Conheça melhor as vitaminas: A, E, C

As vitaminas A, E e C têm um papel fundamental em nosso organismo. Conheça cada uma e onde você as pode encontrar.

As vitaminas são compostos muito importantes para o bom desenvolvimento e manutenção de nosso organismo. Cada uma tem seu papel e o déficit ou o excesso em uma vitamina pode ser causador de doenças. As Vitaminas A, E e C são as nossas escolhidas hoje para uma reflexão séria e para que possamos conhecê-las bem. Vamos ver para cada uma qual seu papel no organismo e quais as doenças associadas à sua falta. Vamos ainda conhecer a melhor forma de introduzi-las em nosso corpo através da alimentação.

Vitamina A:
Esta vitamina está associada à visão. Além disso é importante para o crescimento e desenvolvimento saudável e indicada para a saúde da pele e cabelo. Nossa capacidade de resistir às doenças, ou seja, o reforço da imunidade depende desta vitamina.
Geralmente quando se nota que a visão noturna está sendo afetada pode ser um alerta para a falta de vitamina A no organismo. Outros problemas que podem surgir pela falta de vitamina A são a sensibilidade à luz e a propensão para infecções.
Seu consumo exagerado pode ser prejudicial. A hipervitaminose A, ou seja, o excesso de vitamina A em nosso organismo pode ser manifestado através de dores de cabeça, tonturas, pele muito seca ou perda de cabelo.
Onde encontrar:
Existem dois tipos de alimentos que contêm vitamina A, alimentos de origem animal, como o leite, os ovos e o fígado e alimentos de origem vegetal que podem ser identificados pela cor: amarelo-alaranjada, vermelhas e verde escuros, como o exemplo das cenouras (lembra de ouvir em criança dizerem para você: coma a cenoura que faz bem para os seus olhos?) e os brócolis.
Vitamina E
A Vitamina E tem como papel principal em nosso organismo a defesa contra os radicais livres. Sua função é antioxidante e previne contra o câncer, a doença cardiovascular e ainda contra o envelhecimento.
A falta de vitamina E pode estar associada a inflamações nas articulações.
O excesso de vitamina E é benéfico para o organismo, pois pode prevenir doenças cardíacas, câncer, doença de Parkinson e cataratas. Se a consumir em demasia, aumente a ingestão de vitamina K.
Onde encontrar:
Está disponível nas verduras como o agrião, alface, espinafre e couve, nos grãos integrais e em óleos vegetais como o de milho ou de soja.

Vitamina C
É um poderoso antioxidante e tem um papel fundamental na formação do tecido conjuntivo.
A sua carência pode levar ao escorbuto. Geralmente a carência de vitamina C permite que a pessoa esteja mais sujeita a adquirir infeções.
O excesso de vitamina C é recomendado para a prevenção de resfriados, mas não há nenhum estudo que comprove a sua eficácia. Em demasia pode provocar diarreia e cálculos renais. A mulher pode ver o seu ciclo menstrual alterado.
Onde encontrar:
Alguns frutos como a acerola, manga, kiwi, abacaxi, morango e laranja são conhecidos por conterem elevadas doses de vitamina C.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).