Menu

Rejuvenescimento, Tudo O Que Você Precisa Saber

Conheça os principais tratamentos rejuvenescedores. Saiba como você pode manter a pele saudável e jovem por muito mais tempo

Se você está se sentindo insatisfeita com a aparência do seu rosto porque os primeiros sinais do envelhecimento estão aparecendo, saiba que é possível “segurar” a juventude por mais algum tempo com algumas técnicas de rejuvenescimento.

Da mesma forma, quem já apresenta sinais mais visíveis ou em maior quantidade também pode recorrer a esses tratamentos, que são capazes de suavizar rugas, melhorar os contornos do rosto, combater a flacidez, entre outras possibilidades. Conheça as principais técnicas:

Tratamento facial, Peeling

O peeling é um tratamento não cirúrgico que tem como objetivo promover a descamação das células da pele com a aplicação de alguns ácidos (ácido acetilsalicílico, ácido tricloroacético e ácido retinoico, por exemplo), de laser ou de substância abrasivas.

Dependendo do agente e da técnica utilizados, o peeling pode ser classificado em superficial, médio ou profundo, cada um deles com finalidades próprias.

O peeling superficial tem como objetivo suavizar manchas e melasmas, atingindo somente a camada mais superficial da pele.

O peeling médio consegue suavizar rugas, cicatrizes e marcas um pouco mais profundas. Os resultados são mais visíveis do que os do peeling superficial.

O peeling profundo, por sua vez, é indicado para tratar peles com muitas rugas, manchas, cicatrizes de acne e flacidez. Como esse tratamento pode causar dor, ele deve ser feito com anestesia, evitando o desconforto do paciente.

Rejuvenescimento da pele, Toxina botulínica

O Botox® consiste na aplicação da toxina botulínica diretamente nos músculos responsáveis por determinada expressão facial que resulta no aparecimento de algumas rugas.

Com o tratamento, esses músculos são paralisados e não formam mais esses vincos.

Esse tratamento só é indicado para as chamadas rugas dinâmicas, que são mais comuns entre as sobrancelhas e no canto externo dos olhos e desaparecem quando a face está relaxada.

Para as rugas estáticas, que estão presentes o tempo todo, o melhor tratamento é o preenchimento.

Preenchimento de sulcos e rugas

Para tratar as rugas mais profundas e permanentes, que não podem ser suavizadas com o Botox®, a técnica mais indicada é o preenchimento com ácido hialurônico.

Essa técnica é usada principalmente para corrigir o sulco  (“bigode chinês”) e as rugas que aparecem no canto dos lábios.

O ácido hialurônico também pode ser usado no preenchimento das olheiras profundas, aquelas que surgem devido a um desnível entre a pálpebra inferior e as maçãs do rosto e causam um aspecto de “caveira”. A substância preencher a região mais profunda, nivelando a superfície.

Preenchimento facial

O preenchimento facial tem o objetivo de repor o volume perdido com o envelhecimento. Essa técnica é utilizada para redefinir o contorno do rosto e dar destaque o queixo, a mandíbula e as maçãs do rosto.

O procedimento dura cerca de 30 minutos, é feito com anestesia local e pode ser realizado em clínicas médicas. Não é necessário internação.

8 Point Lift

O 8 Point Lift se trata de um lifting que tem por objetivo melhorar os contornos da face. O tratamento é feito com a aplicação de uma substância preenchedora, o ácido hialurônico.

Ele é aplicado em 8 pontos do rosto e seus resultados duram entre 12 e 18 meses.

A grande vantagem é que após a aplicação a paciente já pode voltar a trabalhar no mesmo dia. O tratamento não é muito dolorido, mas alguns pacientes podem apresentar algumas marchas arroxeadas nos locais de apresentação.

O 8 Point Lift é indicado para pacientes que já tenham algum grau de flacidez na pele, mas não querem se submeter a um lifting tradicional.

Lifting

O lifting, também chamado de ritidoplastia, é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de combater a flacidez do rosto e reposicionar os tecidos que “caem” com o passar do tempo, obtendo um efeito de rejuvenescimento.

A técnica cirúrgica consiste em deslocar a pele dos músculos faciais e dar alguns pontos nesses tecidos de forma a puxá-los para cima e corrigir a flacidez.

Depois, a pele é reposicionada, para acompanhar as mudanças da musculatura, e o excesso de pele é retirado. Também pode ser associada uma lipoaspiração na região da papada.

O lifting é feito com anestesia local com sedação ou anestesia geral. Ela dura de 4 a 5 horas, e o tempo de internamento é de 12 a 24 horas. As cicatrizes se localizam na parte da frente da orelha, contornando o lóbulo e podendo chegar até a nuca

Fios de sustentação

Os fios de sustentação são uma técnica de rejuvenescimento que tem como objetivo reposicionar os músculos, a pele e o tecido subcutâneo da face, que se modificam com o passar do tempo.

Esse método consegue amenizar sinais da passagem do tempo como a perda da elasticidade e de volume e a formação de rugas, sulcos e bolsas de gordura.

Os fios são feitos de ácido polilático, um material que estimula a produção de colágeno na face, contribuindo para a manutenção da elasticidade e da firmeza da pele.

Eles são absorvidos pelo organismo em cerca de 2 anos, sendo encapsulado pelas próprias fibras de colágeno.

Laser fracionado de CO2

O laser fracionado de CO2 pode ser utilizado para promover a uniformização da cor da pele e para diminuir as cicatrizes de acne e estrias. Ele pode ser usado no pescoço e nas mãos, além do rosto.

Ao ser aplicado sobre a pele, o laser a aquece e elimina as células atingidas. Esses pontos microscópicos que ficam na pele ativam o colágeno, substância que tem a propriedade de deixar a pele mais firme. A recuperação completa desse procedimento leva entre uma a duas semanas.

Sculptra

Sculptra é uma substância de origem não animal composta de ácido poli-L-láctico. Ela é injetada nas camadas profundas da pele e age estimulando os fibroblastos, que produzem o colágeno.

O objetivo do tratamento é prevenir a flacidez, aumentar o tônus da pele e suavizar rugas e marcas de expressão, sendo que o resultado aparece cerca de dois meses após a segunda aplicação.

Esse tratamento é indicado para pacientes que ainda não tiveram a sua produção de colágeno comprometida. A aplicação pode durar até dois anos.

Além dos preenchimentos citados acima, há também outras opções como o microagulhamento, o encurtamento dos lábios superior e a blefaroplastia.

Todos estes procedimentos estéticos têm como objetivo auxiliar a mulher a sentir-se melhor com o seu corpo e fazer com que as ações do tempo cheguem de maneira mais tardia.

***

Vale lembrar que somente o médico especializado na área poderá fazer uma avaliação presencial e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Sempre confie no conselho profissional.

  • 60
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).