11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os Benefícios da Acupuntura

Criada há mais de três milênios, essa técnica originada da Medicina Tradicional Chinesa é capaz de aliviar dores, prevenir doenças e ainda auxilia no emagrecimento!

Há mais de 3 mil anos, os chineses observaram que, quando um orgão do corpo se encontra fragilizado ou doente, certos pontos da pele apresentam maior sensibilidade. Através de muitas análises e estudos, foi possível concluir que cada orgão do nosso corpo possui um local anatômico sobre a pele que é chamado de ”ponto de acupuntura”. A estimulação desses pontos é capaz de prevenir, aliviar sintomas e até tratar doenças já diagnosticadas. Assim nasceu a acupuntura, que é uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e está presente no Brasil há mais de 40 anos.

Como funciona?
A diferença entre a medicina oriental e a medicina ocidental é, basicamente, que o que nós chamamos de doença, leva o nome de desequilíbrio energético e este se mostra em nosso organismo através das dores e sintomas que sentimos, além das alterações emocionais, como acontece no estresse, por exemplo. A acupuntura tem como objetivo estabelecer o equilíbrio energético do nosso corpo através da aplicação de agulhas em pontos estratégicos, relacionados aos pontos que precisam ser tratados, resultando em alívio imediato e benefícios incríveis para o corpo todo. Atualmente, uma série de pesquisas científicas comprovaram as maravilhas que essas espetadas de agulhas podem proporcionar ao nosso estado de saúde. A acupuntura hoje em dia vai além do tradicional e trata acidentes vasculares cerebrais, insônia, depressão, asma, entre muitas outras doenças. Por este motivo, seu uso já foi liberado no SUS e é usado até na UTI.

Benefícios da Acupuntura
Se você ainda não se convenceu em submeter-se a essas milagrosas agulhadas, vai com toda certeza mudar de idéia quando descobrir apenas alguns dos diversos benefícios que a acupuntura pode lhe trazer. Antes de mais nada, esta prática milenar é conhecida por sua eficácia no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas. Ela promove o alívio imediato de dores e trata as suas causas, prevenindo dores futuras e mantendo um efeito mais duradouro. Já pensou em poder se livrar daqueles remédios diários que trazem uma série de efeitos colaterais e nem sempre funcionam? Este é só um dos benefícios da acupuntura. Além disso, a acupuntura também previne e ameniza sintomas de alergias, auxilia em tratamentos psicoterapêuticos como depressão e ansiedade, trata incontinência urinária, alivia dores crônicas na coluna, minimiza os sintomas da TPM e menopausa, ajudando a parar de fumar e auxiliando também no processo de emagrecimento, visto que ajuda a promover equilíbrio nos pontos responsáveis por compulsões e apetite desenfreado.

Recomendações
É importante alertar que em alguns casos, especialmente se tratando de doenças mais graves, o uso da acupuntura sozinha não será suficiente para o tratamento definitivo, sendo necessário exames que indicarão o tratamento mais eficaz para auxiliar na recuperação do organismo. Vale frisar também sobre a importância da procura de um profissional capacitado e com referências para aplicar a prática da acupuntura, além de verificar se este profissional toma todos devidos cuidados com as agulhas utilizadas, que devem ser sempre descartáveis e com a limpeza do local. Sendo assim, não hesite em recorrer à esta prática milenar, pois ela não tem contraindicação e é indicada para todos.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).