Esse único hábito vai mudar a sua vida: Tomar banho gelado

Você é daquelas que adora tomar banho quente? Saiba que o banho frio tem milhares de benefícios para o nosso organismo. Confira neste artigo os principais benefícios da água fria!

É fato que, se tivermos que escolher, a grande maioria de nós prefere tomar banhos quentes. Muita gente vê o banho gelado como algo negativo, além do fato de que, de início, o corpo se adapta muito mais rápido ao quente ou morno, já que a temperatura é mais relaxante. No entanto, você sabia que os banhos quentes são menos recomendados? É isso mesmo. Apesar de não ser uma tarefa fácil fazer o corpo se reacostumar ao frio, estudos mostram que o banho frio é muito melhor para o nosso corpo. Isso porque a água fria traz mais benefícios para a pele, cabelo e algumas funções importantes de nosso organismo. Veja abaixo alguns dos principais benefícios trazidos pelos banhos com água fria.

Melhora a aparência da pele
Está comprovado que a água fria é extremamente benéfica para a pele, seja ela ingerida ou através dos banhos. Ao tomarmos um banho com água fria, a pele consegue conservar mais sua elasticidade, enquanto que a água morna deixa a pele mais flácida, o que pode vir a causar ressecamento e favorecer o surgimento de rugas mais rapidamente.

Água fria melhora a circulação
Para você que tem problemas de circulação, saiba que a água fria é ótima para amenizar os sintomas, já que ela favorece a boa circulação e auxilia para uma melhor distribuição do oxigênio e dos nutrientes pelo nosso organismo, evitando doenças ligadas ao coração e amenizando as varizes.

Tem efeito diurético
O banho frio melhora as qualidades depurativas de todo o nosso organismo, uma vez que as baixas temperaturas possuem um efeito diurético que contribui para uma maior fluidez no organismo, evitando a formação de possíveis nódulos de gordura.

Diminui estresse, ansiedade e depressão
A água fria mostrou-se bastante eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurológicas, especialmente nos casos de estresse, ansiedade e depressão. Um estudo feito na Universidade da Virgínia mostrou que o fato de tomar banho frio estimula o cérebro e desperta o nosso organismo, ativando os sistemas e se libertando daquela sensação de estagnação e cansaço que os banhos quentes não conseguem afastar. O choque térmico do banho tem efeito semelhante ao de uma atividade física, aumentando o nível de energia e disposição.

É saudável para os cabelos
A água fria beneficia até os nossos cabelos, evitando a sequidão dos fios e do couro, além da hidratação que o banho frio traz aos cabelos. Banhos com altas temperaturas diminuem a proteção dos cabelos, deixando nossos fios muito mais fracos e vulneráveis à queda ou, em couros cabeludos mais sensíveis, pode acarretar a presença de caspas e seborréia. Além disso, a água fria ainda deixa o cabelo com mais brilho e evita que os fios fiquem embaraçados, em comparação a quente.

Aumenta o sistema imunológico
Estudos comprovam que a água fria traz uma maior proteção ao seu corpo de uma forma geral, visto que aumenta o nível de defensão contra possíveis ameaças como vírus e bactérias. Por outro lado, é preciso tomar cuidado em casos onde o indivíduo já estiver constipado.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).