Quando somos jovens adultos, nossa pele do rosto é firme, viçosa e livre de manchas e rugas.
A beleza e a juventude são tão naturais nessa época da vida que a nossa única preocupação costuma ser que cor de batom vai combinar mais com o look escolhido para aquela ocasião especial.
Entretanto, com o passar dos anos, começamos a perceber que nossa pele não é mais a mesma.
Entre as mudanças pelas quais passamos, estão o surgimento das rugas, a perda da elasticidade da pele a flacidez, a diminuição da densidade óssea, o enfraquecimento do cabelo e a redução da camada de gordura que dá forma ao nosso rosto, entre outras modificações.
Aos 30 anos, os primeiros sinais do envelhecimento ainda podem ser disfarçados com acessórios ou com uma maquiagem especial, porém, aos 40, em geral esses sinais já estão bem mais aparentes.
Por isso, quem não se sente confortável com sua aparência, seja por estar com rugas, manchas ou flacidez, pode recorrer a alguns tratamentos para diminuir esses sinais, cuidaro da pele do rosto, sempre que necessário e manter-se linda. .
Nessa fase da vida, seguir uma rotina de cuidados com a pele é ainda mais importante, pois ela já não apresenta mais a mesma capacidade de se recuperar dos danos do que quando éramos adolescentes.
Confira nossas dicas para tratar sua pele como ela merece depois dos 40 anos.
Com o passar dos anos, nossa pele não consegue mais corrigir as alterações causadas pelo sol.
A pele que sofre os efeitos da exposição prolongada e desprotegida aos raios UVA será mais áspera e espessa, com uma textura nodular, com muitas manchas e rugas bastante acentuadas – diferente de uma pele que também envelheceu de forma saudável, que tem textura mais lisa, não apresenta manchas e possui menos rugas.
Por isso, é essencial continuar utilizando o filtro solar diariamente, com FPS no mínimo 30, mesmo em dias nublados ou no inverno.
Lembre-se: os raios UVA atravessam nuvens e janelas, e a partir dos 40 sua pele estará ainda mais sensível aos efeitos do sol.
Esperamos que você já tenha como hábito utilizar um bom demaquilante e lavar muito bem a sua pele antes de dormir, eliminando qualquer resquício de produtos cosméticos e poluição.
Porém, caso esteja nos 40 anos e ainda não faça isso, recomendamos que você comece hoje mesmo.
Dormir com maquiagem facilita o surgimento de manchas e alergias, pois os produtos entopem os poros e impedem a pele de respirar.
Além disso, em médio prazo, dormir de maquiagem pode alterar a textura da pele, favorecendo o surgimento de rugas.
A partir dos 35 anos de idade, recomenda-se fazer uma suplementação de colágeno para repor as perdas dessa proteína, que se acentuam cada vez mais com o passar dos anos.
Portanto, se você está nos 40 anos e ainda não tem esse hábito, está mais do que na hora de começar!
A dose média é estabelecida em 8 a 10 gramas por dia, e os sachês costumam ser uma forma de apresentação prática, que pode ser diluída em água ou sucos.
Consulte sempre um médico ou nutricionista para que ele indique a dosagem recomendada para você.
O peeling são tratamentos que promovem a descamação da pele com o uso de ácidos, laser ou substância abrasivas. Conforme o agente e a técnica utilizados, o peeling pode ser classificado em superficial, médio ou profundo, cada um deles com finalidades próprias.
O peeling superficial é utilizado para suavizar manchas e melasmas, atingindo somente a epiderme. O peeling médio, por sua vez, é capaz de suavizar rugas, algumas cicatrizes e marcas um pouco mais profundas.
Por fim, o peeling profundo é indicado para tratar peles com muitas rugas, além de manchas, cicatrizes de acne e flacidez.
Esses dois tratamentos são muito indicados para os pacientes na faixa dos 40 anos. A luz pulsada é indicada para estimular a produção de colágeno e dar mais luminosidade à pele, além de remover manchas e olheiras disfarçar vasos sanguíneos.
O laser, por sua vez, é utilizado para promover o rejuvenescimento por meio do tratamento de rugas e cicatrizes.
Quando as rugas começam a incomodar, está na hora de recorrer à toxina botulínica ou ao preenchimento facial. No caso das rugas que aparecem com a movimentação dos músculos, como os pés de galinha, o tratamento pode ser feito com Botox®.
Já para as rugas que estão sempre em evidência, como o famoso bigode chinês e as rugas no canto da boca, o tratamento costuma ser o preenchimento facial com ácido hialurônico, que nivela a superfície da pele.
Ainda, o preenchimento facial pode ser utilizado para repor o volume perdido por algumas partes do rosto com o passar do tempo.
As maçãs do rosto, os lábios, o queixo e a mandíbula podem passar por esse procedimento, rejuvenescendo o contorno da face.
Se você está chegando aos 40 anos, a dica é sempre consultar um médico especialista em cuidados com a pele e no rejuvenescimento para que as melhores opções de tratamentos e cuidados sejam dispensadas a você.
Se decidir por outros procedimentos estéticos, não esqueça de consultar uma clínica de cirurgia plástica confiável.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.