Maquiagem envelhece: Mitos e Verdades

Você já ouviu alguém dizendo que usar maquiagem envelhece? Saiba de uma vez por todas se isso é verdade

Você já deve ter lido em algum blog ou visto na televisão alguém dizendo que os produtos que utilizamos para fazer maquiagem envelhecem a pele, propiciando o surgimento de rugas e manchas e fazendo com que a textura da cútis fique mais enfraquecida.

Será que isso é verdade ou não passa de mito? A resposta para esta pergunta, assim como para outras questões intrigantes, é que… Depende! Vamos conhecer este assunto mais a fundo.

mulher-maquiada-luciana-pepino

Usar maquiagem todo dia envelhece?

Existem mulheres que não gostam de usar maquiagem. Outras são adeptas do rímel, batom e no máximo um pó facial, deixando os outros produtos para ocasiões especiais.

Ainda, tem aquelas que não saem de casa sem maquiagem e não se atrevem a ir até a padaria da esquina sem uma base, primer, corretivo, blush, máscara, rímel, sombra, lápis, batom, iluminador… A lista de produtos é infinita.

Pense rápido: qual desses três perfis de mulheres vai envelhecer antes? A única resposta possível é que não temos como saber sem conhecer os hábitos de cada uma em relação ao consumo de tabaco e álcool, à alimentação e à exposição desprotegida ao sol, pois esses são os principais fatores que vão determinar a idade do surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento.

Ou seja, como você pôde perceber, o uso de maquiagem não foi citado entre os fatores que envelhecem a pele, pois, de fato, ela não causa esse efeito!

Aliás, se os produtos da mulher que não sai de casa sem maquiagem oferecerem proteção contra o sol, é bem possível que ela apresente menos sinais do envelhecimento do que as outras!

É isso mesmo: além de não envelhecer a pele, a maquiagem ainda pode ajudar a conservá-la mais jovem se oferecer proteção contra raios ultravioleta.

Isso acontece porque a radiação do sol causa danos em nosso DNA e prejudica a produção de colágeno e elastina, resultando no surgimento de manchas, rugas e flacidez, tão característicos do envelhecimento.

Então a maquiagem não causa nenhum problema?

Não é bem assim. A maquiagem pode até ser um fator de proteção contra o envelhecimento, mas ela pode não ser completamente inofensiva dependendo das condições de uso.

Se você usa maquiagem todos os dias, é importante dedicar uns minutinhos a mais antes de aplicar seus produtos para limpar e hidratar a pele, além de aplicar um filtro solar.

Afinal, mesmo que a maquiagem ofereça proteção contra raios ultravioletas, nem sempre ela terá FPS maior do que 30, o mínimo recomendado para o rosto.

Além disso, é essencial retirar toda a maquiagem antes de dormir. Quando dormimos com resquícios de maquiagem, a pele não consegue respirar direito e os poros ficam entupidos, o que prejudica a eliminação de impurezas e pode favorecer a formação de acne e o surgimento de alergias.

maquaigem-envevelhecendo-as-pessoas

Um detalhe importante: em médio prazo, dormir de maquiagem pode alterar a textura da pele, favorecendo o surgimento de rugas.

Mas vamos combinar: nesse caso, não foi exatamente a maquiagem que causou o envelhecimento, mas sim a falta de cuidados ao retirar os produtos, correto?

Falando nisso, vale a pena rever qual técnica você usa para retirar a maquiagem. O mais indicado é utilizar um demaquilante adequado ao seu tipo de pele, evitando esfregar o rosto com força com o auxílio de chumaços de algodão, pedaços de gaze ou lenços umedecidos.

O ato de esfregar a pele pode acabar gerando machucados numa região bastante sensível.

Prazo de validade e condições de armazenamento

Você usa filtro solar e tira completamente a maquiagem antes de dormir, portanto você está livre dos males causados pelos produtos cosméticos, certo? Errado.

Você pode até estar protegida contra o envelhecimento precoce, mas ainda existem alguns perigos relacionados ao mau uso da maquiagem.

Sabe aquele conjunto de sombras que fica no fundo da gaveta e você raramente se lembra que ele existe? Então, que tal conferir a data de validade do produto?

Às vezes, nossas maquiagens são tão antigas que até a data de validade já sumiu da embalagem! Um produto vencido pode causar irritações e alergias, que podem resultar em manchas na pele.

Ainda, se você perceber alguma alteração à cor, ao cheiro ou à textura do produto, mesmo que ele esteja dentro do prazo de validade, não hesite em descartá-lo, pois ele pode estar contaminado.

Isso também vale para cremes que mudam de cor, pois este é um sinal de que sofreram oxidação.

Aliás, onde você costuma guardar sua maquiagem? Muitas mulheres têm o hábito de guardar os produtos no banheiro, que por ser muito úmido pode acabar favorecendo a proliferação de fungos prejudiciais à saúde. O melhor a se fazer é guardar o estojo de maquiagem dentro de um armário com uma passagem de ar, mas que seja completamente seco.

Veredito final

Se a maquiagem estiver dentro do prazo de validade e for armazenada corretamente, além de a pessoa fazer uso contínuo do filtro solar e sempre retirar completamente todos os resquícios de cosméticos antes de dormir, podemos afirmar que a maquiagem não vai envelhecer a pele.

Porém, se o uso for inadequado, a maquiagem pode causar irritações, prejudicando a aparência e a saúde da pele. Vale lembrar que as alergias podem surgir em qualquer momento da vida, mesmo se o uso estiver correto, e nesses casos não adianta persistir em aplicar o mesmo produto sem consultar um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).