11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Quanto Custa Uma Rinoplastia?

Um dos aspectos que você deve considerar antes de fazer uma rinoplastia é o preço, mas ele não deve ser o fator decisivo.

Apagar centenas de fotografias porque não gostou de como saiu em nenhuma delas, evitar determinado corte de cabelo porque ele ressalta traços indesejados e achar que as pessoas estão falando da sua aparência: quem sofre com alguma imperfeição no nariz, costuma se identificar com essas situações. Afinal, por estar bem no meio do rosto, é praticamente impossível disfarçar qualquer defeitinho nessa região.

Se esse é o seu caso, talvez você tenha curiosidade de saber quanto custa uma rinoplastia, a cirurgia plástica de nariz. O preço é um fator importantíssimo nessas horas, mas você também deve considerar outros aspectos ao pensar na solução cirúrgica.

Neste artigo, veja alguns fatores importantes que devem ser considerados antes de se submeter ao procedimento, além do valor. Confira!

Quais são as possibilidades da rinoplastia?

A cirurgia plástica tem como objetivo corrigir as imperfeições dessa região, proporcionando ao paciente um nariz remodelado, mais estético e com traços mais harmônicos às demais características do seu rosto.

Como o formato do nosso nariz é uma manifestação dos nossos genes, sabemos que ele é uma herança familiar que também representa nossas origens étnicas. Justamente por isso, a rinoplastia deve melhorar a aparência da pessoa, sem que ela perca a sua identidade.

Dessa forma, podemos entender que a função da rinoplastia não é simplesmente trocar o formato do nariz, colocando o de uma celebridade no lugar do seu, por exemplo. Isso nem seria possível, pois a aparência do órgão também depende de sua estrutura interna.

Em vez disso, a possibilidade oferecida pela cirurgia é a correção de características que incomodam o paciente. Alguns exemplos são o tamanho geral do nariz, o ossinho proeminente, a assimetria, a ponta caída e a largura das narinas, entre outros.

Isso quer dizer que você não precisa ter o nariz igual ao da Marina Ruy Barbosa, por exemplo, para que ele seja bonito, pois cada pessoa tem características únicas. Por isso, saber quanto custa uma rinoplastia não é o único fator que você deve considerar.

Vale lembrar que a rinoplastia também pode melhorar a funcionalidade do nariz, quando a respiração é prejudicada por alguma estrutura que será trabalhada na cirurgia, e que ela também pode ser reparadora no caso de doenças ou acidentes. Ou seja, é preciso saber qual tipo de rinoplastia é o mais indicado para a sua situação.

Como é feita uma rinoplastia?

Para entender quanto custa uma rinoplastia e quais são os gastos envolvidos nesse procedimento, é preciso saber como ela é feita.

Essa cirurgia costuma durar de 1 a 2 horas, com anestesia local e sedação intravenosa ou anestesia geral, dependendo do caso. Em ambas as situações, ela é realizada em ambiente hospitalar.

A técnica utilizada pelo cirurgião depende das imperfeições que serão corrigidas e da estrutura anatômica do nariz do paciente. Existem duas técnicas principais: a aberta e a fechada, e ambas são igualmente satisfatórias.

Na cirurgia aberta, o cirurgião faz uma incisão na columela, que é a cartilagem que divide as narinas — e é nessa região que ficará a cicatriz. Com esse método, o médico tem uma área de trabalho mais ampla e uma visibilidade maior, pois ele poderá levantar o tecido.

Já na cirurgia fechada, as incisões são todas internas, de forma que as cicatrizes também ficarão por dentro do nariz. A desvantagem é que o cirurgião não tem tanta visibilidade para trabalhar. A técnica mais indicada só pode ser escolhida com uma avaliação presencial.

Dependendo das queixas apresentadas pelo paciente, a cirurgia pode fazer uso do enxerto de cartilagem de outras partes do corpo para remodelar o dorso ou a ponta do nariz.

Para corrigir o ossinho proeminente (giba nasal) ou um defeito surgido a partir de uma fratura anterior, pode ser necessário fazer uma nova fratura ou uma raspagem nos ossos nasais.

Se o problema for a ponta do nariz, que apresenta uma queda ao sorrir, formando o indesejável “nariz de bruxa”, a técnica consiste em romper o músculo depressor do septo, que é o responsável por ligar o nariz ao lábio superior.

Depois da remodelação dos tecidos, o cirurgião fará as suturas e os curativos, que consistem em um tampão a ser usado por 24 horas e o molde de gesso, que será utilizado por uma semana. Em geral, o paciente recebe alta no mesmo dia.

O que fazer no pré e no pós-operatório da cirurgia?

A primeira etapa do pré-operatório da rinoplastia conta com a consulta com o médico responsável. Ele fará a avaliação adequada de toda a estrutura do nariz, inclusive para identificar quais são as principais insatisfações do paciente.

Além disso, ele solicitará um exame físico bem detalhado, que inclui fotos digitais padronizadas e simulações obtidas por meio de programas de computador. Em alguns casos, é preciso contar com endoscopia nasal, tomografias computadorizadas e exames cardiológicos para uma avaliação pré-anestésica.

No pós-operatório, é comum que o paciente tenha que lidar com edemas, inchaços e equimoses, os famosos roxos. Isso acontece em especial ao redor dos olhos, mas, como a tecnologia está bastante avançada, esses resultados costumam ser mais leves e menos duradouros.

A secreção nasal também pode ocorrer, o que pede uma higienização com soro fisiológico bastante minuciosa. É importante não assoar o nariz ou colocar as mãos na região deliberadamente. A depender da reação do paciente, algum medicamento poderá ser indicado para uso durante os 7 dias antes da cirurgia e até 21 dias depois de sua realização.

Por fim, é importante não tomar qualquer remédio que não seja o prescrito. Antigripais e remédios para dor, por exemplo, podem prejudicar a cicatrização e até mesmo causar sangramentos.

Cuidados com o curativo

É importante mencionar que o curativo da rinoplastia é muito delicado. Em geral, é utilizado um material denominado micropore e um molde de plástico especial termomoldável para que ele substitua o gesso.

No entanto, o paciente não deve, de maneira alguma, manipular esses produtos. Cerca de 7 dias após a cirurgia, o cirurgião responsável fará a retirada e a substituição de maneira adequada — normalmente, não há qualquer acréscimo de valor no preço da cirurgia devido a esse tipo de manutenção.

Higienização da face

Os fios usados para a sutura costumam ser removíveis, o que evita a necessidade de um procedimento mais específico para retirá-los. É importante, porém, usar a medicação certa para a cicatrização e priorizar a higienização da face apenas com loção micelar.

Caso você não julgue suficiente, embeba um algodão com água e pouquíssimo sabão, de modo que nada escorra pelo rosto. Depois, seque com muito cuidado, sempre evitando a região do nariz e sem fazer pressão. Assim, não há risco de o curativo se molhar ou de a face ser lesionada e interferir em sua recuperação.

Quanto custa uma rinoplastia?

A divulgação dos preços de cirurgias plásticas na internet é proibida por uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pelo regimento interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A explicação para esse fato é que o preço de uma plástica só pode ser determinado depois que o paciente passar por uma avaliação presencial. Afinal, como você viu acima, a rinoplastia será sempre diferente para cada pessoa, de forma que os valores podem variam.

Além disso, o preço de uma rinoplastia também será diferente conforme a clínica e o cirurgião escolhidos. Nem sempre experiência e habilidade significam que o valor será mais alto, mas você deve ficar atento a valores muito abaixo da média do mercado.

Uma clínica especializada em atender celebridades, por exemplo, certamente terá um preço mais elevado devido ao tipo de público. Porém, também não existe uma tabela fixa de preços nas clínicas que atendem “pessoas comuns”.

Existem alguns casos mais complexos em que essa cirurgia é realizada pela segunda ou terceira vez. Isso geralmente acontece quando a primeira cirurgia não é realizada da maneira adequada ou por um profissional qualificado. Dessa forma, esse tipo de manutenção pode deixar o procedimento um pouco mais caro, uma vez que nem sempre o enxerto do próprio nariz pode ser utilizado.

Daí a importância de, mais uma vez, reforçar a necessidade de procurar por médicos habilitados e clínicas de confiança. Afinal, isso evita inúmeros transtornos posteriores e assegura a satisfação imediata assim que os efeitos do pós-operatório passarem.

O que levar em consideração, além do preço de uma rinoplastia?

A experiência e a capacitação do cirurgião plástico sempre devem ser levadas em conta, além da empatia que você sentir durante as conversas com o profissional. Para isso, vale conversar com amigos e familiares que já tenham feito esse procedimento.

Afinal, como vimos anteriormente, um resultado satisfatório de uma cirurgia plástica de nariz só será obtido se o médico analisar corretamente as suas características e a sua estrutura anatômica, sendo esse um procedimento altamente individualizado.

Além de pensar apenas em quanto custa uma rinoplastia, é preciso considerar as técnicas, a clínica e a experiência do cirurgião. A Dra. Luciana Pepino é uma profissional amplamente capacitada em todos esses quesitos. Portanto, vale a pena considerar uma avaliação não apenas para conhecê-la, mas também para tirar as suas dúvidas relacionadas ao procedimento.

Ficou interessado? Então, não perca tempo: entre em contato e agende a sua consulta agora mesmo!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).