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5 grãos que ajudam a emagrecer

Os grãos são saudáveis para o corpo como um todo e trazem inúmeros benefícios, além de ajudar no emagrecimento e manter o peso ideal, sonho de qualquer mulher moderna!

Hoje em dia, o número de pessoas acima do peso é alarmante e, mesmo quem não está sofrendo com o sobrepeso, tem aquelas gordurinhas que não saem de jeito nenhum. O problema dessa dificuldade de emagrecer pode não ser genético, mas estar relacionado com os maus hábitos alimentares. Quando você se alimenta de maneira errada, comendo alimentos com alto teor calórico e toxinas, o acúmulo de gordura na barriga e cintura torna-se quase impossível. A grande sacada é apostar em alimentos que ajudam a emagrecer, como é o caso das saladas, frutas e, principalmente, dos grãos. Uma dieta rica em grãos não só auxilia na manutenção e perda do peso, mas traz saciedade e aumenta a sensação de leveza e bem estar da mulher, além de regular o funcionamento do intestino. Os grãos possuem nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde do corpo, sendo muito eficientes na absorção da gordura de outros alimentos enquanto são digeridos. Veja a seguir os 5 grãos mais benéficos para ajudar no emagrecimento e como você pode prepara-los!

Grão de bico
Fonte excepcional de fibra. Auxilia na diminuição do nível de colesterol e impede que os níveis de açúcar no sangue subam demais. O grão de bico pode ainda aumentar a energia e melhorar a respiração de um indivíduo, graças à sua alta quantidade de ferro e magnésio.

Aveia
Considerada uma super-heroína! A aveia é muito conhecida pela sua capacidade de reduzir o nível de colesterol ruim no sangue (LDL), mas sem afetar o bom colesterol (HDL). Além disso, a aveia ajuda a emagrecer, ajuda na absorção de açúcar e gordura, aumenta a resistência do sistema imunológico e combate depressão e ansiedade.

Lentilha
Rica em vitaminas e minerais, a lentilha pode ser um substituto para o feijão nas refeições. Ela ajuda a diminuir o nível de colesterol, tensão pré-menstrual, diabetes, além de prevenir doenças como anemia, câncer e osteoporose.

Chia
Este grão melhora a saúde intestinal, diminui o colesterol e ajuda também na perda de apetite, perfeito para aquelas mulheres que não se contém e adoram beliscar! Além desses benefícios, a chia controla a diabetes, tem ação anti-inflamatória, combate os radicais livres e, claro, ajuda a emagrecer de forma saudável. Apresenta em sua composição: ômega 3, cálcio, proteínas e minerais diversos, além de antioxidantes, fibras e vitaminas.

Linhaça
Por último, mas não menos importante, temos a linhaça. A linhaça atua na defesa do organismo e retarda o envelhecimento. Entre seus benefícios, temos a melhora de prisão de ventre, controle glicêmico, diminuição de colesterol, aumento da saciedade, melhora da memória e equilíbrio hormonal, o que ajuda a controlar os sintomas da TPM.

Como posso prepara pratos com grãos?

É possível coloca-los em sucos, sopas, frutas, gelatinas, iogurtes e até mesmo batido no liquidificador com água. Você também pode acrescentar os grãos em várias refeições durante o dia, mas, geralmente, eles são consumidos com leite ou batidos com sucos diferentes no café da manhã ou à noite. Outra forma de consumir grãos é colocando-os em saladas de frutas, iogurtes, bolos, tortas, arroz, caldos. Na verdade, não há uma regra definida para o modo como você possa consumi-los e isso vai depender da sua criatividade. Outros grãos que auxiliam no emagrecimento são: quinoa, farinha de feijão e amaranto.