benignos ou malignos, problemas circulatórios (como flebite ou tromboflebite), inflamações agudas, doenças de pele (por exemplo, eczema, acne e furúnculos), infecções, fragilidade capilar e doenças cardíacas não estabilizadas não devem recorrer à massagem clássica sem antes conversar com seu médico de confiança.

Além disso, pacientes que estejam grávidas não devem se submeter a massagens na região da barriga para não prejudicar o bebê. No caso de pacientes que fizeram alguma cirurgia recentemente, a massagem pode até ajudar no processo de cicatrização e na remoção de líquidos acumulados, evitando o edema e diminuindo os hematomas, mas é preciso ter autorização do cirurgião antes de realizar as sessões.

Um tempo especial para você

Além dos benefícios que a massagem clássica proporcional ao nosso corpo, ter um tempo somente para você pode ser a salvação do seu equilíbrio quando sua rotina parece consumir toda a sua energia.

Dedicando um tempo a você mesma em uma massagem clássica, você tomará consciência do seu próprio corpo e prestará atenção em sua respiração, conseguindo alguns momentos de paz para colocar os pensamentos no lugar e recuperar as forças e a serenidade para enfrentar os desafios diários com mais sabedoria e disposição.

Você merece esse cuidado! Aproveite!

  • 9
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).