11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como tratar rachaduras nos pés?

Veja como fazer um verdadeiro ritual de tratamento dos pés com receitas caseiras e dê adeus às rachaduras!

Se você parar bem para pensar eles são maltratados o dia inteiro, então merecem cuidados especiais quando chegam em casa. Os pés suportam todo o peso do corpo, volta e meia dão uma topada, levam um pisada ou ficam apertados e sufocados em meias e sapatos. Além disso, quando a exigência está muito acirrada em cima deles é comum aparecerem rachaduras e fissuras que podem ser causadas por ressecamento. Sim, porque muita gente esquece que, como qualquer outra parte do corpo, os pés também precisam de hidratação diária. A verdade é que elas também podem ser causadas por problemas internos, como doenças cardiovasculares, níveis elevados de ácido úrico e problemas genéticos, mas na maioria das vezes é possível tratar da sola dos pés adequadamente apenas com receitas caseiras. Mas claro, se elas não derem resultado a melhor indicação é procurar um dermatologista.

Uma das melhores formas de evitar o ressecamento e as rachaduras é cuidando dos seus pés preventivamente. Para isso, separe 3 itens básicos: uma lixa, um esfoliante e um hidratante à base de ureia. Você pode fazer esse pequeno ritual até 3 vezes por semana – mas a parte da hidratação pode ser diária. Então comece pegando uma bacia com água morna e deixando seus pés de molho por alguns minutos. Você pode colocar uma essência de sua preferência, como bolinhas de óleo. Depois retire, seque e lixe os pés, principalmente na sola, com especial atenção ao calcanhar. Depois de usada a lixa não deve ser reaproveitada, porque a lixa velha pode deixar a pele cada vez mais grossa.

Agora é a vez da esfoliação, e, para ela, você tanto pode comprar produtos prontos facilmente encontrados no mercado quanto fazer uma receita caseira que dá absolutamente o mesmo resultado e é muito fácil: basta misturar ½ xícara de açúcar cristal, 5 gotas de óleo essencial de laranja e 4 colheres de sopa de azeite de oliva, fazendo um creme homogêneo. Passe-o nos pés com movimentos circulares dando com atenção especial às partes que estiverem mais ressecadas e endurecidas, como o calcanhar. Faça isso por uns 10 minutos, é o tempo necessário para que as células mortas sejam retiradas, dando lugar à nova pele. Depois basta enxaguar bem em água morna e secar os pés.

É a hora da parte final do seu ritual de tratamento das solas dos pés. Os hidratantes também são bastante fáceis de encontrar prontos, mas quem gosta de fabricar seus próprios produtos pode conseguir resultados excelentes com essa receita caseira: faça uma mistura de 1 colher de sopa de óleo essencial de abacate, 3 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de cedro. Massageie os pés com essa mistura fazendo movimentos circulares suaves mas firmes e depois envolva-os em toalhas aquecidas durante 20 minutos. Depois basta retirá-las e enxuga-los com a própria toalha, apenas retirando o excesso. Outra receita hidratante pode ser preparada triturando 1 xícara de arroz até que ele fique uma farinha e coloca-lo em uma bacia com 4 colheres de vinagre de maçã, 4 colheres de mel e 1 colher de azeite de oliva. Coloque os pés nessa mistura e derrame água morna até que estejam submersos, deixando-os assim por 20 minutos. Depois basta retirar o excesso com uma toalha. Com esse ritual você dá adeus às rachaduras e ganha pés macios como você nunca viu antes.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).