Menu

Tudo que você precisa saber para fazer as unhas em casa

Conquiste sua independência também na hora da beleza! Veja como fazer suas unhas em casa com toda a tranquilidade!

Não tem nada melhor do que ser a dona do seu próprio nariz, não é mesmo? Ou melhor, do corpo todo, afinal nem sempre você tem tempo ou paciência para ir à manicure. Para essas horas o ideal é você ter tudo em casa para fazer suas próprias unhas e conhecimento para dar aquele jeitinho que todo mundo jura que foi feito por uma profissional. Afinal, cuidar das próprias mãos é um hábito saudável, que ajuda a mantê-la sempre bonita e pronta para ir a qualquer lugar. Mulher independente e que gosta de estar sempre bonita sabe como é importante saber fazer as próprias mãos – e a falta de habilidade se resolve com a prática. Veja aqui algumas dicas de como montar um kit básico de manicure em casa e como fazer as unhas em casa e ficar linda como se tivesse acabado de sair do salão.

Antes de mais nada, procure montar um kit completo. Compre palitos de unha (pauzinho de laranjeira), lixas, polidor de unhas, luvas descartáveis e creme para amolecer as cutículas (algumas luvas já vêm com o creme), espátula/afastador de cutícula, tesoura pequena e cortador de unhas, algodão, removedor de esmaltes ou acetona, alicate de cutículas, base fortalecedora, óleo secante, esmaltes nas suas cores preferidas, cobertura extra brilho, e, é claro, uma bela nécessaire ou caixinha com divisões para organizar isso tudo. Esse é um kit completo, mas você até pode abrir mão de alguns deles se quiser, mas o ideal é primeiro você experimentar o resultado com tudo o que tem direito e depois ir adaptando o material ao seu gosto e ao seu tempo. Não esqueça, no entanto, que todo material cortante deve ser mantido com o máximo de higiene, afiado regularmente, guardado com a ponta protegida e usado única e exclusivamente por você.

Agora começa o processo que é relativamente fácil. Retire todo o esmalte velho que ainda estiver nas suas unhas com a acetona ou o removedor e a ajuda de chumaços de algodão, corte/lixe ou simplesmente acerta as ruas ainda secas e depois passe o creme amolecedor de cutículas sobre elas e vista a mão nas luvas – ou coloque-as nas luvas já com o creme – uma década vez para eu não fique escorregadio quando você pegar no alicate. Deixe por 1 minuto ou 2 e retire a luva, com a espátula empurre delicadamente a cutícula de cada unha. O ideal é que você não a retire, porque ela forma uma camada protetora contra fungos e bactérias que podem entrar no seu organismo, mas se quiser retirar a cutícula depois de empurrá-la, antes limpe todo o creme e então, delicadamente, vá cortando-a como alicate, sem esforço e sem puxar. Quando terminar limpe as mãos em uma toalha e passe a uma camada de base fortalecedora. Agora é a ora de repetir o processo na outra mão.

Quando ambas estiverem com a base passada, é hora de passar o esmalte que você escolheu. Passe uma camada em cada unha, nas duas mãos, e depois a segunda camada, aí sim, limpando o excesso com a pontinha do da espátula ou pauzinho de laranjeira, contornando a unha rente à cutícula. Agora enrole um pedacinho de algodão na ponta do pauzinho e umedeça-o com o removedor de esmalte, mas cuidado para não encharcar, e vá retirando aquele excesso que fica nos dedos ao redor da unha cuidadosamente. Quando terminar passe a cobertura extra brilho e o óleo secante, que pode ser em spray. As primeiras vezes podem ser um pouco difíceis por causa do jeito de trabalhar com a mão esquerda, então evite fazer em cima da hora de sair para ter tempo de consertar de alguma coisa der errado. Outra dica é começar com esmaltes clarinhos, que são mais fáceis de limpar e mancham menos (a não ser os muito brancos) até você pegar o jeito. Aí estará pronta para sair a qualquer hora sem ter precisar ficar á mercê de ter ou não hora no salão.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).