Menu

Além de relaxar a massagem traz inúmeros benefícios para a saúde

Conheça os principais benefícios da massagem para o corpo e mente.

Quem nunca se sentiu relaxado e de bem com a vida após uma bela massagem? Não é de hoje que a massagem é usada para fins terapêuticos e, principalmente nos dias atuais, com todo o estresse diário de quem vive em uma metrópole, uma massagem pode fazer milagres. A massagem tem o poder de ativar o sistema parassimpático – aquele que ajuda a gente a relaxar o cérebro – por meio da pressão exercida durante a massagem, que estimula as células nervosas da pele. O fato é que a massagem, além de ser usada para trazer mais relaxamento, oferece diversos outros benefícios ainda desconhecidos por muita gente, mas que vão influenciar, direta ou indiretamente, em todo o corpo.

Faz bem para o coração
As massagens fazem muito bem ao coração. Através das massagens nas costas, peito e pescoço, é possível diminuir o ritmo cardíaco e fazer a pressão arterial despencar até 8%, o que é ótimo para quem tem problemas de hipertensão ou transtornos de ansiedade ou estresse, aliviando os sinais.

Aumenta o sistema imunológico
O sistema imunológico agradece a cada toque que nos é dado durante as massagens. As células brancas são estimuladas através da pressão exercida na massagem e isso faz com que o corpo fique mais resistente à infecções, pois acelera sua atividade normal. Essas células ficam mais vigilantes e ajudam a matar aquelas células bacterianas, virais e até mesmo as cancerígenas!

Reduz o nível de estresse
Sai para lá, estresse! Essa é uma palavra muito ligada às massagens, uma vez que elas conseguem relaxar o corpo e diminuir o estresse. Porém, os benefícios da massagem vão muito além disso. As mãos que circulam em seu corpo, massageando cada área por vez, pode fazer maravilhas contra a ansiedade. Isso porque o nervo vago orienta as glândulas suprarrenais a diminuir a liberação dos hormônios gerados pelo estresse, como a vasopressina e o famoso cortisol.

Corpo e mente
O cérebro agradece e isso pode ser sentido de imediato, daí vem um dos sintomas mais gostosos da massagem: o relaxamento. Durante uma massagem, nossas ondas cerebrais iniciam um processo de mudança, podendo tanto deixar o indivíduo mais alerta para começar o dia – se a massagem for feita ao acordar – como também contribuir para um sono mais prazeroso – à noite. Isso mostra que os nervos parassimpáticos também estimulam a produção do neurotransmissor do bom-humor: a serotonina.

Diminui as dores
Muita gente não sabe, mas as massagens também conseguem diminuir as dores do corpo. A potencia da massagem é tão alta que muita gente acaba aposentando as aspirinas. A massagem alivia naturalmente as dores. Isso acontece porque a pressão percebida pelas células nervosas, que estão presentes em nossa pele, precisam passar pela medula espinhal até chegar ao cérebro, que é exatamente um dos principais centros de dor no corpo. Além disso, sinais de pressão conseguem chegar ao cérebro antes dos sinais de dor, o que ajuda a bloquear os sintomas desagradáveis. É por isso que, quando nos machucamos, temos o instinto de pressionar o ponto que foi afetado para diminuir a dor aguda.

  • 1
    Share

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).