Tipos de boca: conheça eles, identifique o seu e saiba como valorizá-lo

Tipos de Boca

Seja com lábios grossos ou finos, a boca é uma parte do corpo muito valorizada. Aprenda a reconhecer o formato dos seus lábios, qual seu tipo de boca e aposte nos truques certos de maquiagem.

O bocão está na moda: assim como as personalidades da mídia. Muitas mulheres sonham em ter lábios grossos e carnudos. Que se destaquem no rosto e confiram um ar sensual. Porém, esse não é o único tipo de boca que existe.

Os procedimentos estéticos para melhorar a aparência dos lábios incluem o preenchimento. Que é capaz de dar mais volume. E o lifting, que auxilia na correção dos lábios caídos. Embora esses procedimentos sejam muito válidos para quem se sente insegura em relação ao formato da boca. É possível disfarçar alguns traços por meio de truques de maquiagem.

Identifique o formato da sua boca e aprenda como valorizar seus lábios:

Lábios grossos

tipos de bocas carnudas

Kylie Jenner recorreu ao procedimento de preenchimento labial.

Os lábios carnudos estão na moda e muitas mulheres procuram os procedimentos de preenchimento labial para dar uma aparência maior à boca. Como foi o caso da socialite e modelo Kylie Jenner, irmã de Kim Kardashian.

Para valorizar o volume dos lábios, aposte em batons mais escuros e fechados, como vinho e burgundy. Se, por outro lado, você não gosta muito do volume e gostaria de disfarçá-los. O truque é apostar em delineadores e batons em cores claras. Faça o traço bem rente aos lábios, já na parte interna, e preencha o espaço com um batom matte em tons discretos, como o nude.

Outra dica é apagar o contorno original usando corretivo e, com um lápis cor de boca, desenhar o novo formato. Aplique o delineador e o batom em cores claras e discretas e, por fim, passe mais corretivo para reforçar os “novos” limites.

Lábios finos e compridos

lábios finos

A intenção da maioria das mulheres com lábios finos, é fazer com que eles pareçam maiores.

Quando os dois lábios são finos, como os de Kate Middleton. A intenção da maioria das mulheres é fazer com que eles pareçam maiores. Para criar esse efeito, você deve utilizar um lápis dor de boca para fazer o contorno um pouco para fora do risco natural dos lábios. Depois, utilize um lápis um tom mais escuro do que o batom escolhido e passe por cima do novo contorno. Por fim, preencha o espaço com batom.

Dica: para garantir que seus lábios estão proporcionais ao seu rosto. Observe-se a uma distância de cerca de 1 metro do espelho.

As cores que mais ajudam a dar volume são as claras e vibrantes, como os vermelhos, pink e laranja – de preferência, com efeito cintilante, e não matte. Tire proveito do brilho e aplique-o somente no centro da boca, em ambos os lábios, mantendo os cantos mais escuros.

Boca pequena

formas de boca

Uma das vantagens deste tipo de boca é possibilidade de usar todo tipo de cor de batom.

Uma boca pequena também tem suas vantagens: é possível usar e abusar das cores da moda! Quando mais chamativa, melhor. Invista no pink e no laranja vibrante para dar a impressão de tamanho maior.

Utilize o contorno labial para valorizar o traço natural, sem deixar a aparência artificial. Para reforçar os limites da boca, aplique corretivo e recorra à ajuda de um cotonete. A dica de usar o brilho labial apenas no centro da boca também é válida nesse caso.

Caso você não queira chamar atenção para a sua boca de jeito nenhum, a maquiagem também ajuda: nesse caso, você pode escolher um batom em tom neutro, como o nude, e investir nos olhos, com sombras coloridas, lápis e muito rímel.

Lábios caídos

lábios tipos

As cores mais fechadas e escuras ajudam a disfarçar os lábios caídos.

Os lábios caídos são caracterizados por uma angulação nos cantos da boca que pende para baixo, podendo dar uma falsa impressão de tristeza.

Para corrigir esse efeito, dê um sorriso e, com o corretivo, apague o traço da boca somente nos cantos que puxam para baixo. Com um lápis cor de boca, trace um novo formato com o batom cor de boca, puxando os cantinhos para cima. Finalize com o lápis da cor do batom e o próprio batom.

As cores mais fechadas e escuras, como o ameixa e o vinho, ajudam a disfarçar os lábios caídos e dão um ar sofisticado.

Lábio inferior mais fino

estilos de boca

As cores mais interessantes para esse tipo de lábio são os nudes e os tons de boca.

Para deixar seus lábios mais harmoniosos e com um volume mais parecido, comece aplicando um pouco de pó compacto na boca. Depois, utilize um lápis no tom da sua boca para contornar o lábio inferior um pouco para fora da linha natural, ao passo que o contorno do lábio superior deve ser feito por dentro.

Em seguida, complete o contorno com o lápis na cor do batom que você vai utilizar e, por fim, passe o batom. As cores mais interessantes para esse tipo de lábio são os nudes e os tons de boca, que se pareçam com a cor natural dos seus lábios.

Lábio superior mais fino

Tipos de bocas

Neste tipo de boca pode-se utilizar um gloss para finalizar e dar mais uniformidade aos lábios.

A dica para este caso é a mesma de quando o lábio inferior é mais fino: depois de aplicar o pó compacto, utilize um lápis de boca para contornar o lábio superior (mais fino) por fora, aumentando seus limites, e o lábio inferior por dentro. Depois, sombreie o contorno com o lápis da cor do batom e aplique o batom.

Dica: você pode utilizar um gloss para finalizar e dar mais uniformidade aos lábios.

Lábios harmoniosos

tipos de labios

Lábios harmoniosos com os lábios superior e inferior com o mesmo tamanho.

Se você tem os lábios superior e inferior com o mesmo tamanho. A escolha da cor depende apenas do seu gosto e do que combina mais com o seu tom de pele. Para destacar os lábios, aposte na aplicação de brilho somente na região central da boca, o que ajuda a conferir volume aos lábios.

Você também pode gostar de: Preenchimento labial: confira o antes e o depois de famosas que fizeram

Conheça também o procedimento: Botox

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).