11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os tipos de pincéis de maquiagem e suas funções

Aprenda sobre os melhores materiais e formatos para uma aplicação perfeita e uniforme

A maquiagem é, sem duvida, parte importante na vida das mulheres e é fundamental para aquelas que gostam de se cuidar. O uso de cosméticos de vários tipos remonta ao Egito onde os Faraós utilizavam a maquiagem para se embelezarem e melhorarem o aspeto externo.Nos dias de hoje, a maquiagem é utilizava quase exclusivamente pelo publico feminino focando especial atenção na área dos olhos, lábios e bochechas. Para atingir aquela maquiagem perfeita e uniforme existem ferramentas e produtos que facilitam a sua aplicação.

Felizmente, temos à nossa disposição uma série de pincéis que, não só nos ajudam a ter aquela maquiagem uniforme, como também fazem com que ela dure bastante tempo sem necessitar de retoque. Cada pincel tem uma função especifica e sua forma permite a aplicação da maquiagem nos vários contornos do rosto. Podemos encontrar pincéis feitos de dois materiais diferentes: cerdas naturais e cerdas sintéticas.
Os pincéis de cerdas naturais são a opção ideal para aplicar os produtos em pó (incluindo pó compacto, pó bronzeador, sombras e blush).

Já as cerdas sintéticas são melhor utilizadas para aplicar produtos em forma de creme, assim como líquidos,batons e bases liquidas.

Pincel para
Esta ferramenta tem formato grande e redondo, e pode ser utilizado tanto para o pó compacto como para o pó bronzeador. Prefira o de cerdas naturais
pois ainda que custem mais caro, durarão muito mais tempo para além de pegarem a quantidade devida de produto, distribuindo correta e uniformemente sobre a sua pele.
Não se esqueça de utilizá-lo para selar a maquiagem, aplicando na testa, no nariz e na zona abaixo dos olhos.

Pincel para blush
De ponta arredondada, o pincel de blush como o próprio nome indica serve para aplicar o blush, deixando as bochechas com um tom rosado natural.
Aconselhamos a aplicar o blush enquanto sorri, dando uns tapinhas no centro das maças do rosto até as têmporas, não mais que três ou quatro vezes.

Pincel para sombras
Escolha um de cerdas naturais para melhor aplicação das suas sombras. O seu formato pode ser fino e denso para marcar as áreas côncavas dos olhos, ou largo e plano com muitas cerdas, de modo a aplicar amplamente nesta área.
Este pincel é ideal para remover o excesso de sombra e não deixar que ela derrame sobre a pálpebra inferior durante a sua maquiagem.

Pincel para lábios
Esta ferramenta é fenomenal para conseguir uma linha de lábios perfeita.
Ela tem uma ponta esculpida com cerdas curtas e firmes que permitem controlar a quantidade de produto sem derrames.
É aconselhável aplicar a cor da barra na linha dos lábios antes de usar o batom para conseguir um contorno de lábios bonito e definido.

Pincel para sobrancelhas
Este pincel com cerdas em forma angular, é ideal para pentear as sobrancelhas e pode ser inclusivamente usado na aplicação do delineador em gel.
Lembre-se de que as sobrancelhas são uma parte muito importante da sua aparência, uma vez que são elas quem moldam todo o rosto. O ideal é depilar e pentear suas sobrancelhas antes de aplicar delineador.

A diversidade de pincéis de maquiagem é enorme e a sua utilização é aconselhável para obter uma aplicação mais pura e uniforme.
Use e abuse destas pequenas ferramentas na sua rotina de beleza e consiga resultados mais simples, bonitos e duradouros.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).