Menu

Os primeiros sinais de envelhecimento e rugas na região dos olhos, descubra por quê

rugas-na-região-dos-olhos

O tempo passa para todos, conheça os primeiros sinais de envelhecimento e rugas na região dos olhos.

A pele sensível ao redor dos olhos costuma ser a primeira região do rosto a apresentar linhas finas, rugas na região dos olhos e outros sinais do envelhecimento. Por ser muito delicada e não produzir sua própria substância hidratante. A pele dessa área está mais sujeita à formação de rugas e ao ressecamento.

A área ao redor dos olhos é menos equipada com recursos de combate ao envelhecimento porque não contém tantas glândulas produtoras de sebo quanto o restante da pele do rosto. Dessa forma, a desidratação e a perda da firmeza se tornam perceptíveis na região dos olhos com o surgimento de rugas e outros sinais do envelhecimento antes de eles aparecerem no restante da face.

Além disso, as constantes expressões faciais que fazemos implicam contrações musculares frequentes e repetitivas. Facilitando o surgimento dos famosos pés de galinha algum tempo antes do desenvolvimento de rugas na região dos olhos e em outras regiões da face.

O que causa as rugas ao redor dos olhos?

A pele ao redor dos olhos é uma das mais finas do nosso corpo e é uma das que mais são requisitas pelos movimentos musculares. Assim, as rugas na região dos olhos podem aparecer mesmo em pessoas jovens, logo aos 20 e poucos anos, embora sejam mais comuns a partir dos 30 anos.

Existem alguns fatores que contribuem para o aparecimento desses sinais de envelhecimento na região dos olhos, como as expressões faciais, a exposição ao sol, o cigarro e o estresse.

pes de galinha

A pele ao redor dos olhos é uma das mais finas do nosso corpo

Expressões faciais

Nossas expressões faciais são uma das principais razões para o desenvolvimento das rugas. E nossos olhos são muito utilizados para expressarmos nossos sentimentos – sejam eles de felicidade, tristeza, espanto, raiva etc.

Quando sorrimos, o movimento dos lábios é acompanhado pela contração dos músculos ao redor dos olhos. Quando fazemos uma pergunta, levantamos as sobrancelhas. Quando o sol nos atinge de surpresa, cerramos os olhos para protegê-los da claridade. Tudo isso faz com que os músculos dos olhos sejam contraídos, e eles acabam puxando a pele junto com o seu movimento.

Os pés de galinha, rugas que surgem no canto dos olhos. São provenientes da contração do músculo orbicular do olho. Esse músculo funciona como um esfíncter, permitindo o fechamento ativo das pálpebras (como no caso do excesso de claridade). Com o passar do tempo, a pele não consegue mais voltar para seu lugar de origem depois de ser dobrada. E assim acabam se formando as rugas.

Exposição ao sol

O nível de exposição ao sol é um fator determinante para que algumas pessoas apresentem envelhecimento mais precocemente do que outras. A exposição aos raios ultravioleta é capaz de causar queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele. Sendo o sol uma grande causa de envelhecimento extrínseco.

Quando entram na derme, os raios UVA causam danos às fibras de colágeno e prejudicam a produção de elastina. Na juventude, nossa pele consegue compensar as alterações provocadas pela radiação solar. Porém, conforme os anos passam, essa capacidade é perdida. Como resultado, a pele passa a apresentar manchas, rugas e uma superfície mais espessa. Para proteger a região, não se esqueça de usar protetor solar e óculos escuros.

prevenir rugas

Quando entram na derme, os raios UVA causam danos às fibras de colágeno e prejudicam a produção de elastina.

Cigarro

O fumo é outro fator que contribui para o envelhecimento precoce, principalmente na área dos olhos. O consumo de tabaco deixa a pele mais seca e prejudica o tecido conjuntivo, responsável por conferir as propriedades elásticas que permitem que a pele volte para o lugar depois de ser dobrada pela contração dos músculos. Assim, esses fatores acabam facilitando a formação das rugas.

Além disso, os fumantes costumam piscar e manter os olhos semicerrados com mais frequência do que os não fumantes, na tentativa de proteger seus olhos da fumaça do cigarro. Como consequência, ocorrem mais contrações musculares e os pés de galinha se formam mais cedo.

envelhecimento precoce

O fumo é um fator que contribui para o envelhecimento precoce.

Estresse

Além do desgaste emocional e dos prejuízos trazidos à saúde, como aumento dos níveis de cortisol e alteração da pressão arterial, o estresse também é um fator que propicia o envelhecimento precoce.

Quando estamos estressados, a nossa tendência é manter um olhar mais carregado de tensão, com as sobrancelhas franzidas, e de estreitar os olhos como uma resposta à raiva ou à frustração. Novamente: quanto mais contrações musculares, mais rápido as rugas tendem a aparecer.

Como prevenir e tratar as rugas ao redor dos olhos

O melhor conselho é evitar os fatores extrínsecos que causam o envelhecimento precoce da região dos olhos. Isso significa que você deve investir em um bom hidratante específico para essa área, utilizar protetor solar diariamente, mesmo que não vá se expor ao sol, utilizar óculos escuros para evitar contrair os olhos para se proteger da claridade, não fumar e procurar levar uma vida com o menor índice de estresse possível.

melhores cremes para rugas

Porém, mesmo que você siga todos esses conselhos, é impossível manter a pele 100% livre de rugas para sempre. Se você estiver incomodada com a presença de pés de galinha ou de bolsas sob os olhos. A solução é procurar um cirurgião plástico para avaliar as condições da sua pele e definir o melhor tratamento.

Uma das opções mais conhecidas para suavizar as rugas dinâmicas (que só aparecem com a contração do músculo) é a aplicação do Botox®. A toxina botulínica age relaxando a musculatura, impedindo a sua contração. Como consequência, a pele não se dobra, deixando de formar as rugas. Para rugas permanentes e mais profundas, o tratamento costuma ser feito com ácido hialurônico, que preenche os sulcos.

Você também pode gostar de: O que mais causa rugas no rosto: sorrir ou chorar?

Conheça os procedimentos em: Procedimentos Estéticos

 

  • 23
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).